Construção de um jogo móvel para o tratamento das disfunções do trato urinário inferior destinado a crianças em idade escolar

OLIVEIRA, Andrea Lemos Bezerra de, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEMOS, Andrea

Main Author: MOREIRA, Marcela Cavalcanti
Other Authors: OLIVEIRA, Andrea Lemos Bezerra de
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32321
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spelling ir-123456789-323212019-10-26T06:52:30Z Construção de um jogo móvel para o tratamento das disfunções do trato urinário inferior destinado a crianças em idade escolar MOREIRA, Marcela Cavalcanti OLIVEIRA, Andrea Lemos Bezerra de JIMISON, Holly LEVAC, Danielle http://lattes.cnpq.br/5751105994811525 http://lattes.cnpq.br/2714513843188755 Sintomas do trato urinário inferior Telemedicina Smartphone OLIVEIRA, Andrea Lemos Bezerra de, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEMOS, Andrea Disfunções do trato urinário inferior (DTUI) apresentam uma prevalência que varia de 2 a 25%, representado 40% das visitas ao urologista pediátrico. Na maioria dos casos há indicação da fisioterapia para o assoalho pélvico. Desta forma o sucesso do tratamento depende da motivação e dedicação ao programa de exercícios. Com isso, o uso de jogos torna- se um importante aliado para a reabilitação promovendo uma terapia mais interativa e, como consequência, uma maior possibilidade de adesão. O objetivo dessa tese foi definir a interface mecânica e validar o conteúdo e aparência de um jogo móvel destinado ao treinamento da musculatura do assoalho pélvico em crianças em idade escolar. Foi aplicada a metodologia de Design Thinking que compreendeu as seguintes fases: inspiração, ideação e implementação. Na fase de inspiração, foi desenvolvido e aplicado um questionário com o objetivo de entender os aspectos que seriam relevantes na criação de um jogo para criança e adolescentes na faixa etária de 7 a 12 anos. Esse questionário foi aplicado à fisioterapeutas, Web designers e professores. Na fase de ideação foi realizada uma pesquisa sobre os jogos virtuais para crianças e uma revisão sistemática para averiguar a efetividade dos protocolos de tratamento vigentes. E, para finalizar, na fase de implementação foi realizada a validação de aparência, conteúdo e usabilidade pelos especialistas fisioterapeutas, assim como a avaliação da satisfação das crianças e responsáveis ao utilizar o jogo móvel desenvolvido. De acordo com os resultados da fase de inspiração, foi criada uma lista de requisitos e soluções. Além disso, os resultados da revisão sistemática mostraram que os protocolos utilizados foram de 3 segundos de contração seguidos por 30 segundos de relaxamento e 10 segundos de contração seguidos por 30 segundos de relaxamento. A proposta contemplou um jogo intitulado Skate Jump. O jogo foi conectado a um biofeedback portátil específico para captar o sinal eletromiográfico da musculatura do assoalho pélvico.O conceito do jogo foi inspirado numa corrida de skate. De acordo com a avaliaçao realizada pelos fisioterapeutas, o dispositivo apresentou segundo o System Usability Scale uma boa usabilidade (77.5±2.5). Em relação ao questionário para validação de aparência e conteúdo foi conseguido uma concordância de mais de 80% em todos os itens. Para avaliar a satisfação foi utilizada a escala visual analógica. O jogo foi avaliado com média de 9,43±1,22 pelas crianças e 9,93±0,277 pelas mães. O jogo móvel desenvolvido, por apresentar um alto grau de satisfação e usabilidade entre as crianças, responsáveis e fisioterapeutas, possui uma aplicabilidade prática promissora, uma vez que se trata de mais um recurso a ser incluído nos protocolos de atendimento fisioterapêutico para o tratamento das DTUI em crianças de idade escolar. Além disso, o nível de usabilidade do jogo torna propícia também a inserção do aplicativo em atividades domiciliares, uma vez que satisfaz a necessidade do usuário no contexto específico de utilização desse sistema. CAPES The prevalence of Lower Urinary Tract dysfunction (LUTD) among children varies between 2 to 25% and represents 40% of uropediatric visits. At the most cases the physical therapy is indicated to reeducate the pelvic floor muscles. The sucess of the therapy depends of the motivation and dedication since it is about repetitive exercises that must to be performed daily. Thereby the use of games is an important tool for the rehabilitation promoting an interactive therapy and more adherence for the treatment.The purpose of this thesis is to define the interface and mechanics and assess the face and content validity of a mobile game for the treatment of pelvic floor for school aged children. A Design thinking methodology was applied and involved three steps: inspiration, ideation and implementation. For the inspiration phase, was developed and applied a questionnaire to understand the relevant aspects for the creation of a game for school aged children. This questionnaire was applied with physical therapists, web designers and school teachers. At the ideation phase was performed a research about the mobile games for children and a systematic review with the aim to analyse the efetivityof the protocols. And, at the implementation phase, was performed a face and content validity as the assessment of the usability and satisfaction.According with the results of inspiration phase was developed a list of requirements and solutions. Moreover, the results of the systematic review shows that the protocols adopted at the studies was three seconds of contraction followed by 30 seconds of relaxation and 10 seconds of contraction followed by 30 seconds of relaxation. The game developed was named skate jump: to uphill the mountains the child should contract the pelvic floor and to downhill the child have to relax the pelvic floor. According with the assessment performed by the physical therapists, the System Usability Scale (SUS) shows a good usability (77.5±2.5). In relation to the face and content validity the results show a agreement of each item more than 80%. The assessment of the game with the visual analogue scale was 9,43±1,22 for the children and 9,93±0,277 for their parents. The mobile game shows usability and satisfaction amog children and the physical therapists and shows a clinical applicability and could be used as a tool for the treatment of LUTD. Moreover, it could be used for home exercises. 2019-09-05T22:53:46Z 2019-09-05T22:53:46Z 2018-02-28 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32321 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescente
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