Efeitos do desenvolvimento da inteligência emocional nos servidores da UFPE participantes do curso de capacitação do Programa Cultivating Emotional Balance (CEB®)

A presente pesquisa está pautada no interesse em contribuir com estudos relacionados à temática do bem-estar dos indivíduos, tomando por base dados que demonstram que parcela significativa da sociedade apresenta quadros de depressão, transtornos de ansiedade, estresse e burnout, sinalizando baixo ní...

Full description

Main Author: FRADE, Helen Gomes
Other Authors: MOURA, Guilherme Lima
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33084
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-33084
recordtype dspace
spelling ir-123456789-330842019-09-18T05:05:15Z Efeitos do desenvolvimento da inteligência emocional nos servidores da UFPE participantes do curso de capacitação do Programa Cultivating Emotional Balance (CEB®) FRADE, Helen Gomes MOURA, Guilherme Lima http://lattes.cnpq.br/7258292710180897 http://lattes.cnpq.br/8278248402746132 Bem-estar Inteligência emocional Programa CEBr A presente pesquisa está pautada no interesse em contribuir com estudos relacionados à temática do bem-estar dos indivíduos, tomando por base dados que demonstram que parcela significativa da sociedade apresenta quadros de depressão, transtornos de ansiedade, estresse e burnout, sinalizando baixo nível de bem-estar. Nesse contexto, esta dissertação tem como finalidade identificar os efeitos produzidos pelo desenvolvimento da inteligência emocional nas pessoas – mais especificamente nos servidores da UFPE participantes de um curso de capacitação vinculado ao Programa internacional Cultivating Emotional Balance (CEB®), ofertado pela referida Universidade. A realização do estudo leva em consideração que essa pesquisa é vinculada à UFPE e também que o Programa CEB® tem como objetivo ajudar o participante a aprender como cultivar níveis elevados e não condicionados de bem-estar e equilíbrio emocional. Na estratégia metodológica, foi utilizada a aplicação de questionários e de entrevistas com os servidores da UFPE que participaram da referida capacitação. O processamento dos dados obtidos resultou em cinco índices, sendo um deles um índice geral que possibilita identificar os efeitos do curso nos participantes, juntamente com as informações extraídas das entrevistas. Observou-se que a capacitação, de forma geral, proporcionou benefícios aos participantes. The present research is based on the interest in contributing to studies related to the subject of the well-being of individuals, based on data that demonstrate that a significant part of society presents depression, anxiety disorders, stress and burnout, signaling a low level of well-being -be. In this context, this dissertation aims to identify the effects produced by the development of emotional intelligence in people – specifically in the UFPE servers participating in a training course linked to the International Cultivating Emotional Balance Program (CEB®), offered by the University. The study takes into account that this research is linked to the UFPE and also that the CEB® Program aims to help the participant learn how to cultivate elevated and unconditioned levels of well-being and emotional balance. In the methodological strategy, it was used the application of questionnaires and interviews with the UFPE servers that participated in this training. The processing of the obtained data resulted in five indexes, one of them being a general index that allows to identify the course effects in the participants, along with the information extracted from the interviews. It was observed that the training, in general, provided benefits to the participants. 2019-09-17T20:16:24Z 2019-09-17T20:16:24Z 2018-10-31 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33084 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Bem-estar
Inteligência emocional
Programa CEBr
spellingShingle Bem-estar
Inteligência emocional
Programa CEBr
FRADE, Helen Gomes
Efeitos do desenvolvimento da inteligência emocional nos servidores da UFPE participantes do curso de capacitação do Programa Cultivating Emotional Balance (CEB®)
description A presente pesquisa está pautada no interesse em contribuir com estudos relacionados à temática do bem-estar dos indivíduos, tomando por base dados que demonstram que parcela significativa da sociedade apresenta quadros de depressão, transtornos de ansiedade, estresse e burnout, sinalizando baixo nível de bem-estar. Nesse contexto, esta dissertação tem como finalidade identificar os efeitos produzidos pelo desenvolvimento da inteligência emocional nas pessoas – mais especificamente nos servidores da UFPE participantes de um curso de capacitação vinculado ao Programa internacional Cultivating Emotional Balance (CEB®), ofertado pela referida Universidade. A realização do estudo leva em consideração que essa pesquisa é vinculada à UFPE e também que o Programa CEB® tem como objetivo ajudar o participante a aprender como cultivar níveis elevados e não condicionados de bem-estar e equilíbrio emocional. Na estratégia metodológica, foi utilizada a aplicação de questionários e de entrevistas com os servidores da UFPE que participaram da referida capacitação. O processamento dos dados obtidos resultou em cinco índices, sendo um deles um índice geral que possibilita identificar os efeitos do curso nos participantes, juntamente com as informações extraídas das entrevistas. Observou-se que a capacitação, de forma geral, proporcionou benefícios aos participantes.
author2 MOURA, Guilherme Lima
format masterThesis
author FRADE, Helen Gomes
author_sort FRADE, Helen Gomes
title Efeitos do desenvolvimento da inteligência emocional nos servidores da UFPE participantes do curso de capacitação do Programa Cultivating Emotional Balance (CEB®)
title_short Efeitos do desenvolvimento da inteligência emocional nos servidores da UFPE participantes do curso de capacitação do Programa Cultivating Emotional Balance (CEB®)
title_full Efeitos do desenvolvimento da inteligência emocional nos servidores da UFPE participantes do curso de capacitação do Programa Cultivating Emotional Balance (CEB®)
title_fullStr Efeitos do desenvolvimento da inteligência emocional nos servidores da UFPE participantes do curso de capacitação do Programa Cultivating Emotional Balance (CEB®)
title_full_unstemmed Efeitos do desenvolvimento da inteligência emocional nos servidores da UFPE participantes do curso de capacitação do Programa Cultivating Emotional Balance (CEB®)
title_sort efeitos do desenvolvimento da inteligência emocional nos servidores da ufpe participantes do curso de capacitação do programa cultivating emotional balance (ceb®)
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2019
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33084
_version_ 1645657372748677120
score 13.657419