Educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental: como tem ocorrido na sala de aula?
O presente estudo se propôs a analisar como o trabalho com a Educação Financeira (EF) vem sendo abordado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, participaram da pesquisa uma supervisora e duas professoras, uma do 4º ano e uma do 5º ano de uma escola da rede privada da cidade do Recife. Re...
Main Author: | OLIVEIRA, Anaelize dos Anjos |
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Other Authors: | PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32214 |
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ir-123456789-322142019-10-26T03:01:34Z Educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental: como tem ocorrido na sala de aula? OLIVEIRA, Anaelize dos Anjos PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos http://lattes.cnpq.br/5420334905929216 http://lattes.cnpq.br/3021252548409195 Matemática financeira - Estudo e ensino Ensino fundamental Prática de ensino UFPE - Pós-graduação O presente estudo se propôs a analisar como o trabalho com a Educação Financeira (EF) vem sendo abordado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, participaram da pesquisa uma supervisora e duas professoras, uma do 4º ano e uma do 5º ano de uma escola da rede privada da cidade do Recife. Realizamos entrevistas semiestruturadas com as participantes e, posteriormente, foram feitas observações de oito aulas de EF, sendo quatro aulas em cada turma. Foram realizadas análises qualitativas, dialogando com os autores que discutem sobre a EF de forma mais geral e a partir dos ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000). Como resultados, aponta-se que a inserção da temática no ambiente escolar foi realizada a partir da compra de um programa de EF fornecido pelo Grupo DSOP de Educação Financeira, que consistia em livros didáticos e paradidáticos específicos de EF e que fornecia formações também acerca da temática. Tanto o material didático adotado quanto a formação realizada com os docentes, propagavam uma EF limitada às finanças pessoais em um viés de consumo, de “poupar hoje para comprar amanhã”. Apesar dos direcionamentos do material adotado, as professoras participantes demonstram compreender a EF em uma perspectiva mais abrangente, reflexiva e crítica. Foi visto por parte das professoras um esforço em realizar um trabalho com a EF partindo da ampliação de atividades sem ficar restrito a apenas o livro didático de EF. A discussão de temas que extrapolam o poupar e o consumo de bens supérfluos, como o consumo consciente de energia elétrica, a compreensão do querer versus o precisar ao trabalhar o respeito ao sonho do outro, os significados construídos pelos alunos na tomada de decisão sobre as situações de lucro e prejuízo, explicitaram os entendimentos e a importância conferida à temática pelas docentes. Outro resultado importante, no presente estudo, é a perceptível mudança do paradigma do exercício, no qual se encontravam todas as atividades (as que foram analisadas) do modo como estavam postas nos livros didáticos, para os cenários para investigação, a partir da condução adotada pelas professoras analisadas. Um exercício que se transforma em cenários para investigação pela ação do professor, demonstra a importância da prática docente na dinâmica entre exercícios e cenários para investigação. Aponta-se ainda, que as atividades desenvolvidas nas aulas de EF envolviam tanto conteúdos matemáticos, quanto contextos que podiam ser discutidos aliados a outras disciplinas. Tal resultado ajuda no entendimento de que as questões relacionadas à EF podem ser discutidas a partir de outras disciplinas, enriquecendo, assim, as discussões. Defende-se, a partir dos resultados do presente estudo que a inserção da EF no contexto escolar e, consequentemente, a formação docente e as atividades desenvolvidas para esse trabalho, ocorram em uma perspectiva crítica, abordando discussões que não se limitem ao “poupe hoje para comprar amanhã” ou queiram direcionar a prática docente ao ensino de como os alunos devem agir. Entendemos e defendemos no presente estudo, que a EF tem como objetivo mobilizar ambientes de reflexão para que os alunos possam tomar decisões de forma crítica. This study aims to analyze how work with Financial Education (FE) is being approached in the early years of Elementary School. For doing so, a supervisor and two teachers took part in the research, one of them from the 4th year and one from the 5th year of a school in the private sector in Recife. We have conducted semi-structured interviews with the participants and, subsequently, observations of eight lessons of FE were made, four lessons in each group. Qualitative analyses were made, creating a dialogue with the authors who discuss FE in a broader way and the learning environments of Skovsmose (2000). For the results, it is highlighted that the adoption of the theme in the school environment was performed by the purchase of a FE program provided by Grupo DSOP de Educação Financeira (DSOP Group of Financial Education), which consisted in textbooks and paradidatic material specific of FE and which also offered training on the theme. Not only the didactic material adopted but also the training made with the teachers transmitted limited FE relating to personal finances in a consumption bias of “saving today in order to buy tomorrow”. Despite the targeting of the adopted material, the participating teachers showed comprehension of FE in a broader, reflexive and critical perspective. It was observed, in the teachers, an effort to perform work with FE starting from the expansion of activities without being restricted only to the FE textbook. The discussion of themes which go beyond saving and consumption of superfluous goods, such as the conscious consumption of electric energy, the understanding of the wanting versus the needing when tackling respect to the one‟s dream, the meanings built by students in decision-making of profit and loss situations, have expressed the understandings and the importance given to the theme by the teachers. Another important outcome in this study is the visible change in the exercise paradigm, in which were all the activities (the ones which were analyzed) just as they were in the textbooks, to the scenarios for investigation, from the conduction adopted by the analyzed teachers. An exercise which becomes scenarios for investigation by the teacher‟s action shows the importance of teaching practice in the dynamic involving exercises and scenarios for investigation. It is also highlighted that the activities developed in FE lessons implicated not only mathematical content but also contexts which can be discussed allied to other disciplines. This result helps in understanding that the matters related to FE can be discussed by other disciplines, thus enriching the discussions. Based on the results in this study, it is defended that the insertion of FE in the school context and, consequently, teaching training and the activities developed for this work, occur with a critical perspective, embodying discussions which are not restricted to “save today in order to buy tomorrow” or which aim to lead teaching practice to showing students how they should behave. It is understood and defended in this study that FE aims to mobilize reflection environments so the students are able to make critical decisions. 2019-09-04T17:44:47Z 2019-09-04T17:44:47Z 2017-11-03 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32214 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicas |
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Matemática financeira - Estudo e ensino Ensino fundamental Prática de ensino UFPE - Pós-graduação |
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Matemática financeira - Estudo e ensino Ensino fundamental Prática de ensino UFPE - Pós-graduação OLIVEIRA, Anaelize dos Anjos Educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental: como tem ocorrido na sala de aula? |
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O presente estudo se propôs a analisar como o trabalho com a Educação Financeira (EF) vem sendo abordado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, participaram da pesquisa uma supervisora e duas professoras, uma do 4º ano e uma do 5º ano de uma escola da rede privada da cidade do Recife. Realizamos entrevistas semiestruturadas com as participantes e, posteriormente, foram feitas observações de oito aulas de EF, sendo quatro aulas em cada turma. Foram realizadas análises qualitativas, dialogando com os autores que discutem sobre a EF de forma mais geral e a partir dos ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000). Como resultados, aponta-se que a inserção da temática no ambiente escolar foi realizada a partir da compra de um programa de EF fornecido pelo Grupo DSOP de Educação Financeira, que consistia em livros didáticos e paradidáticos específicos de EF e que fornecia formações também acerca da temática. Tanto o material didático adotado quanto a formação realizada com os docentes, propagavam uma EF limitada às finanças pessoais em um viés de consumo, de “poupar hoje para comprar amanhã”. Apesar dos direcionamentos do material adotado, as professoras participantes demonstram compreender a EF em uma perspectiva mais abrangente, reflexiva e crítica. Foi visto por parte das professoras um esforço em realizar um trabalho com a EF partindo da ampliação de atividades sem ficar restrito a apenas o livro didático de EF. A discussão de temas que extrapolam o poupar e o consumo de bens supérfluos, como o consumo consciente de energia elétrica, a compreensão do querer versus o precisar ao trabalhar o respeito ao sonho do outro, os significados construídos pelos alunos na tomada de decisão sobre as situações de lucro e prejuízo, explicitaram os entendimentos e a importância conferida à temática pelas docentes. Outro resultado importante, no presente estudo, é a perceptível mudança do paradigma do exercício, no qual se encontravam todas as atividades (as que foram analisadas) do modo como estavam postas nos livros didáticos, para os cenários para investigação, a partir da condução adotada pelas professoras analisadas. Um exercício que se transforma em cenários para investigação pela ação do professor, demonstra a importância da prática docente na dinâmica entre exercícios e cenários para investigação. Aponta-se ainda, que as atividades desenvolvidas nas aulas de EF envolviam tanto conteúdos matemáticos, quanto contextos que podiam ser discutidos aliados a outras disciplinas. Tal resultado ajuda no entendimento de que as questões relacionadas à EF podem ser discutidas a partir de outras disciplinas, enriquecendo, assim, as discussões. Defende-se, a partir dos resultados do presente estudo que a inserção da EF no contexto escolar e, consequentemente, a formação docente e as atividades desenvolvidas para esse trabalho, ocorram em uma perspectiva crítica, abordando discussões que não se limitem ao “poupe hoje para comprar amanhã” ou queiram direcionar a prática docente ao ensino de como os alunos devem agir. Entendemos e defendemos no presente estudo, que a EF tem como objetivo mobilizar ambientes de reflexão para que os alunos possam tomar decisões de forma crítica. |
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