A importância dos critérios de tomada de decisão na escolha da infraestrutura do modo de transporte público
Na atual situação de carência de recursos para investimentos em infraestrutura de transportes públicos, se torna imprescindível otimizar a aplicação dos investimentos, porém, existe uma carência por parte dos gestores que atuam na área de transporte público, no uso de ferramentas de gestão, com mode...
Main Author: | VANDERLEI, Maria Ivana |
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Other Authors: | MEIRA, Leonardo Herszon |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32224 |
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Summary: |
Na atual situação de carência de recursos para investimentos em infraestrutura de transportes públicos, se torna imprescindível otimizar a aplicação dos investimentos, porém, existe uma carência por parte dos gestores que atuam na área de transporte público, no uso de ferramentas de gestão, com modelos que utilizam critérios técnicos e auxiliam no processo de decisão do modo de transporte público mais adequado a implantar em uma rede de transportes. A escolha bem-sucedida irá possibilitar acessibilidade à população e melhor mobilidade, além de minimizar os problemas de congestionamento, diminuição dos tempos de viagens, melhoria da produtividade das atividades urbanas e diminuição da poluição atmosférica. Este estudo se justifica pela busca de um ferramental baseado em critérios hierarquizados, utilizando o método de multicritérios, observando aspectos operacionais, econômicos, urbanísticos, ambientais. A tese tem como objetivo indicar os critérios que seriam mais relevantes na utilização do método multicritérios para apoiar o processo de tomada de decisão sobre o modo de transporte mais adequado, dado os recursos disponíveis para implantar em um dado corredor de grande/média capacidade. Diante dos problemas de mobilidade elencados, o estudo indaga: quais seriam os critérios e quais os pesos que deveriam ser levados em conta na escolha do modo de transporte para investimentos em infraestrutura de corredores de transportes? Como hipótese de trabalho infere-se se seria possível estabelecer o modo de transporte mais adequado, por meio da pontuação encontrada para os critérios. Como estudo empírico da tese, foi elaborado um questionário, aplicado a 80 pessoas, distribuídas em seis grupos: técnicos, acadêmicos, gestores, políticos, usuários e livre pensar, ligados à área de transporte. Após, fazendo uso do método de Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA), o Elimination et Choix Traduisant la Réalité (ELECTRE II), alimentado pelos critérios escolhidos, com suas respectivas ponderações construídas pelos métodos de Resistência a Mudanças e o de Blocos de Carta, se realizou uma análise comparativa. Como principais resultados, se pode citar que a hipótese do trabalho é possível, pois o resultado encontrado após a aplicação do método ELECTRE II, utilizando os critérios definidos, apresenta uma classificação das alternativas adequada dos modos de transportes. |
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