O jardim didático como recurso pedagógico no ensino médio

O jardim didático é uma ferramenta educacional importante, que tem o objetivo de fazer com que os alunos observem características morfológicas de forma mais dinâmica e prazerosa podendo ser usado para explorar diversos conteúdos curriculares de ciências, principalmente botânica. No entanto, para...

Full description

Main Author: RODRIGUES, Letiane de Oliveira
Other Authors: NADIA, Tarcila Correia de Lima
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32056
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-32056
recordtype dspace
spelling ir-123456789-320562019-08-30T05:07:02Z O jardim didático como recurso pedagógico no ensino médio RODRIGUES, Letiane de Oliveira NADIA, Tarcila Correia de Lima CUNHA, Simone Rabelo da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704912U0 http://lattes.cnpq.br/1295351107962092 Botânica Atividades de Ensino-Aprendizagem Material Didático ::Ciências Biológicas O jardim didático é uma ferramenta educacional importante, que tem o objetivo de fazer com que os alunos observem características morfológicas de forma mais dinâmica e prazerosa podendo ser usado para explorar diversos conteúdos curriculares de ciências, principalmente botânica. No entanto, para que ele seja bem utilizado, é preciso fazer uma seleção criteriosa das plantas, de forma a atender os objetivos das aulas, levando em consideração a adequação das plantas ao ambiente e a estrutura da escola. O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de jardim didático, sugerindo diferentes espécies de plantas que sejam apropriadas para serem implantadas nas escolas, e que possam auxiliar no ensino e aprendizagem de botânica. Os métodos usados foram os seguintes: Análise morfológica das plantas presentes no jardim didático do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão e de plantas selecionadas em pesquisa bibliográfica. A partir desta análise, foram selecionadas plantas que atendessem aos seguintes critérios: conter diversidade morfológica, serem preferencialmente nativas e adequadas à região, e atenderem aos conteúdos de botânica trabalhados no ensino médio. Assim, foi elaborada uma lista de plantas de 14 espécies principais, e 41 espécies alternativas, que podem ser implantadas em jardins didáticos e auxiliarem no ensino de botânica, atendendo às diversas necessidades previstas para o ensino médio. The didactic garden is an important tool in goal to make students observe morphological characteristics in a more dynamic and pleasurable way, and can be used to explore various curricular contents of science Mainly botany, but for it to be well used it is necessary that the implantation of the plants in the same is correct, because it should be made the choice of species suitable to the environment, so that they can have a good development, besides that it is not Detrimental to the structure of the schools. The present work aims to propose a model of a learning garden, with appropriate plant species to help in the teaching and learning of botany. The methods used were: Listing and analysing the plants present in the didactic Garden of the academic center of Victory de Holy Antão and plants through bibliographic research. The listed plants should meet the following criteria: to contain morphological diversity, to be preferably native and appropriate to the region, and to comply with the botanical contents worked in high school. Thus, a list of 14 basic plant species and 41 alternative species that can be implanted in didactic gardens and help in the teaching of botany is presented as a final result of this work. 2019-08-29T20:21:54Z 2019-08-29T20:21:54Z 2019-06-19 2019-08-29 bachelorThesis RODRIGUES, L. O. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32056 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 30 p.
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Botânica
Atividades de Ensino-Aprendizagem
Material Didático
::Ciências Biológicas
spellingShingle Botânica
Atividades de Ensino-Aprendizagem
Material Didático
::Ciências Biológicas
RODRIGUES, Letiane de Oliveira
O jardim didático como recurso pedagógico no ensino médio
description O jardim didático é uma ferramenta educacional importante, que tem o objetivo de fazer com que os alunos observem características morfológicas de forma mais dinâmica e prazerosa podendo ser usado para explorar diversos conteúdos curriculares de ciências, principalmente botânica. No entanto, para que ele seja bem utilizado, é preciso fazer uma seleção criteriosa das plantas, de forma a atender os objetivos das aulas, levando em consideração a adequação das plantas ao ambiente e a estrutura da escola. O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de jardim didático, sugerindo diferentes espécies de plantas que sejam apropriadas para serem implantadas nas escolas, e que possam auxiliar no ensino e aprendizagem de botânica. Os métodos usados foram os seguintes: Análise morfológica das plantas presentes no jardim didático do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão e de plantas selecionadas em pesquisa bibliográfica. A partir desta análise, foram selecionadas plantas que atendessem aos seguintes critérios: conter diversidade morfológica, serem preferencialmente nativas e adequadas à região, e atenderem aos conteúdos de botânica trabalhados no ensino médio. Assim, foi elaborada uma lista de plantas de 14 espécies principais, e 41 espécies alternativas, que podem ser implantadas em jardins didáticos e auxiliarem no ensino de botânica, atendendo às diversas necessidades previstas para o ensino médio.
author2 NADIA, Tarcila Correia de Lima
format bachelorThesis
author RODRIGUES, Letiane de Oliveira
author_sort RODRIGUES, Letiane de Oliveira
title O jardim didático como recurso pedagógico no ensino médio
title_short O jardim didático como recurso pedagógico no ensino médio
title_full O jardim didático como recurso pedagógico no ensino médio
title_fullStr O jardim didático como recurso pedagógico no ensino médio
title_full_unstemmed O jardim didático como recurso pedagógico no ensino médio
title_sort o jardim didático como recurso pedagógico no ensino médio
publishDate 2019
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32056
_version_ 1643848004122181632
score 13.657419