Avaliação da usabilidade de adaptações de lápis para a grafomotricidade de crianças e adolescentes com paralisia cerebral discinética

A paralisia cerebral discinética (PCDi) se caracteriza por incoordenação motora e, pelo comprometimento das habilidades manuais, pode dificultar o grafismo. Para favorecer o desempenho do indivíduo nesta atividade, produtos assistivos podem ser utilizados para facilitar a preensão do lápis. O objeti...

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Main Author: MARCELINO, Juliana Fonsêca de Queiroz
Other Authors: MARTINS, Laura Bezerra
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32348
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spelling ir-123456789-323482019-09-07T05:07:07Z Avaliação da usabilidade de adaptações de lápis para a grafomotricidade de crianças e adolescentes com paralisia cerebral discinética MARCELINO, Juliana Fonsêca de Queiroz MARTINS, Laura Bezerra BARROSO, Patrícia Neto http://lattes.cnpq.br/0812126417726702 http://lattes.cnpq.br/0215243970688414 Usabilidade Adaptação de lápis Grafomotricidade Discinesia Tecnologia assistiva A paralisia cerebral discinética (PCDi) se caracteriza por incoordenação motora e, pelo comprometimento das habilidades manuais, pode dificultar o grafismo. Para favorecer o desempenho do indivíduo nesta atividade, produtos assistivos podem ser utilizados para facilitar a preensão do lápis. O objetivo desta pesquisa de doutorado foi propor um modelo de avaliação de usabilidade para seleção e projeto de adaptações de lápis para crianças e adolescentes com PCDi. O método compreendeu um estudo de campo, transversal, descritivo, analítico e correlacional, durante os anos de 2016 e 2018. Foram inclusos 5 adolescentes com idades de 10 a 14 anos, estudantes da Rede Escolar da Cidade do Recife- PE, e selecionadas 5 adaptações de lápis comercializadas no Brasil: triangular, bulbo, crossover, aranha mola e adaptação para escrita. Como parâmetros, foram avaliadas 2 canetas com diâmetros diferentes, fina (convencional) e grossa. Para compreender a avaliação da eficácia, eficiência e satisfação com o uso das adaptações de lápis pelos participantes, foi desenvolvido um protocolo que guiou avaliações de desempenho, pela análise da precisão motora; de conforto e risco à integridade da pele, pela termografia e observação de eritemas; de biomecânica, pela análise da pega das ferramentas relacionando-a com a configuração dos produtos; e da percepção do usuário sobre osprodutos (estética e satisfação), com uma escala de faces. Os resultados apontaram que as pegas dos lápis pelos participantes são atípicas e que já estão estabelecidas na atividade de escrita, esperado para a faixa etária, o que dificultou o ajuste da pega ao design dos produtos. Alguns pontos de eritema foram atribuídos à forma e ao material das adaptações de lápis e estiveram mais presentes com o uso da adaptação para escrita, triangular e aranha mola. A última foi a que apresentou maior variação de temperatura. A triangular apresentou aumento significativo da média de temperatura no punho e, a caneta fina, no antebraço e mão. Houve variações térmicas bruscas no uso dos produtos, especialmente nas digitais, pela característica da atividade da escrita, combinada com o padrão de pega e configurações dos artefatos. Na avaliação da precisão motora por meio do Motor Accuracy Test (MAc), bem como pela Medida de Avaliação Grafomotora (MAG), cuja técnica foi desenvolvida nesta pesquisa, foi encontrado melhor resultado para a adaptação triangular, seguido da caneta grossa; já após 20 minutos de uso em atividades grafomotoras, os dois primeiros produtos com os quais os usuários obtiveram melhor precisão motora foram adaptação triangular e adaptação para escrita. Na avaliação estética por meio de imagens, os participantes consideraram a forma, a cor e a predição do conforto. Após o uso das adaptações de lápis, estas foram avaliadas de modo diferente na métrica satisfação. A pesquisa permitiu a identificação de pontos fortes e fracos de cada produto, o que indicou requisitos de projeto de adaptações de lápis e gerou recomendações para o redesign dos produtos estudados. Espera-se que estes resultados contribuam para o processo de seleção, prescrição e desenvolvimento dos mesmos, tendo em vista beneficiar o desempenho grafomotor de alunos com deficiência, e assim, sua inclusão escolar. Dyskinect cerebral palsy (DCP) is characterized by motor incoordination and, due to the compromising of the manual abilities, difficulties in graphism. In order to favor the individual performance in this activity, assistive products can be used to ease the pencil prehension. The objective of this doctoral research was to propose a usability evaluation model for selecting and designing pencil adaptations for children and teenagers with DCP. The method comprehended a transversal, descriptive, analytical and correlational field study during the years of 2016 and 2018. Five children and adolescents were researched, aged from 9 to 14 years old, students of the School Network of the city of Recife – PE and, five pencil adaptions commercialized in Brazil were selected: triangular, bulb, crossover, “aranha mola” and writing adaption. As parameters, 2 pens with different diameters, fine (conventional) and thick, were evaluated. In order to understand the evaluation of effectiveness, efficiency and satisfaction while using the pencil adaptions by the participants, a protocol was developed to guide evaluations of performance, by the motor precision analysis; of comfort and risk regarding skin integrity, through thermography and erythema observation; of biomechanics, by the tool’s handling analysis related to the product configuration; and of user perception about the products (aesthetic perception and satisfaction), with a faces scale. The results pointed out that the handling of the pencil by the participants are atypical and are already stablished in the writing activity expected for the age group, which raised difficulties to adjust the handling to the design of the products. A few erythema points were attributed to the shape and material of the pencil adaptations and were more present with the use of the writing adaption, triangular and “aranha mola”. The last one presented the highest temperature variation. There were abrupt thermic variations in the use of the product, especially in the fingertips, due to the writing activity characteristic, combined with handling patterns and artifacts configuration. In motor precision evaluation through the Motor Accuracy Test (MAc) as well as the Graphomotor Assessment Measure (GAM), technique developed in this research, it was founded best result for triangular adaption, followed by the thick pen; after 20 minutes of use in graphomotor activities, the first two products with which the users obtained best motor accuracy were triangular and writing adaptations. In the evaluation of aesthetic through images, participants considered shape, color and prediction of comfort. After the use of the pencil adaptions, they were assessed in different ways by users in the metric of satisfaction. The research allowed the identification of strengths and weakness of each product, which indicated project requirements of pencil adaptations and generated redesign recommendations of the studied products. It is hoped that these results contribute to the selection, prescription and development process of the products, aiming to benefit graphomotor performance of students with disabilities, and thus, their scholar inclusion. 2019-09-06T17:36:01Z 2019-09-06T17:36:01Z 2018-07-31 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32348 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design
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Adaptação de lápis
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MARCELINO, Juliana Fonsêca de Queiroz
Avaliação da usabilidade de adaptações de lápis para a grafomotricidade de crianças e adolescentes com paralisia cerebral discinética
description A paralisia cerebral discinética (PCDi) se caracteriza por incoordenação motora e, pelo comprometimento das habilidades manuais, pode dificultar o grafismo. Para favorecer o desempenho do indivíduo nesta atividade, produtos assistivos podem ser utilizados para facilitar a preensão do lápis. O objetivo desta pesquisa de doutorado foi propor um modelo de avaliação de usabilidade para seleção e projeto de adaptações de lápis para crianças e adolescentes com PCDi. O método compreendeu um estudo de campo, transversal, descritivo, analítico e correlacional, durante os anos de 2016 e 2018. Foram inclusos 5 adolescentes com idades de 10 a 14 anos, estudantes da Rede Escolar da Cidade do Recife- PE, e selecionadas 5 adaptações de lápis comercializadas no Brasil: triangular, bulbo, crossover, aranha mola e adaptação para escrita. Como parâmetros, foram avaliadas 2 canetas com diâmetros diferentes, fina (convencional) e grossa. Para compreender a avaliação da eficácia, eficiência e satisfação com o uso das adaptações de lápis pelos participantes, foi desenvolvido um protocolo que guiou avaliações de desempenho, pela análise da precisão motora; de conforto e risco à integridade da pele, pela termografia e observação de eritemas; de biomecânica, pela análise da pega das ferramentas relacionando-a com a configuração dos produtos; e da percepção do usuário sobre osprodutos (estética e satisfação), com uma escala de faces. Os resultados apontaram que as pegas dos lápis pelos participantes são atípicas e que já estão estabelecidas na atividade de escrita, esperado para a faixa etária, o que dificultou o ajuste da pega ao design dos produtos. Alguns pontos de eritema foram atribuídos à forma e ao material das adaptações de lápis e estiveram mais presentes com o uso da adaptação para escrita, triangular e aranha mola. A última foi a que apresentou maior variação de temperatura. A triangular apresentou aumento significativo da média de temperatura no punho e, a caneta fina, no antebraço e mão. Houve variações térmicas bruscas no uso dos produtos, especialmente nas digitais, pela característica da atividade da escrita, combinada com o padrão de pega e configurações dos artefatos. Na avaliação da precisão motora por meio do Motor Accuracy Test (MAc), bem como pela Medida de Avaliação Grafomotora (MAG), cuja técnica foi desenvolvida nesta pesquisa, foi encontrado melhor resultado para a adaptação triangular, seguido da caneta grossa; já após 20 minutos de uso em atividades grafomotoras, os dois primeiros produtos com os quais os usuários obtiveram melhor precisão motora foram adaptação triangular e adaptação para escrita. Na avaliação estética por meio de imagens, os participantes consideraram a forma, a cor e a predição do conforto. Após o uso das adaptações de lápis, estas foram avaliadas de modo diferente na métrica satisfação. A pesquisa permitiu a identificação de pontos fortes e fracos de cada produto, o que indicou requisitos de projeto de adaptações de lápis e gerou recomendações para o redesign dos produtos estudados. Espera-se que estes resultados contribuam para o processo de seleção, prescrição e desenvolvimento dos mesmos, tendo em vista beneficiar o desempenho grafomotor de alunos com deficiência, e assim, sua inclusão escolar.
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