Alicerces à construção da resiliência nas empresas no Porto Digital: estratégias baseadas em capacidades e recursos organizacionais à luz da Tecnologia da Informação e Comunicação e da aprendizagem organizacional

A necessidade da sociedade de aprender a adaptar-se a situações de crise derivadas de condições existenciais diversas desenvolvem ambientes mais saudáveis, resilientes e sustentáveis. As organizações, que não existem isoladamente, também são influenciadas pela dinâmica e pela instabilidade reinantes...

Full description

Main Author: PINTO, Jananda da Silva
Other Authors: DORNELAS, Jairo Simião
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32477
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Summary: A necessidade da sociedade de aprender a adaptar-se a situações de crise derivadas de condições existenciais diversas desenvolvem ambientes mais saudáveis, resilientes e sustentáveis. As organizações, que não existem isoladamente, também são influenciadas pela dinâmica e pela instabilidade reinantes graças às oportunidades e às ameaças que surgem continuamente no macro e microambiente conjurando a necessidade de sobrevivência. Deste modo, sobreviver relaciona-se à empresa manter-se resiliente durante contextos de crise por meio do desenvolvimento de estratégias para operar o negócio e de compreender e de adaptar-se às mudanças. Logo, estratégias de resiliência são fatores fundamentais para a continuidade do negócio em tais situações. Enfaticamente, a resiliência organizacional pode ser definida como a capacidade empresarial de responder a situações específicas, desenvolvendo atividades autônomas para aproveitar e absorver efetivamente surpresas disruptivas que potencialmente ameacem a sobrevivência da organização. Neste sentido, ao mergulhar em um cenário envolto em crises, este estudo pretendeu delinear como a resiliência organizacional é construída em empresas de tecnologia da informação e comunicação. Para tanto, debruçou-se sobre o cluster do Porto Digital e em um estudo de campo alcançou oito empresas, usando-as como unidades de análise. Também ouviu seis especialistas em tecnologia sobre a forma de aprender e empreender a resiliência. Mediante uma abordagem qualitativa de pesquisa, valeu-se de entrevistas semiestruturadas e da análise temática para examinar os dados obtidos. Foram identificadas estratégias utilizadas pelas empresas para superarem a crise, mediante mobilização de capacidades e recursos organizacionais atrelados às habilidades individuais e competências de aprendizagem, configurados como alicerces à construção da resiliência. Tais estratégias, envolveram também a readequação dos processos à nova realidade para reduzir custos e otimizar o uso dos recursos organizacionais. A TIC, por sua vez, também foi readequada ao novo contexto com a aquisição ou a troca de recursos tecnológicos para maximizar o uso das informações e diminuir o custo de investimento. As capacidades organizacionais e as habilidades individuais foram acionadas para alcançar a resiliência, a fim de aprender com o contexto das crises e enfrentá-las. Conclui-se que as estratégias empreendidas totalizaram em impactos na estrutura organizacional e na forma como o negócio vai funcionar diante da crise para superá-la.