Acessibilidade e sinalização no ambiente educacional: um estudo de caso na Escola Municipal Especial Virgilina Pereira.
O objetivo do presente estudo consistiu em analisar o ambiente educacional da Escola Municipal Especial Virgilina Pereira situada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe – PE, e propor ações de acessibilidade e de sinalização que levassem à melhoria do ambiente. Para alcance desse objetivo, inicialmen...
Main Author: | Santos, Emília Caroline dos |
---|---|
Other Authors: | Bezerra, Marcela Fernanda de Carvalho Galvão Figueiredo |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32519 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-32519 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-325192019-09-12T05:00:27Z Acessibilidade e sinalização no ambiente educacional: um estudo de caso na Escola Municipal Especial Virgilina Pereira. Santos, Emília Caroline dos Bezerra, Marcela Fernanda de Carvalho Galvão Figueiredo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8124715T8 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769133Y4 Acessibilidade Sinais e sinalização Solução de problemas Ambiente escolar - Santa Cruz do Capibaribe (PE) Espaços públicos - Santa Cruz do Capibaribe (PE) Artes gráficas - Santa Cruz do Capibaribe (PE) ::Lingüística, Letras e Artes O objetivo do presente estudo consistiu em analisar o ambiente educacional da Escola Municipal Especial Virgilina Pereira situada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe – PE, e propor ações de acessibilidade e de sinalização que levassem à melhoria do ambiente. Para alcance desse objetivo, inicialmente foram feitas investigações teóricas sobre acessibilidade e sinalização, havendo diante disso a elaboração de um projeto acessível que facilitasse e satisfizesse as necessidades dos alunos. O processo metodológico consistiu na avaliação e resolução de um questionário, no qual o ambiente foi avaliado a respeito do que é considerado adequado ou inadequado no local. Os resultados da pesquisa possibilitaram descrever e detalhar o espaço da Escola Especial, diagnosticar suas falhas e a necessidade de implantação das técnicas de acessibilidade e de sinalização para um ambiente melhor e de fácil acesso. The goal of the actual study consists in analyse the educational environment of the Escola Municipal Especial Virgilina Pereira located in Santa Cruz do Capibaribe in Pernambuco State, and propose actions of accessibility and signaling that must bring improvement to the environment. To have this goal accomplished, initially there will be theoretical investigations on accessibility and signaling, having before it the development of an affordable project that facilitates and meets the students needs. The methodological process consists on the evaluation and resolution of a survey, which goal is to qualify what is appropriate or not to the environment. The survey results enables describing and detailing the scope of Escola Especial, diagnose its failures and implementation necessities of accessibility and signaling techniques to an accessible and better environment. 2019-09-11T13:47:54Z 2019-09-11T13:47:54Z 2016-07-01 2019-09-11 bachelorThesis SANTOS, Emília Caroline dos. Acessibilidade e sinalização no ambiente educacional: um estudo de caso na Escola Municipal Especial Virgilina Pereira. Caruaru: O Autor, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32519 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 73p. |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Acessibilidade Sinais e sinalização Solução de problemas Ambiente escolar - Santa Cruz do Capibaribe (PE) Espaços públicos - Santa Cruz do Capibaribe (PE) Artes gráficas - Santa Cruz do Capibaribe (PE) ::Lingüística, Letras e Artes |
spellingShingle |
Acessibilidade Sinais e sinalização Solução de problemas Ambiente escolar - Santa Cruz do Capibaribe (PE) Espaços públicos - Santa Cruz do Capibaribe (PE) Artes gráficas - Santa Cruz do Capibaribe (PE) ::Lingüística, Letras e Artes Santos, Emília Caroline dos Acessibilidade e sinalização no ambiente educacional: um estudo de caso na Escola Municipal Especial Virgilina Pereira. |
description |
O objetivo do presente estudo consistiu em analisar o ambiente educacional da Escola Municipal Especial Virgilina Pereira situada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe – PE, e propor ações de acessibilidade e de sinalização que levassem à melhoria do ambiente. Para alcance desse objetivo, inicialmente foram feitas investigações teóricas sobre acessibilidade e sinalização, havendo diante disso a elaboração de um projeto acessível que facilitasse e satisfizesse as necessidades dos alunos. O processo metodológico consistiu na avaliação e resolução de um questionário, no qual o ambiente foi avaliado a respeito do que é considerado adequado ou inadequado no local. Os resultados da pesquisa possibilitaram descrever e detalhar o espaço da Escola Especial, diagnosticar suas falhas e a necessidade de implantação das técnicas de acessibilidade e de sinalização para um ambiente melhor e de fácil acesso. |
author2 |
Bezerra, Marcela Fernanda de Carvalho Galvão Figueiredo |
format |
bachelorThesis |
author |
Santos, Emília Caroline dos |
author_sort |
Santos, Emília Caroline dos |
title |
Acessibilidade e sinalização no ambiente educacional: um estudo de caso na Escola Municipal Especial Virgilina Pereira. |
title_short |
Acessibilidade e sinalização no ambiente educacional: um estudo de caso na Escola Municipal Especial Virgilina Pereira. |
title_full |
Acessibilidade e sinalização no ambiente educacional: um estudo de caso na Escola Municipal Especial Virgilina Pereira. |
title_fullStr |
Acessibilidade e sinalização no ambiente educacional: um estudo de caso na Escola Municipal Especial Virgilina Pereira. |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade e sinalização no ambiente educacional: um estudo de caso na Escola Municipal Especial Virgilina Pereira. |
title_sort |
acessibilidade e sinalização no ambiente educacional: um estudo de caso na escola municipal especial virgilina pereira. |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32519 |
_version_ |
1645657423855222784 |
score |
13.657419 |