Aveloz: criação da marca e da identidade visual de uma agência de comunicação do agreste de Pernambuco.
Este trabalho apresenta o projeto de criação da marca e da identidade visual elaborado para a Agência Experimental de Comunicação Aveloz, laboratório vinculado ao curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). O conceito de marca foi desenvolvido a partir dos textos de Tomiya (...
Main Author: | CAVALCANTE, Bruno de Oliveira |
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Other Authors: | OLIVEIRA, Sheila Borges de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31626 |
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ir-123456789-31626 |
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ir-123456789-316262019-10-26T05:54:23Z Aveloz: criação da marca e da identidade visual de uma agência de comunicação do agreste de Pernambuco. CAVALCANTE, Bruno de Oliveira OLIVEIRA, Sheila Borges de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8038717T7 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759184U0 Comunicação visual Agências de propaganda Marca registrada ::Lingüística, Letras e Artes::Artes Este trabalho apresenta o projeto de criação da marca e da identidade visual elaborado para a Agência Experimental de Comunicação Aveloz, laboratório vinculado ao curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). O conceito de marca foi desenvolvido a partir dos textos de Tomiya (2011), Bedendo (2015), Cameira (2016), Kotler (1991) e Aaker (1998), essenciais para a realização desta pesquisa projetual. Já a produção da identidade visual tomou como aporte teórico Strunck (2007), autor que relaciona a construção dessa imagem a um conjunto de elementos gráficos que representam, identificam e comunicam visualmente uma marca, uma empresa, uma instituição, um produto, um evento, um serviço ou uma ideia. A fundamentação teórica foi adquirida ainda por meio de autores do campo do Design Gráfico, como Joly (2007), Wollner (2003), Wheeler (2012) e Peón (2009), que expuseram definições, contexto histórico, objetivos, valores, fundamentos e elementos básicos que compõem uma identidade visual. Já para compreender o funcionamento de uma agência de comunicação, buscamos o auxílio de Borges e Bezerra (2016), Lage (2005), Barrero e Ruiz (2012) e Ortega e Pérez (2012). Em relação ao processo metodológico para o desenvolvimento do trabalho, utilizamos a metodologia projetual de Peón (2009). Este projeto resultou no processo de criação da marca e da identidade visual da Aveloz, configurado por meio de um manual de identidade visual. This work presents the brand creation and visual identity project developed for the Aveloz Experimental Communication Agency, a laboratory linked to the Social Communication course of the Agreste Academic Center (CAA). The concept of branding was developed from the texts of Tomiya (2011), Bedendo (2015), Cameira (2016), Kotler (1991) and Aaker (1998), essential for this project research. On the other hand, the production of the visual identity took as its theoretical contribution Strunck (2007), author that relates the construction of this image to a set of graphic elements that represent, identify and visually communicate a brand, a company, an institution, a product, an event, a service or an idea. The theoretical basis was also obtained through authors of the field of graphic design, such as Joly (2007), Wollner (2003), Wheeler (2012) and Peón (2009), who presented definitions, historical context, objectives, values, fundamentals and basic elements that constitute a visual identity. Furthermore, in order to understand the functioning of a communication agency, we seek the help of Borges and Bezerra (2016), Lage (2005), Barrero and Ruiz (2012) and Ortega e Pérez (2012). Concerning the methodological process for the development of the work, we use the project methodology of Peón (2009). This project resulted in the process of creating the brand and the visual identity of Aveloz, configured by means of a Visual Identity Manual. 2019-08-02T18:41:03Z 2019-08-02T18:41:03Z 2017-12-13 2019-08-02 bachelorThesis CAVALCANTE, Bruno de Oliveira. Aveloz: criação da marca e da identidade visual de uma agência de comunicação do agreste de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31626 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 89p. application/pdf |
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Comunicação visual Agências de propaganda Marca registrada ::Lingüística, Letras e Artes::Artes |
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Este trabalho apresenta o projeto de criação da marca e da identidade visual elaborado para a
Agência Experimental de Comunicação Aveloz, laboratório vinculado ao curso de Comunicação
Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). O conceito de marca foi desenvolvido a partir
dos textos de Tomiya (2011), Bedendo (2015), Cameira (2016), Kotler (1991) e Aaker (1998),
essenciais para a realização desta pesquisa projetual. Já a produção da identidade visual tomou
como aporte teórico Strunck (2007), autor que relaciona a construção dessa imagem a um
conjunto de elementos gráficos que representam, identificam e comunicam visualmente uma
marca, uma empresa, uma instituição, um produto, um evento, um serviço ou uma ideia. A
fundamentação teórica foi adquirida ainda por meio de autores do campo do Design Gráfico,
como Joly (2007), Wollner (2003), Wheeler (2012) e Peón (2009), que expuseram definições,
contexto histórico, objetivos, valores, fundamentos e elementos básicos que compõem uma
identidade visual. Já para compreender o funcionamento de uma agência de comunicação,
buscamos o auxílio de Borges e Bezerra (2016), Lage (2005), Barrero e Ruiz (2012) e Ortega e
Pérez (2012). Em relação ao processo metodológico para o desenvolvimento do trabalho,
utilizamos a metodologia projetual de Peón (2009). Este projeto resultou no processo de
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