Avaliação da política pública do Programa Ciência sem Fronteiras na formação dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010-2015)

A globalização nas últimas décadas proporcionou vários desafios nas áreas de educação, política, economia, em aspectos socioculturais, dentre outros. Diante disto, o Brasil cada vez mais está conquistando os mercados internacionais e vencendo os obstáculos da internacionalização, gerando parcerias g...

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Main Author: LUSTOSA, Geyza Leyde Camello
Other Authors: MODENESI, Thiago Vasconcellos
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32005
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Summary: A globalização nas últimas décadas proporcionou vários desafios nas áreas de educação, política, economia, em aspectos socioculturais, dentre outros. Diante disto, o Brasil cada vez mais está conquistando os mercados internacionais e vencendo os obstáculos da internacionalização, gerando parcerias governamentais e privadas, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e avanço na ciência. O investimento em educação e tecnologia é imprescindível nesse processo para formação dos principais transformadores e pensadores da sociedade e para que essas pessoas possam vivenciar uma experiência internacional, interagir com outras culturas e apreender novas tecnologias, o país propicia oportunidades de mobilidade acadêmica. Neste ponto, o objeto do nosso estudo foi a Política Pública do Programa Ciência sem Fronteira, no período de vigência de 2010 a 2015, que teve como objetivo gerar oportunidades de mobilidade internacional para fomentar as pesquisas e melhorar a educação com a troca de experiência cultural, pessoal e científica. Desta forma, nosso objetivo geral foi analisar a relevância do programa de mobilidade internacional Ciência sem Fronteiras na formação dos estudantes de graduação da UFRPE, considerando os contextos socioculturais e educacionais envolvidos. Diante do exposto, realizamos uma pesquisa descritiva e exploratória com o intuito de analisar os reflexos da aprendizagem na formação dos estudantes da UFRPE. O trabalho foi embasado em conceitos educacionais e socioculturais com o aporte dos teóricos: Romanelli (2007), Saviani (2011), Libâneo (2005), Giddens (2012) e Hall (2015), estes constituem nosso lugar de reflexão. A partir dos dados coletados podemos analisar que os estudantes após a mobilidade acadêmica tiveram experiências educacionais que alavancaram sua educação continuada, vivenciaram a prática profissional na sua área, além de destacar a fluência no idioma, aumentando sua expertise para o mercado de trabalho. Outros benefícios foram identificados como amadurecimento pessoal e desenvolvimento em relacionamentos socioculturais, pois com esta experiência se incentivou os estudantes a irem em busca dos seus objetivos e vencer os desafios. Por outro lado, a Universidade teve seu papel importante de acompanhamento e orientação, porém necessitando cada vez mais melhorar seu apoio após a mobilidade.