A informação de moda e estudos de recepção nas capas da revista Vogue Brasil.
Essa pesquisa objetiva compreender as relações simbólicas existentes entre a corporeidade das modelos presentes nas capas da revista Vogue Brasil e as suas leitoras e como formam um modelo de identidade feminina perante suas consumidoras, a partir da investigação sobre os usos e sentidos que as l...
Main Author: | SILVA, Laura Ially Soares da |
---|---|
Other Authors: | LEITE, Iracema Tatiana Ribeiro |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33093 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-33093 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-330932019-09-18T05:09:45Z A informação de moda e estudos de recepção nas capas da revista Vogue Brasil. SILVA, Laura Ially Soares da LEITE, Iracema Tatiana Ribeiro http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232420Z6 Moda Periódicos brasileiros Mulheres - Identidade Consumidoras ::Lingüística, Letras e Artes::Artes Essa pesquisa objetiva compreender as relações simbólicas existentes entre a corporeidade das modelos presentes nas capas da revista Vogue Brasil e as suas leitoras e como formam um modelo de identidade feminina perante suas consumidoras, a partir da investigação sobre os usos e sentidos que as leitoras constroem da revista e da imagem feminina representada nela. Para compreender melhor o problema de pesquisa foram trazidos conceitos sobre moda, fotografia, comunicação, sobre especificidades do objeto de estudo, a revista Vogue, midiatização, corpo, consumo, identidade feminina e sobre estudos de recepção. As estratégias metodológicas para realização deste trabalho abrangeram a criação de um perfil de consumidoras da revista, e as primeiras significações levaram a uma análise do conteúdo visual, onde se permitiu descrever cada aspecto corporal, gestual e postural, com base nas categorias originais Schmitz (2007), e assim, entender quais sentidos podem ser atribuídas às modelos presentes nas capas. As entrevistas e leituras visuais das revistas pelas consumidoras puderam comprovar as significações sobre a feminilização representada midiaticamente e compreender o modelo de identidade feminina que elas criam a partir do consumo da revista. 2019-09-17T20:41:33Z 2019-09-17T20:41:33Z 2017-06-30 2019-09-17 bachelorThesis SILVA, Laura Ially Soares da. A informação de moda e estudos de recepção nas capas da revista Vogue Brasil. Caruaru: O Autor, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33093 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 90p. |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Moda Periódicos brasileiros Mulheres - Identidade Consumidoras ::Lingüística, Letras e Artes::Artes |
spellingShingle |
Moda Periódicos brasileiros Mulheres - Identidade Consumidoras ::Lingüística, Letras e Artes::Artes SILVA, Laura Ially Soares da A informação de moda e estudos de recepção nas capas da revista Vogue Brasil. |
description |
Essa pesquisa objetiva compreender as relações simbólicas existentes entre a
corporeidade das modelos presentes nas capas da revista Vogue Brasil e as suas
leitoras e como formam um modelo de identidade feminina perante suas
consumidoras, a partir da investigação sobre os usos e sentidos que as leitoras
constroem da revista e da imagem feminina representada nela. Para compreender
melhor o problema de pesquisa foram trazidos conceitos sobre moda, fotografia,
comunicação, sobre especificidades do objeto de estudo, a revista Vogue,
midiatização, corpo, consumo, identidade feminina e sobre estudos de recepção.
As estratégias metodológicas para realização deste trabalho abrangeram a criação de
um perfil de consumidoras da revista, e as primeiras significações levaram a uma
análise do conteúdo visual, onde se permitiu descrever cada aspecto corporal, gestual
e postural, com base nas categorias originais Schmitz (2007), e assim, entender quais
sentidos podem ser atribuídas às modelos presentes nas capas. As entrevistas e
leituras visuais das revistas pelas consumidoras puderam comprovar as significações
sobre a feminilização representada midiaticamente e compreender o modelo de
identidade feminina que elas criam a partir do consumo da revista. |
author2 |
LEITE, Iracema Tatiana Ribeiro |
format |
bachelorThesis |
author |
SILVA, Laura Ially Soares da |
author_sort |
SILVA, Laura Ially Soares da |
title |
A informação de moda e estudos de recepção nas capas da revista Vogue Brasil. |
title_short |
A informação de moda e estudos de recepção nas capas da revista Vogue Brasil. |
title_full |
A informação de moda e estudos de recepção nas capas da revista Vogue Brasil. |
title_fullStr |
A informação de moda e estudos de recepção nas capas da revista Vogue Brasil. |
title_full_unstemmed |
A informação de moda e estudos de recepção nas capas da revista Vogue Brasil. |
title_sort |
informação de moda e estudos de recepção nas capas da revista vogue brasil. |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33093 |
_version_ |
1645657463390732288 |
score |
13.657419 |