Práticas pedagógicas na Educaçao infantil: Uma análise de jogos e brincadeiras nas escolas públicas de Gravatá – PE ( 2009 – 2017 )
O jogos e brincadeiras estiveram sempre presentes na cultura das crianças, nesta propensão surge o projeto de pesquisa que visa apreender as práticas pedagógicas do ensino infantil na cidade de Gravatá – PE (2009 – 2017) Através de jogos e brincadeiras. Os sujeitos participantes da pesquisa serão pr...
Main Author: | SILVA, João Paulo da |
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Other Authors: | RIBEIRO, Ernani Nunes |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33334 |
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ir-123456789-333342019-09-21T05:01:38Z Práticas pedagógicas na Educaçao infantil: Uma análise de jogos e brincadeiras nas escolas públicas de Gravatá – PE ( 2009 – 2017 ) SILVA, João Paulo da RIBEIRO, Ernani Nunes NASCIMENTO, Hercília Melo do http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 http://lattes.cnpq.br/3792925926856737 Educação Física Escolar Jogos Ensino ::Ciências da Saúde O jogos e brincadeiras estiveram sempre presentes na cultura das crianças, nesta propensão surge o projeto de pesquisa que visa apreender as práticas pedagógicas do ensino infantil na cidade de Gravatá – PE (2009 – 2017) Através de jogos e brincadeiras. Os sujeitos participantes da pesquisa serão professores da rede pública da cidade de Gravatá – PE, que terão seu nome preservado, garantindo – lhes os cuidados éticos. Como técnica de coleta será utilizado a entrevista aberta com possibilidade de pesquisa documental, considerando a partir da disponibilidade de materiais do período de atuação do docente. Para tratamento dos achados, será utilizado análises de conteúdo, do ponto de vista operacional, a análise de conteúdo inicia pela leitura das falas, realizada por meio das transcrições de entrevistas, depoimentos e documentos. Geralmente, todos os procedimentos levam a relacionar estruturas semânticas (significantes) com estruturas sociológicas (significados) dos enunciados e articular a superfície dos enunciados dos textos com os fatores que determinam suas características: variáveis psicossociais, contexto cultural e processos de produção de mensagem. Esse conjunto analítico visa a dar consistência interna às operações (MINAYO, 2007). Contudo os resultados esperados serão que com o conhecimento dos benefícios dos jogos e brincadeiras na educação infantil através de artigos e pesquisas científicas encontradas no âmbito acadêmico, espera-se que com a prática, ligada aos objetivos e métodos pedagógicos, possa influenciar de forma ativa o desenvolvimento das crianças. Teoricamente, as práticas de jogos e brincadeiras constituirão no ambiente escolar que seja agradável para as crianças, seja realizada em sala de aula ou/em locais apropriados para a realização dessas praticas pedagógicas. Portanto, almeja-se que as crianças possam desfrutar dos jogos e brincadeiras de forma simples e que melhore o seu desenvolvimento de liberdade e superar seus desafios. De acordo com os estudos de Franco (2012), a prática docente é algo que não pertence por inteiro aos professores, uma vez que há traços culturais compartilhados que formam o que pode ser designado por subjetividades pedagógicas. No entanto, destaca-se que o conceito de prática pedagógica poderá variar dependendo da compreensão de pedagogia e até mesmo do sentido que se atribui a prática. The games and games were always present in the culture of the children, in this propensity arises the project of research that aims to apprehend the pedagogical practices of the infantile education in the city of Gravatá - PE (2009 - 2017) Through games and jokes. The subjects participating in the research will be teachers of the public network of the city of Gravatá - PE, which will have its name preserved, guaranteeing them the ethical care. As collection technique will be used the open interview with the possibility of documentary research, considering from the availability of materials of the period of action of the teacher. To treat the findings, content analysis will be used, from the operational point of view, content analysis begins with the reading of the speeches, performed through transcripts of interviews, testimonials and documents. Generally, all procedures lead to the relationship of semantic structures (meaningful) with sociological structures (meanings) of statements and articulate the surface of text statements with the factors that determine their characteristics: psychosocial variables, cultural context and message production processes. This analytical set aims to give internal consistency to operations (MINAYO, 2007). However, the expected results will be that with the knowledge of the benefits of games and games in early childhood education through articles and scientific research found in the academic field, it is hoped that with practice, linked to pedagogical objectives and methods, it can actively influence the development of children. Theoretically, the practices of games and games will constitute in the school environment that is pleasant for the children, be carried out in the classroom or in places appropriate for the accomplishment of these pedagogical practices. Therefore, it is hoped that children can enjoy games and games in a simple way and that improves their development of freedom and overcome their challenges. According to studies by Franco (2012), teaching practice is something that does not belong entirely to teachers, since there are shared cultural traits that form what can be termed pedagogical subjectivities. However, it is emphasized that the concept of pedagogical practice may vary depending on the understanding of pedagogy and even the meaning attributed to practice. 2019-09-20T12:13:54Z 2019-09-20T12:13:54Z 2019-07-03 2019-09-20 bachelorThesis SILVA, J. P. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33334 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 64 p. |
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