Cognição e criatividade: um estudo sobre o processo criativo em uma instituição de inovação
Em resposta à crescente complexidade, instabilidade e competitividade que caracterizam a sociedade atual, o lugar da criatividade tem se mostrado cada vez mais amplo e interdisciplinar, seja para dar conta das necessidades acadêmicas, laborais, institucionais ou da coletividade. Sob a ótica da persp...
Main Author: | MELO, Soraya Liberalquino |
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Other Authors: | PINHEIRO, Marina Assis |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31695 |
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Summary: |
Em resposta à crescente complexidade, instabilidade e competitividade que caracterizam a sociedade atual, o lugar da criatividade tem se mostrado cada vez mais amplo e interdisciplinar, seja para dar conta das necessidades acadêmicas, laborais, institucionais ou da coletividade. Sob a ótica da perspectiva sócio-histórica e dialógica, percorremos o caminho teórico deixado por Vygotsky e Bakhtin, que, por vias diferentes, buscaram compreender a constituição do sujeito na relação com o outro através da linguagem, desenvolvendo importantes bases conceituais do ato criativo que perspectivamos no estudo em tela. Coadunando com essas abordagens, apoiamo-nos no olhar contemporâneo do pesquisador Vlad Glăveanu que, com a Psicologia Cultural da Criatividade, busca a construção de um modelo dinâmico e sistêmico para os estudos dos fenômenos criativos. Tivemos por objetivo compreender o dinamismo do processo criativo no desenvolvimento de artefatos em uma instituição de inovação. Adotamos a abordagem idiográfica qualitativa observacional estruturada em três fases: a observação participante, o registro em vídeo de uma reunião de ideação e uma entrevista com um sujeito participante do momento coletivo, que ocorre concomitantemente à exibição de recortes da atividade coletiva. Os resultados e as discussões se basearam na ambiência da instituição, nas perspectivações dos atores durante as negociações de significados no momento coletivo, e na expansão do processo criativo explorando a dimensão agentiva de um participante. Obtivemos um processo no qual uma demanda difusa, de semblante caótico, é transformada em um problema, que por sua vez passa a ser resultado de um processo dinâmico e construído coletivamente nas negociações das significações referentes às demandas, imersas em uma dimensão linguageira própria do jogo de tensões atuante nas perspectivações dos atores, em que o problema assume certa implicação temporalmente cogenética em relação à solução. Nossa principal contribuição é a proposta de um método para os estudos sobre a dimensão psicológica do processo criativo em uma abordagem sócio-histórico-cultural. |
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