Vulnerabilidade da macrodrenagem do riacho Cavouco em Recife em resposta às mudanças climáticas e à abertura das comportas da barragem de Carpina
Recife possui diversos riachos espalhados pela sua planície, dentre eles encontra-se o riacho Cavouco, tributário do rio Capibaribe. O Cavouco atravessa duas importantes vias da Região Metropolitana do Recife, a rodovia BR-101 e a Av. Caxangá. Dada a proximidade com o mar, em geral, os riachos de Re...
Main Author: | FONSECA NETO, Gastão Cerquinha da |
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Other Authors: | CABRAL, Jaime Joaquim da Silva Pereira |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32125 |
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ir-123456789-321252019-09-03T05:05:08Z Vulnerabilidade da macrodrenagem do riacho Cavouco em Recife em resposta às mudanças climáticas e à abertura das comportas da barragem de Carpina FONSECA NETO, Gastão Cerquinha da CABRAL, Jaime Joaquim da Silva Pereira http://lattes.cnpq.br/3388408636187779 http://lattes.cnpq.br/2072476094919725 Engenharia Civil Aumento do nível dos mares Drenagem urbana Hec-ras Inundações urbanas Recife possui diversos riachos espalhados pela sua planície, dentre eles encontra-se o riacho Cavouco, tributário do rio Capibaribe. O Cavouco atravessa duas importantes vias da Região Metropolitana do Recife, a rodovia BR-101 e a Av. Caxangá. Dada a proximidade com o mar, em geral, os riachos de Recife estão sujeitos à variabilidade diária do nível das marés. Estudos em todo o mundo têm observado que estão em curso mudanças no ciclo hidrológico natural. Dentre estas mudanças, espera-se um aumento na frequência de chuvas intensas em contraponto à redução das precipitações médias anuais e um aumento no nível médio dos mares. Regiões costeiras urbanas têm enfrentado inúmeras consequências catastróficas por causa de inundações. Em Recife, as características naturais, que incluem extensa rede de riachos e baixas cotas altimétricas, e a presença de ocupações às margens dos riachos agravam a situação da drenagem urbana. A fim de avaliar a vulnerabilidade da macrodrenagem em Recife foram utilizados os modelos hidrológico HEC-HMS e hidráulico HEC-RAS. Foram estudadas as características de cobertura do solo, a morfologia da bacia hidrográfica e as precipitações intensas. Com condições de contorno do modelo hidráulico adotamos a liberação de vazão pela barragem de Carpina e a variação do pico de maré para um cenário de mudanças climáticas simulados em escoamento unidimensional e regime permanente. A metodologia mostrou-se bastante satisfatória, permitindo estimar com precisão que áreas estão em maior ou menor situação de risco. Os resultados mostraram grandes variações no trecho próximo ao encontro com o Capibaribe, enquanto que as demais áreas não tiveram impactos significativos. Os efeitos devido a liberação da barragem de Carpina repercutiram em maiores danos, tendo o aumento do nível médio dos mares comprometido uma extensão menor do riacho. Concluiu-se que o aumento do nível médio dos mares influenciará nos níveis normais da macrodrenagem do riacho Cavouco, entretanto em regiões de cotas mais baixas. É fator chave, portanto, que os gestores proponham planos de médio e longo prazo a fim de proteger áreas com essas características dos efeitos das mudanças climáticas. FACEPE Recife has several streams scattered throughout its plain, among them is the Cavouco stream, tributary of the Capibaribe river. The Cavouco crosses two important thoroughfares of the Metropolitan Region of Recife, the highway BR-101 and Caxangá Avenue. Given the proximity to the sea, in general, the streams of Recife are subject to the daily variability of the level of the tides. Studies around the world have noted that changes are underway in the natural hydrological cycle. Among these changes, it is expected an increase in the frequency of intense rainfall as a counterpoint to the reduction of average annual rainfall and an increase in the average level of the seas. Urban coastal regions have faced countless catastrophic consequences because of floods. In Recife, the natural features, which include an extensive network of streams and low altimetric heights, and the presence of occupancies at the banks of the streams aggravate the situation of urban drainage. In order to evaluate the vulnerability of macrodrainage in Recife, the HEC-HMS and HEC-RAS hydrological models were used. The soil cover characteristics, the basin morphology and the intense rainfall were studied. With boundary conditions of the hydraulic model we adopted the discharge of the Carpina dam and the variation of the tide peak for a scenario of simulated climatic changes in one-dimensional flow and permanent regime. The methodology proved to be quite satisfactory, allowing to accurately estimate which areas are at greater or lesser risk. The results showed great variations in the period close to the meeting with Capibaribe, while the other areas did not have significant impacts. The effects due to the liberation of the Carpina dam resulted in greater damages, with the increase of the average level of the seas compromising a smaller extension of the creek. It was concluded that the increase in the average level of the seas will influence the normal levels of the macro-drainage of the Cavouco stream, however in regions with lower levels. It is therefore key that managers propose medium and long-term plans to protect areas with these characteristics from the effects of climate change. 2019-09-02T20:46:53Z 2019-09-02T20:46:53Z 2018-09-03 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32125 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil |
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REPOSITORIO UFPE |
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Engenharia Civil Aumento do nível dos mares Drenagem urbana Hec-ras Inundações urbanas |
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Recife possui diversos riachos espalhados pela sua planície, dentre eles encontra-se o riacho Cavouco, tributário do rio Capibaribe. O Cavouco atravessa duas importantes vias da Região Metropolitana do Recife, a rodovia BR-101 e a Av. Caxangá. Dada a proximidade com o mar, em geral, os riachos de Recife estão sujeitos à variabilidade diária do nível das marés. Estudos em todo o mundo têm observado que estão em curso mudanças no ciclo hidrológico natural. Dentre estas mudanças, espera-se um aumento na frequência de chuvas intensas em contraponto à redução das precipitações médias anuais e um aumento no nível médio dos mares. Regiões costeiras urbanas têm enfrentado inúmeras consequências catastróficas por causa de inundações. Em Recife, as características naturais, que incluem extensa rede de riachos e baixas cotas altimétricas, e a presença de ocupações às margens dos riachos agravam a situação da drenagem urbana. A fim de avaliar a vulnerabilidade da macrodrenagem em Recife foram utilizados os modelos hidrológico HEC-HMS e hidráulico HEC-RAS. Foram estudadas as características de cobertura do solo, a morfologia da bacia hidrográfica e as precipitações intensas. Com condições de contorno do modelo hidráulico adotamos a liberação de vazão pela barragem de Carpina e a variação do pico de maré para um cenário de mudanças climáticas simulados em escoamento unidimensional e regime permanente. A metodologia mostrou-se bastante satisfatória, permitindo estimar com precisão que áreas estão em maior ou menor situação de risco. Os resultados mostraram grandes variações no trecho próximo ao encontro com o Capibaribe, enquanto que as demais áreas não tiveram impactos significativos. Os efeitos devido a liberação da barragem de Carpina repercutiram em maiores danos, tendo o aumento do nível médio dos mares comprometido uma extensão menor do riacho. Concluiu-se que o aumento do nível médio dos mares influenciará nos níveis normais da macrodrenagem do riacho Cavouco, entretanto em regiões de cotas mais baixas. É fator chave, portanto, que os gestores proponham planos de médio e longo prazo a fim de proteger áreas com essas características dos efeitos das mudanças climáticas. |
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