Análise dos benefícios da certificação dos sistemas de gestão da qualidade e ambiental nas empresas do estado de Pernambuco
Conforme o atual cenário econômico e competitivo encontrado no mercado, as empresas brasileiras estão investindo na padronização de seus processos, produtos e serviços, afim de minimizar custos, refugo e retrabalho. Além disso, padrões e especificações relacionados a qualidade dos produtos e serviço...
Main Author: | RÊGO, Klívia Feitosa |
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Other Authors: | MEDEIROS, Denise Dumke de |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32993 |
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ir-123456789-329932019-09-17T05:09:22Z Análise dos benefícios da certificação dos sistemas de gestão da qualidade e ambiental nas empresas do estado de Pernambuco RÊGO, Klívia Feitosa MEDEIROS, Denise Dumke de http://lattes.cnpq.br/5148328008747692 http://lattes.cnpq.br/4302059236331702 Gestão da qualidade total (Pernambuco) Gestão ambiental (Pernambuco) Controle de qualidade – Normas (Pernambuco) Empresas – Avaliação (Pernambuco) Percepção Conforme o atual cenário econômico e competitivo encontrado no mercado, as empresas brasileiras estão investindo na padronização de seus processos, produtos e serviços, afim de minimizar custos, refugo e retrabalho. Além disso, padrões e especificações relacionados a qualidade dos produtos e serviços, minimização de impactos ambientais das empresas e adequação as legislações ambientais, também têm sido uma das exigências do mercado consumidor, fazendo com que as organizações passem a buscar certificações internacionalmente reconhecidas. Diante disso, a proposta desta pesquisa é elencar as principais lacunas (gaps) existentes entre o que a literatura assegura como as principais motivações, benefícios e dificuldades encontradas pelas empresas durante o processo de certificação das normas NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 14001:2015 em comparação com as percepções das empresas do estado de Pernambuco no que diz respeito aos mesmos aspectos. Para identificar estes gaps, foram aplicados questionários nas empresas pernambucanas, sendo obtida uma taxa de retorno de 54,35% das empresas que possuem a certificação da norma NBR ISO 9001:2015 e de 15,38% para as empresas que têm a certificação da norma NBR ISO 14001:2015. Perante as respostas obtidas no questionário, foi realizada uma análise qualitativa crítica destes gaps criando um ranking dos principais benefícios e dificuldades percebidas pelas empresas com o intuito de agregar valor as normas, incentivar e ressaltar a sua importância diante de seu objetivo final que é promover a melhoria da gestão interna e atender as necessidades e especificações do consumidor para garantir a satisfação de todas as partes interessadas. CAPES According to the current economic and competitive scenario found in the market, Brazilian companies are investing in the standardization of their processes, products, and services, in order to minimize costs, refuse and rework. Standards and specifications related to the quality of products and services, minimization of environmental impacts of companies and compliance with environmental legislation, have also been one of the demands of the consumer market, causing organizations to start seeking internationally recognized certifications. The purpose of this research is to identify the main gaps among what the literature asserts as the main motivations, benefits, and difficulties encountered by companies during the process of certification of NBR ISO 9001: 2015 and NBR ISO 14001: 2015 in comparison with the perceptions of companies of the state of Pernambuco with respect those aspects. To identify these gaps, questionnaires were applied to companies in Pernambuco, obtaining a rate of return of 54.35% of the companies that have the NBR ISO 9001: 2015 certification and 15.38% from companies certified by the standard NBR ISO 14001: 2015. Given the answers obtained in the questionnaire, a critical qualitative analysis of those gaps was carried out, creating a ranking of the main benefits and difficulties perceived by companies with the purpose of adding value to the standards, encouraging and emphasizing their importance towards to its ultimate objective, which is to promote improving internal management and meeting consumer needs and specifications to ensure the satisfaction of all stakeholders. 2019-09-16T22:15:08Z 2019-09-16T22:15:08Z 2018-12-12 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32993 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAA |
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Gestão da qualidade total (Pernambuco) Gestão ambiental (Pernambuco) Controle de qualidade – Normas (Pernambuco) Empresas – Avaliação (Pernambuco) Percepção |
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Conforme o atual cenário econômico e competitivo encontrado no mercado, as empresas brasileiras estão investindo na padronização de seus processos, produtos e serviços, afim de minimizar custos, refugo e retrabalho. Além disso, padrões e especificações relacionados a qualidade dos produtos e serviços, minimização de impactos ambientais das empresas e adequação as legislações ambientais, também têm sido uma das exigências do mercado consumidor, fazendo com que as organizações passem a buscar certificações internacionalmente reconhecidas. Diante disso, a proposta desta pesquisa é elencar as principais lacunas (gaps) existentes entre o que a literatura assegura como as principais motivações, benefícios e dificuldades encontradas pelas empresas durante o processo de certificação das normas NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 14001:2015 em comparação com as percepções das empresas do estado de Pernambuco no que diz respeito aos mesmos aspectos. Para identificar estes gaps, foram aplicados questionários nas empresas pernambucanas, sendo obtida uma taxa de retorno de 54,35% das empresas que possuem a certificação da norma NBR ISO 9001:2015 e de 15,38% para as empresas que têm a certificação da norma NBR ISO 14001:2015. Perante as respostas obtidas no questionário, foi realizada uma análise qualitativa crítica destes gaps criando um ranking dos principais benefícios e dificuldades percebidas pelas empresas com o intuito de agregar valor as normas, incentivar e ressaltar a sua importância diante de seu objetivo final que é promover a melhoria da gestão interna e atender as necessidades e especificações do consumidor para garantir a satisfação de todas as partes interessadas. |
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