A relação entre conteúdos matemáticos e o campesinato na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em educação do campo
A pesquisa tem por objetivo compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para fundamentá-la, apoiamo-nos nos referenciais teóricos da Educação do...
Main Author: | LIMA, Aldinete Silvino de |
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Other Authors: | LIMA, Iranete Maria da Silva |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33016 |
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ir-123456789-330162019-09-18T05:06:42Z A relação entre conteúdos matemáticos e o campesinato na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em educação do campo LIMA, Aldinete Silvino de LIMA, Iranete Maria da Silva http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 http://lattes.cnpq.br/8522397432350630 Educação do campo Licenciatura em educação do campo Formação de professores de matemática Educação de matemática crítica UFPE - Pós-graduação A pesquisa tem por objetivo compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para fundamentá-la, apoiamo-nos nos referenciais teóricos da Educação do Campo e das referidas licenciaturas, da formação de professores de Matemática e da Educação Matemática Crítica, o que nos permitiu delimitar o diálogo, a investigação e a crítica como categorias analíticas. Para produzir os dados, analisamos os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos (PPC) de três universidades públicas localizadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, entrevistamos oito professores formadores e observamos aulas de três componentes curriculares ministrados nestes cursos. A análise dos PPC mostra que a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato está presente nos projetos dos três cursos, sobretudo, nos objetivos, no perfil do egresso e na organização curricular. As entrevistas com os professores formadores revelam também que esta relação é central para a formação de professores de Matemática e que o diálogo, a investigação e a crítica são elementos constituintes desta relação. No entanto, a análise das aulas observadas evidencia que estes elementos ainda são tratados de modo incipiente nas atividades matemáticas propostas pelos professores, apontando para a necessidade de um melhor alinhamento entre a prescrição e a formação. Ao concluir a tese, propomos alguns ambientes de aprendizagem passíveis de serem trabalhados na formação de professores de Matemática da Licenciatura em Educação do Campo, na perspectiva do diálogo, da investigação e da crítica visando à transformação humana e social. CAPES The aim of the research is to understand the relationship between mathematical contents and the political, social and cultural dimensions of the people who live and work in the field in the training of mathematics teachers in degree courses in field education. We base this study on the theoretical references of the field education and the mentioned degrees, on the training of mathematics teachers and on critical mathematics education, which allowed us to delimit dialogue, research and criticism as analytical categories. To produce the data, we analysed the political-pedagogical projects of the courses (PPC) of three public universities located in the northeast, Centre-west and southeast regions of Brazil, interviewed eight teacher trainers and observed classes of three curricular components taught in these courses. The analysis of the PPCs shows that the relationship between the mathematical contents and the political, social and cultural dimensions of those rural workers is present in the projects of the three courses, especially in the objectives, in the egress profile and in the curricular organization. Interviews with teacher trainers also reveal that this relationship is central to the training of mathematics teachers and that dialogue, research and criticism are elements of this relationship. However, the analysis of the classes observed shows that these elements are still treated in an incipient way in the mathematical activities proposed by the teachers, pointing to the need for a better alignment between prescription and training. In concluding the thesis, we propose some learning environments that can be worked on in the training of mathematics teachers of the degree in field education, in the perspective of dialogue, research and criticism aimed at human and social transformation. 2019-09-17T17:33:38Z 2019-09-17T17:33:38Z 2018-09-05 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33016 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicas |
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Educação do campo Licenciatura em educação do campo Formação de professores de matemática Educação de matemática crítica UFPE - Pós-graduação |
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A pesquisa tem por objetivo compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para fundamentá-la, apoiamo-nos nos referenciais teóricos da Educação do Campo e das referidas licenciaturas, da formação de professores de Matemática e da Educação Matemática Crítica, o que nos permitiu delimitar o diálogo, a investigação e a crítica como categorias analíticas. Para produzir os dados, analisamos os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos (PPC) de três universidades públicas localizadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, entrevistamos oito professores formadores e observamos aulas de três componentes curriculares ministrados nestes cursos. A análise dos PPC mostra que a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato está presente nos projetos dos três cursos, sobretudo, nos objetivos, no perfil do egresso e na organização curricular. As entrevistas com os professores formadores revelam também que esta relação é central para a formação de professores de Matemática e que o diálogo, a investigação e a crítica são elementos constituintes desta relação. No entanto, a análise das aulas observadas evidencia que estes elementos ainda são tratados de modo incipiente nas atividades matemáticas propostas pelos professores, apontando para a necessidade de um melhor alinhamento entre a prescrição e a formação. Ao concluir a tese, propomos alguns ambientes de aprendizagem passíveis de serem trabalhados na formação de professores de Matemática da Licenciatura em Educação do Campo, na perspectiva do diálogo, da investigação e da crítica visando à transformação humana e social. |
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