Vasos comunicantes na simulação do sistema circulatório.
O presente trabalho visa contribuir para o entendimento de alunos do ensino médio acerca de alguns dos princípios físicos envolvidos no funcionamento do sistema circulatório humano, por meio de um método experimental para bombeamento de líquidos em vasos comunicantes. Aqui, apresenta-se um produto e...
Main Author: | MELO, Caio César Monteiro de Oliveira |
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Other Authors: | RODRIGUES, Ernesto Arcenio Valdés |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32953 |
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ir-123456789-329532019-10-26T03:03:00Z Vasos comunicantes na simulação do sistema circulatório. MELO, Caio César Monteiro de Oliveira RODRIGUES, Ernesto Arcenio Valdés http://lattes.cnpq.br/7308535806330337 http://lattes.cnpq.br/5448156334710151 Sistema cardiovascular Aprendizagem experimental – Recife (PE) Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação – Recife (PE) Método de projeto no ensino – Recife (PE) Vasos sanguíneos Ciência – Estudo e ensino – Recife (PE) O presente trabalho visa contribuir para o entendimento de alunos do ensino médio acerca de alguns dos princípios físicos envolvidos no funcionamento do sistema circulatório humano, por meio de um método experimental para bombeamento de líquidos em vasos comunicantes. Aqui, apresenta-se um produto educacional e uma sequência didática que podem ser feitos em sala de aula. Para uma melhor compreensão dos aspectos relacionados ao funcionamento do sistema circulatório, o trabalho está organizado por partes: estrutura, composição, funcionamento, trajetória do sangue e pressão sanguínea. Esta pesquisa se inicia com um estudo relacionado ao sistema educacional brasileiro e algumas de suas problemáticas, como anecessidade da utilização de novas tecnologias para o ensino de Ciências. Em seguida, apresenta algumas metodologias de ensino descritas na literatura que fundamentam esta monografia; o ensino interdisciplinar e o ensino por projetos. No trabalho, descrevem-se, ainda, a fabricação do sistema experimental e as atividades desenvolvidas junto aos estudantes e apresentam-se os resultados de avaliações realizadas para determinar níveis de aprendizagem alcançados pelos alunos em relação aos conceitos desenvolvidos. The present work aims to contribute to the understanding of high school students about some of the physical principles involved in the functioning of the human circulatory system, through an experimental method for pumping liquids into communicating vessels. Here, we present an educational product and a didactic sequence that can be done in the classroom. For a better understanding of the aspects related to the functioning of the circulatory system, the work is organized by parts: structure, composition, functioning, blood trajectory and blood pressure. This research begins with a study related to the Brazilian educational system and some of its problems, such as the need to use new technologies for teaching science. Then, it presents some teaching methodologies described in the literature that base this monograph; interdisciplinary teaching and project teaching. In the paper, we also describe the production of the experimental system and the activities carried out with the students, and present the results of evaluations carried out to determine the levels of learning achieved by the students in relation to the concepts developed. 2019-09-16T19:12:37Z 2019-09-16T19:12:37Z 2017-12-06 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32953 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Ensino de Fisica |
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REPOSITORIO UFPE |
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Sistema cardiovascular Aprendizagem experimental – Recife (PE) Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação – Recife (PE) Método de projeto no ensino – Recife (PE) Vasos sanguíneos Ciência – Estudo e ensino – Recife (PE) |
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O presente trabalho visa contribuir para o entendimento de alunos do ensino médio acerca de alguns dos princípios físicos envolvidos no funcionamento do sistema circulatório humano, por meio de um método experimental para bombeamento de líquidos em vasos comunicantes. Aqui, apresenta-se um produto educacional e uma sequência didática que podem ser feitos em sala de aula. Para uma melhor compreensão dos aspectos relacionados ao funcionamento do sistema circulatório, o trabalho está organizado por partes: estrutura, composição, funcionamento, trajetória do sangue e pressão sanguínea. Esta pesquisa se inicia com um estudo relacionado ao sistema educacional brasileiro e algumas de suas problemáticas, como anecessidade da utilização de novas tecnologias para o ensino de Ciências. Em seguida, apresenta algumas metodologias de ensino descritas na literatura que fundamentam esta monografia; o ensino interdisciplinar e o ensino por projetos. No trabalho, descrevem-se, ainda, a fabricação do sistema experimental e as atividades desenvolvidas junto aos estudantes e apresentam-se os resultados de avaliações realizadas para determinar níveis de aprendizagem alcançados pelos alunos em relação aos conceitos desenvolvidos. |
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