Fruição como elemento da política na arte : entre Bourdieu e Rancière
SOUZA, Tainã Ramos Leal de, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEAL, Tainã Ramos
Main Author: | SOUZA, Tainã Ramos Leal de |
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Other Authors: | SOARES, Paulo Marcondes Ferreira |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33157 |
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ir-123456789-331572019-09-19T05:04:47Z Fruição como elemento da política na arte : entre Bourdieu e Rancière SOUZA, Tainã Ramos Leal de SOARES, Paulo Marcondes Ferreira http://lattes.cnpq.br/5498793412528953 http://lattes.cnpq.br/2240014218572495 Sociologia Política e cultura Arte Estética Bourdieu, Pierre, 1930-2002 Rancière, Jacques, 1940- SOUZA, Tainã Ramos Leal de, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEAL, Tainã Ramos Esta dissertação tem como objeto o estudo da experiência estética a partir da dimensão da política na arte, ou seja, numa relação que se estabelece de forma intrínseca. Buscou-se pôr em evidência os processos sociais que circundam a formação do gosto, do aprazível, e assim, por consequência, da formação do repertório da experiência estética em si. Entendendo que arte e política são esferas do mundo social interdependentes e que os repertórios comunicativos do espectador se constroem a partir da realização deste indivíduo na vida cotidiana. Para tanto, buscou-se na Sociologia filosófica de Bourdieu e na Filosofia sociológica de Rancière, possíveis encontros e desencontros, tanto quanto, a localização de uma crítica à teoria do gosto kantiana, capaz de entender a experiência estética tão somente em sua transcendentalidade. O interesse da pesquisa é o de localizar entre uma teoria geral da dominação bourdieusiana e um método educacional emancipatório rancieriano, o espaço para da experiência estética e as possibilidades emancipatórias na arte. CAPES This dissertation aims at the study of aesthetic experience from the dimension of politics in art, that is, in a relationship that is established in an intrinsic way. It sought to highlight the social processes that surround the formation of taste, the pleasurable, and thus, consequently, the formation of the repertoire of aesthetic experience itself. Understanding that art and politics are interdependent spheres of the social world and that the communicative repertoires of the spectator are constructed from the realization of this individual in daily life. In order to do so, we sought in the philosophical Sociology of Bourdieu and in the Sociological Philosophy of Rancière, possible encounters and disagreements, as well as the location of a critique of the Kantian taste theory, capable of understanding aesthetic experience only in its transcendentality. The interest of the research is to locate between a general theory of the Bourdieusian domination and a emancipatory educational method rancieriano, the space for the aesthetic experience and the emancipatory possibilities in the art. 2019-09-18T17:54:19Z 2019-09-18T17:54:19Z 2016-02-24 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33157 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Sociologia |
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REPOSITORIO UFPE |
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Sociologia Política e cultura Arte Estética Bourdieu, Pierre, 1930-2002 Rancière, Jacques, 1940- |
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