Ambientes de ensino e crianças com tdah: contribuições ergonômicas em um estudo de caso.
Com o avanço da medicina, foram encontradas novas formas de reduzir a mortalidade infantil e assim aumentar a qualidade de vida das crianças. Um antigo problema preocupa pais e educadores: o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH. Este é o transtorno neurobiológico mais comum n...
Main Author: | PEREIRA, Renata Karolynne Galvão |
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Other Authors: | BARROS, Bruno Xavier da Silva |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32090 |
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Summary: |
Com o avanço da medicina, foram encontradas novas formas de reduzir a mortalidade
infantil e assim aumentar a qualidade de vida das crianças. Um antigo problema
preocupa pais e educadores: o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, o
TDAH. Este é o transtorno neurobiológico mais comum na infância, caracterizado
pelos sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Esse transtorno se torna
responsável por certas dificuldades de seus portadores, prejudicando sua
aprendizagem na escola. Pequenos detalhes no projeto de interiores dos ambientes
de ensino, onde os alunos com TDAH são submetidos diariamente, podem contribuir
de forma mais ampla para contornar esses sintomas. Esta pesquisa teve como
objetivo estabelecer recomendações projetuais assistivas para o ambiente escolar de
sala de aula, direcionado às crianças que sofrem com o TDAH, em um estudo de caso
realizado na Escola Paulo Cordeiro de Farias Júnior, localizada no município de São
Bento do Una. A metodologia utilizada teve como base o método de abordagem
indutivo, buscando alcançar diretrizes gerais sobre esse tema e ainda servir de base
para outras investigações; o método de procedimento estruturalista, com pesquisas e
observações abordadas de maneira específica e junto ao resultado da análise entre
elas, transformando-se em uma totalidade; e também é composto pela metodologia
de Projetos de Construção Centrada no Usuário, das autoras Attaianese e Duca
(2012), que é definido por etapas que tem por objetivo adaptar a interação do usuário
com o ambiente observado. Dessa forma, foram-se obtidas recomendações para
adaptação da sala de aula do estudo de caso, focadas no conforto e bem estar dos
usuários com TDAH, para que facilitasse o momento da aprendizagem. |
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