Ambientes de ensino e crianças com tdah: contribuições ergonômicas em um estudo de caso.

Com o avanço da medicina, foram encontradas novas formas de reduzir a mortalidade infantil e assim aumentar a qualidade de vida das crianças. Um antigo problema preocupa pais e educadores: o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH. Este é o transtorno neurobiológico mais comum n...

Full description

Main Author: PEREIRA, Renata Karolynne Galvão
Other Authors: BARROS, Bruno Xavier da Silva
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32090
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Summary: Com o avanço da medicina, foram encontradas novas formas de reduzir a mortalidade infantil e assim aumentar a qualidade de vida das crianças. Um antigo problema preocupa pais e educadores: o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH. Este é o transtorno neurobiológico mais comum na infância, caracterizado pelos sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Esse transtorno se torna responsável por certas dificuldades de seus portadores, prejudicando sua aprendizagem na escola. Pequenos detalhes no projeto de interiores dos ambientes de ensino, onde os alunos com TDAH são submetidos diariamente, podem contribuir de forma mais ampla para contornar esses sintomas. Esta pesquisa teve como objetivo estabelecer recomendações projetuais assistivas para o ambiente escolar de sala de aula, direcionado às crianças que sofrem com o TDAH, em um estudo de caso realizado na Escola Paulo Cordeiro de Farias Júnior, localizada no município de São Bento do Una. A metodologia utilizada teve como base o método de abordagem indutivo, buscando alcançar diretrizes gerais sobre esse tema e ainda servir de base para outras investigações; o método de procedimento estruturalista, com pesquisas e observações abordadas de maneira específica e junto ao resultado da análise entre elas, transformando-se em uma totalidade; e também é composto pela metodologia de Projetos de Construção Centrada no Usuário, das autoras Attaianese e Duca (2012), que é definido por etapas que tem por objetivo adaptar a interação do usuário com o ambiente observado. Dessa forma, foram-se obtidas recomendações para adaptação da sala de aula do estudo de caso, focadas no conforto e bem estar dos usuários com TDAH, para que facilitasse o momento da aprendizagem.