Jogos e brincadeiras praticados no horário do recreio escolar: Revisão literária dos benefícios sobre a qualidade de vida
A Qualidade de Vida (QV) é a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores, nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. A Qualidade de Vida na infância, fase em que a criança está em constante desenvolvime...
Main Author: | LIMA, Mirelly Melo de |
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Other Authors: | PINHEIRO, Isabeli Lins |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33341 |
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ir-123456789-333412019-09-21T05:02:45Z Jogos e brincadeiras praticados no horário do recreio escolar: Revisão literária dos benefícios sobre a qualidade de vida LIMA, Mirelly Melo de PINHEIRO, Isabeli Lins COSTA, Emília Chagas http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4437849Z9 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771540J9 Educação Física Escolar Jogos Recreativos Qualidade de Vida ::Ciências da Saúde A Qualidade de Vida (QV) é a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores, nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. A Qualidade de Vida na infância, fase em que a criança está em constante desenvolvimento de suas habilidades motoras, cognitivas e afetivas, pode ser avaliada nos domínios emocional, escolar, físico e social. A escola é um ambiente que faz parte do ciclo de vida infantil, e pode ser um intermediador de estímulos necessários para o aprimoramento dos domínios. O recreio escolar é um momento onde as crianças utilizam praticam jogos e brincadeiras, atividades essas as quais são expostas a pensar, refletir, analisar, experimentar, criar, dominar a angústia e ansiedade, além de conhecer o próprio corpo. O presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos da prática de jogos e brincadeiras no horário do recreio escolar e seus benefícios sobre a qualidade de vida infantil. Foi realizada uma revisão narrativa, utilizando o banco de dados dos Periódicos Capes, Lilacs, Pubmed e Scielo, artigos originais e de revisão de livre acesso, nos idiomas inglês e português. A revisão dos trabalhos científicos identificados permitiu compreender a relação entre o recreio escolar e a qualidade de vida, a vivência de jogos e brincadeiras no recreio, a influência positiva de uma boa condição do espaço físico, a oferta de materiais didáticos, e a vivência de brincadeiras durante esse tempo. Podemos considerar que a vivência de jogos e brincadeiras no recreio escolar proporciona melhorias na percepção da qualidade de vida na infância. Quality of Life (QOL) is the individual's perception of their position in life, in the context of the culture and value system in which they live, and in relation to their goals, expectations, standards and concerns. The quality of life in childhood, in which the child is constantly developing his motor, cognitive and affective abilities, can be evaluated in the emotional, school, physical and social domains. The school is an environment that is part of the child life cycle, and can be an intermediary of stimuli necessary for the improvement of the domains. School play is a time where children use games and games, which they are exposed to think about, reflect on, analyze, experience, create, master anguish and anxiety, and know their own body. The present work had as objective to investigate the effects of the practice of games and games in the school playtime and its benefits in Quality of Life. A review of the literature was carried out using the Capes, Lilacs, Pubmed and Scielo periodicals database, original articles and free access review, in the English and Portuguese languages. The review of the scientific work identified allowed us to understand the relationship between school play and quality of life, play and play in the playground, the positive influence of a good condition of the physical space, the offer of didactic materials, and the experience of during this time. We can consider that the experience of games and games in school play provides improvements in the perception of quality of life in childhood. 2019-09-20T12:51:40Z 2019-09-20T12:51:40Z 2019-06-10 2019-09-20 bachelorThesis LIMA, M. M. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33341 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 26 p. |
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Educação Física Escolar Jogos Recreativos Qualidade de Vida ::Ciências da Saúde |
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A Qualidade de Vida (QV) é a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores, nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. A Qualidade de Vida na infância, fase em que a criança está em constante desenvolvimento de suas habilidades motoras, cognitivas e afetivas, pode ser avaliada nos domínios emocional, escolar, físico e social. A escola é um ambiente que faz parte do ciclo de vida infantil, e pode ser um intermediador de estímulos necessários para o aprimoramento dos domínios. O recreio escolar é um momento onde as crianças utilizam praticam jogos e brincadeiras, atividades essas as quais são expostas a pensar, refletir, analisar, experimentar, criar, dominar a angústia e ansiedade, além de conhecer o próprio corpo. O presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos da prática de jogos e brincadeiras no horário do recreio escolar e seus benefícios sobre a qualidade de vida infantil. Foi realizada uma revisão narrativa, utilizando o banco de dados dos Periódicos Capes, Lilacs, Pubmed e Scielo, artigos originais e de revisão de livre acesso, nos idiomas inglês e português. A revisão dos trabalhos científicos identificados permitiu compreender a relação entre o recreio escolar e a qualidade de vida, a vivência de jogos e brincadeiras no recreio, a influência positiva de uma boa condição do espaço físico, a oferta de materiais didáticos, e a vivência de brincadeiras durante esse tempo. Podemos considerar que a vivência de jogos e brincadeiras no recreio escolar proporciona melhorias na percepção da qualidade de vida na infância. |
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