Estudo sobre metodologias para identificação de necessidades de informação de usuários em espaços museológicos sob a ótica da interação humana
Realiza uma análise crítica de metodologias para identificação da necessidade de informação de usuários de museus viabilizada pela interação humana. A interação humana está funcionalmente presente na mediação da informação em museus, portanto, é elemento que pode contribuir para a satisfação da nece...
Main Author: | OLIVEIRA, Adriano Edney Santos de |
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Other Authors: | SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32368 |
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Summary: |
Realiza uma análise crítica de metodologias para identificação da necessidade de informação de usuários de museus viabilizada pela interação humana. A interação humana está funcionalmente presente na mediação da informação em museus, portanto, é elemento que pode contribuir para a satisfação da necessidade de informação. Entende-se necessidade de informação como um estado abstrato de percepção, por um indivíduo, de uma lacuna cognitiva que limita sua compreensão e atuação com o seu meio. Este estado é força motriz para buscar informações que completem a lacuna. Para os fins previstos, foi realizado o levantamento bibliográfico sobre princípios e diretrizes da Ciência da Informação e Museologia, estudo de usuários de informação, necessidade de informação, mediação museológica e mediação da informação. Foram selecionadas, para análise, metodologias que consideravam a interação humana como um meio de identificação da necessidade de informação. Foram selecionadas três metodologias, das quais, a elaborada por Yves Le Coadic (1998), foi a que apresentou contribuições reais à identificação de necessidades de informação com participação de intermediários – promovendo a interação humana no processo de busca e troca de informações. Por sua qualificação, a metodologia de Le Coadic (1998) foi utilizada para a elaboração de considerações sobre a sua adaptabilidade, usuabilidade e aplicabilidade em museus, possibilitando indicar elementos importantes para a construção de uma metodologia apropriada para espaços museais. Os resultados obtidos, através da aplicabilidade da metodologia selecionada em cenários de interação dialógica entre usuários e mediadores no museu, apresentaram os profícuos benefícios, e dificuldades, de aplicação do método selecionado para a realidade do museu de tipologia proposta pela pesquisa. A necessidade de informação identificada possibilita aos gestores e trabalhadores de museus a oferecerem serviços adequados e qualificados às demandas de seus usuários, dispondo de informações úteis para as necessidades e realidades individuais e coletivas dos usuários. |
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