Torneio virtual para o desenvolvimento de práticas no ensino sobre a temática água

O “Torneio Virtual de Ciência” é um convite à experimentação, à análise de resultados e à solução de problemas por alunos da educação básica. Utilizando as redes sociais e plataformas gratuitas, ele estimula os alunos a buscarem respostas a partir da investigação e experimentação. O Torneio se apres...

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Main Author: ROCHA, Claudiane Ferreira dos Santos
Other Authors: NÓBREGA, Ranyére Silva
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32856
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spelling ir-123456789-328562019-10-26T07:10:06Z Torneio virtual para o desenvolvimento de práticas no ensino sobre a temática água ROCHA, Claudiane Ferreira dos Santos NÓBREGA, Ranyére Silva http://lattes.cnpq.br/3207300822670576 http://lattes.cnpq.br/9860653777047562 Educação ambiental Água Ensino-aprendizagem O “Torneio Virtual de Ciência” é um convite à experimentação, à análise de resultados e à solução de problemas por alunos da educação básica. Utilizando as redes sociais e plataformas gratuitas, ele estimula os alunos a buscarem respostas a partir da investigação e experimentação. O Torneio se apresenta nesta pesquisa como um produto metodológico de ensino-aprendizagem, que parte de um problema cotidiano da escola ou da comunidade escolar para ser solucionado através de uma experimentação ou atividade desenvolvida pelos estudantes. Desse modo, esta pesquisa tem como motivação central investigar como o tema água pode ser abordado de maneira experimental por alunos do Ensino Fundamental II e Médio. O Torneio faz parte da ação educativa do Espaço Ciência, museu de ciência de Pernambuco: a cada mês, são lançados desafios com textos de apoios sobre os conteúdos explorados nas competições. Neste estudo, foram analisados quatro desafios que envolveram, de maneira direta e indireta, conteúdos de Educação Ambiental: 1) Utilizar um microcontrolador arduíno (ou semelhante) para construir um equipamento para combater o desperdício de água nas residências; 2) Criar um projeto que permita o reaproveitamento de águas residuais domésticas; 3) Montar um experimento para aproveitamento da energia solar; 4) Realizar uma campanha de coleta de pilhas comuns usadas, garantindo a destinação adequada do material coletado. Nestes desafios, participaram mais de 2.000 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, de 73 escolas públicas e privadas das cinco mesorregiões de Pernambuco. Destas, 82% foram escolas públicas e 18% escolas privadas. Entre os vídeos apresentados no Torneio que envolveram conteúdo de Educação Ambiental, estão descritos e/ou analisados neste estudo 20 experimentos ou atividades desenvolvidas pelos estudantes. Os desafios que envolveram conteúdos de Educação Ambiental despertaram interesse em mais de 40% dos participantes do Torneio Virtual de Ciência. Percebe-se que assuntos relacionados ao meio ambiente, quando abordados de maneira prática, facilitam o entendimento dos conteúdos e promovem a participação do aluno de maneira coletiva com a escola e a comunidade. Torneio também garantiu a abertura para o conhecimento de Educação Ambiental a partir das solução dos problemas, tornando-se assim um grande aliado nas práticas pedagógicas para despertar a consciência crítica e formar cidadãos mais conscientes para o uso sustentável dos recursos naturais. The Virtual Tournament of Science is an invitation to experimentation, analysis of results and problem solving by students of basic education. Using social networks and free platforms, it encourages students to seek answers from research and experimentation. The Tournament presents itself in this research as a methodological product of teaching-learning, which starts from a daily problem of the school or the school community to be solved through experimentation or activity developed by the students. Thus, the research entitled "Virtual Tournament for the Development of Practices in Teaching on Water Thematic" has as a central motivation to investigate how the theme water can be approached in an experimental way by students of Primary and Secondary Education. The Tournament is part of the educational action of Espaço Ciencia, science museum of Pernambuco: every month, challenges are launched with texts of supports on the contents explored in the competitions. In this study, four challenges were analyzed that involved, directly and indirectly, contents of Environmental Education: 1) Using an arduíno microcontroller (or similar) to construct an equipment to combat water waste in homes; 2) Create a project that allows the reuse of domestic wastewater; 3) Assembling an experiment to take advantage of solar energy; 4) Carry out a campaign of collection of used common batteries, guaranteeing the proper destination of the material collected. In these challenges, more than 2.000 students participated in the 8th and 9th grades of Elementary School II and in the 1st, 2nd and 3rd year of High School in 73 public and private schools in the five mesoregions of Pernambuco f these, 82% were public schools and 18% were private schools. Among the videos presented in the Tournament that involved Environmental Education content, 20 experiments or activities developed by students are described and / or analyzed in this study. The challenges that involved Environmental Education contents have aroused interest in more than 40% of the participants in the Virtual Science Tournament. It is noticed that subjects related to the environment, when approached in a practical way, facilitate the understanding of the contents and promote the participation of the student in a collective way with the school and the community. Tournament also ensured openness to the knowledge of Environmental Education from the solutions of problems, thus becoming a great ally in pedagogical practices to awaken critical awareness and train citizens more aware for the sustainable use of natural resources. 2019-09-13T20:17:46Z 2019-09-13T20:17:46Z 2018-12-06 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32856 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
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ROCHA, Claudiane Ferreira dos Santos
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