Dificuldades na abordagem do tema sexualidade para docentes em sala de aula
O tema sexualidade é vivenciado diariamente, desde o nascimento, sendo acentuado na adolescência, onde se começa o descobrimento do corpo e seus desejos, construindo conceitos e características que se estendem ao longo da vida. A sexualidade é um tema transversal muito amplo, estando diretamente...
Main Author: | SILVA, Rafaela de Lima |
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Other Authors: | SANTOS, José Leandro de Andrade |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32051 |
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ir-123456789-320512019-08-30T05:06:55Z Dificuldades na abordagem do tema sexualidade para docentes em sala de aula SILVA, Rafaela de Lima SANTOS, José Leandro de Andrade SILVA, Luiz Augustinho Menezes da http://lattes.cnpq.br/1404175373621899 http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 Sexualidade Disciplinas das Ciências Biológicas Professores Escolares Adolescentes ::Ciências Biológicas O tema sexualidade é vivenciado diariamente, desde o nascimento, sendo acentuado na adolescência, onde se começa o descobrimento do corpo e seus desejos, construindo conceitos e características que se estendem ao longo da vida. A sexualidade é um tema transversal muito amplo, estando diretamente relacionado aos ambientes aos quais os indivíduos estão submetidos, entre eles, a escola. A abordagem desse conteúdo deve ser contínua, sendo iniciada em casa com os pais, estendendo-se à escola e seu corpo docente. Apesar do tema estar incluso nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a temática não é aplicada na programação letiva escolar por inúmeras razões. O presente trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades na abordagem do tema sexualidade pelos docentes em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas (uma municipal e a outra estadual) localizada no município de vitória de Santo Antão-PE. A pesquisa foi realizada em um único encontro, onde houve a apresentação do trabalho, e a aplicação dos questionários. Dezessete docentes participaram e responderam todas as questões (06 da escola estadual e 11 da municipal). As dificuldades na abordagem do tema sexualidade foram semelhantes em ambas as escolas. Observou-se que alguns dos docentes não tem autonomia de abordar o tema por falta de capacitação, além de afirmarem uma inquietude dos alunos ou falta de tempo. Porém existe um interesse por parte dos docentes em um maior aprofundamento nas questões que tangem à sexualidade. A falta de capacitação na discussão de temas como este se apresenta como aspecto fundamental na construção do conhecimento dos alunos ao longo de sua carreira escolar. A vivência de temas transversais em sala de aula, mesmo obrigatórios legislativamente, ainda é um dos principais pontos a serem trabalhados nos docentes de modo geral. The topic sexuality is experienced daily, from birth, being accentuated in adolescence, where begins the discovery of the body and its desires, building concepts and characteristics that extend throughout life. Sexuality is a very broad cross-cutting theme, being directly related to the environments to which individuals are subjected, among them, the school. The approach to this content should be continuous, being initiated at home with the parents, extending to the school and its faculty. Although the theme is included in the National Curriculum Parameters (NCPs), the theme is not applied in the school program for many reasons. The present work aims to identify the main difficulties in approaching the theme sexuality by the teachers in the classroom. The research was developed in two schools of Vitória de Santo Antão - PE, being one municipal and another state. Was carried out in a single meeting, where the work was presented, and the questionnaires were applied. The research was carried out in a single meeting, where the work was presented, and the questionnaires were applied. Seventeen teachers participated and answered all questions (06 of the state school and 11 of the municipal). The difficulties in approaching the sexuality theme were similar in both schools. It was observed that some of the teachers do not have the autonomy to approach the subject due to lack of training, besides affirming a restlessness of the students or lack of time. However, there is an interest on the part of the teachers in a deeper understanding on the issues that touch on sexuality. The lack of training in the discussion of topics such as this one presents itself as a fundamental aspect in the construction of students' knowledge throughout their school career. The experience of transverse themes in the classroom, even legally obligatory, is still one of the main points to be worked on by teachers in general. 2019-08-29T19:02:29Z 2019-08-29T19:02:29Z 2019-06-18 2019-08-29 bachelorThesis SILVA, R. L. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32051 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 43 p. |
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REPOSITORIO UFPE |
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Sexualidade Disciplinas das Ciências Biológicas Professores Escolares Adolescentes ::Ciências Biológicas |
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O tema sexualidade é vivenciado diariamente, desde o nascimento, sendo
acentuado na adolescência, onde se começa o descobrimento do corpo e seus
desejos, construindo conceitos e características que se estendem ao longo da vida.
A sexualidade é um tema transversal muito amplo, estando diretamente relacionado
aos ambientes aos quais os indivíduos estão submetidos, entre eles, a escola. A
abordagem desse conteúdo deve ser contínua, sendo iniciada em casa com os pais,
estendendo-se à escola e seu corpo docente. Apesar do tema estar incluso nos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a temática não é aplicada na
programação letiva escolar por inúmeras razões. O presente trabalho tem como
objetivo identificar as principais dificuldades na abordagem do tema sexualidade
pelos docentes em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas
públicas (uma municipal e a outra estadual) localizada no município de vitória de
Santo Antão-PE. A pesquisa foi realizada em um único encontro, onde houve a
apresentação do trabalho, e a aplicação dos questionários. Dezessete docentes
participaram e responderam todas as questões (06 da escola estadual e 11 da
municipal). As dificuldades na abordagem do tema sexualidade foram semelhantes
em ambas as escolas. Observou-se que alguns dos docentes não tem autonomia de
abordar o tema por falta de capacitação, além de afirmarem uma inquietude dos
alunos ou falta de tempo. Porém existe um interesse por parte dos docentes em um
maior aprofundamento nas questões que tangem à sexualidade. A falta de
capacitação na discussão de temas como este se apresenta como aspecto
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