Resistência indígena na capitania Pernambuco: estudo sobre o contato através da tecnologia cerâmica na Sesmaria Jaguaribe no Litoral Norte
A presente tese tem como foco analisar as relações de contato e suas influências nas técnicas de produção cerâmica dos grupos indígenas que habitaram a Sesmaria Jaguaribe, um importante polo produtivo do período colonial localizado no litoral norte de Pernambuco, onde a mão de obra indígena foi empr...
Main Author: | CARDOSO, Rosemary Aparecida |
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Other Authors: | OLIVEIRA, Cláudia Alves de |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33430 |
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ir-123456789-334302019-10-26T05:00:39Z Resistência indígena na capitania Pernambuco: estudo sobre o contato através da tecnologia cerâmica na Sesmaria Jaguaribe no Litoral Norte CARDOSO, Rosemary Aparecida OLIVEIRA, Cláudia Alves de BARBOSA, Bartira Ferraz http://lattes.cnpq.br/3280186551525232 http://lattes.cnpq.br/7567746765435723 Arqueologia Colonização Sesmarias Índios – Cerâmica Sítios arqueológicos A presente tese tem como foco analisar as relações de contato e suas influências nas técnicas de produção cerâmica dos grupos indígenas que habitaram a Sesmaria Jaguaribe, um importante polo produtivo do período colonial localizado no litoral norte de Pernambuco, onde a mão de obra indígena foi empregada até início do século XIX. Assim, buscamos compreender se as relações estabelecidas entre os grupos autóctones e os colonizadores influenciaram o perfil técnico cerâmico indígena, e discutir se a manutenção, ou não, do perfil técnico cerâmico exemplificaria uma situação de resistência ou de submissão aos padrões coloniais. Para tanto, analisamos o acervo cerâmico de dez sítios localizados na área da Sesmaria Jaguaribe, tendo sido realizada a classificação tecnotipológica para definição dos perfis técnicos, análises arqueométricas para datação e caracterização elementar dos artefatos (fluorescência de raio X, TL e LOE), visando estabelecer se há contemporaneidade e emprego das mesmas fontes de matéria prima e o tratamento estatístico dos dados (teste de similaridade e análise de cluster através do coeficiente de Jaacard) para identificação dos índices de similaridade entre as coleções cerâmicas. De modo geral, observamos que mesmo com a introdução de novas técnicas de produção e de novos tipos de objetos advindos da cultura europeia, as oleiras mantiveram um modo próprio de produção dos vasilhames cerâmicos, demonstrando a manutenção dos mecanismos de transmissão de conhecimentos e valores compartilhados pelos grupos indígenas da região que resistiram ás pressões coloniais. Deste modo, a resistência ao projeto colonizador foi materializada através do modo de produção da cerâmica. CAPES In this thesis we analyze the relations of contact and their influence over the methods of ceramic production by indigenous people living in the Jaguaribe Sesmaria. Jaguaribe was an important production center during the colonial era in the north of Pernambuco. There, indigenous labor has been forced until the beginning of the XIXth century. We look to understand if the relations established between local groups and the colonizers had an influence over the technical profile of indigenous ware. We also discuss if, and how, the continuity of such profile could be associated to a context of resistance or submission to colonial patterns. We studied ceramics from ten sites located in the sesmaria. We proposed a technical and typological classification to define their profile, and obtained dating through archaeometric analyses and elementary characterization of the artefacts (X-ray fluorescence, TL and LOE), in order to establish the contemporaneity and use of the same raw material. Statistics (similarity tests and cluster analysis with Jacard coefficient) were used to identify the similarity between the different collections. We observed that, despite the introduction of new techniques and new types of objects coming from a European context, the local ceramists retained their own way to produce ware, demonstrating that they were sharing and passing knowledge and values in the region, resisting the colonial pressure. Their resistance to the colonial entreprise can thus be traced to the mode of producing ceramics. Nous analysons dans cette thèse les relations de contact et leur influence sur les modes de production céramique par les populations indigènes qui ont habité la Sesmaria Jaguaribe. Celleci a été un important centre de production au cours de la période coloniale, dans le nord de Pernambuco, et des indigènes y ont été enrôlés de force jusqu’au début du XIXème siècle. Nous avons donc cherché à comprendre si les relations établies entre les groupes locaux et les colons ont ue une influence sur le profil technique des céramiques indigènes. Nous nous sommes aussi intéressés à la question de savoir si, et à quel point, la continuité de ce profil pourrait être associée à un contexte de résistance ou de soumission au modèle colonial. Nous avons étudié les céramiques de dix sites localisés dans la sesmaria. Nous avons élaboré une classification technique et typologique pour em définir le profil, et nous avons obtenu leur datation par des méthodes archéométriques et une analyse élémentaire des artefacts (fluorescence de rayons-X, TL et LOE), de forme à établir leur contemporanéité et l’utilisation de sources communes de matières premières. Les statistiques (tests de similarity et analyse de cluster avec le coefficient de Jacard) ont permis d’identifier le degré de similarité entre les différentes collections. Nous avons ainsi observé que, malgré l’introduction de techniques nouvelles et d’objets nouveaux, issus d’un contexte européen, les céramistes locaux ont maintenu leur propre manière de produire la céramique, démonstrant de cette manière qu’ils partageaient leur savoir-faire et leurs valeurs dans la région, et résistaient à la pression coloniale. Leur résistance à l’entreprise coloniale peut donc être tracée jusque dans les modes de production de la céramique. 2019-09-20T19:48:27Z 2019-09-20T19:48:27Z 2018-08-20 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33430 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Arqueologia |
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Arqueologia Colonização Sesmarias Índios – Cerâmica Sítios arqueológicos |
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A presente tese tem como foco analisar as relações de contato e suas influências nas técnicas de produção cerâmica dos grupos indígenas que habitaram a Sesmaria Jaguaribe, um importante polo produtivo do período colonial localizado no litoral norte de Pernambuco, onde a mão de obra indígena foi empregada até início do século XIX. Assim, buscamos compreender se as relações estabelecidas entre os grupos autóctones e os colonizadores influenciaram o perfil técnico cerâmico indígena, e discutir se a manutenção, ou não, do perfil técnico cerâmico exemplificaria uma situação de resistência ou de submissão aos padrões coloniais. Para tanto, analisamos o acervo cerâmico de dez sítios localizados na área da Sesmaria Jaguaribe, tendo sido realizada a classificação tecnotipológica para definição dos perfis técnicos, análises arqueométricas para datação e caracterização elementar dos artefatos (fluorescência de raio X, TL e LOE), visando estabelecer se há contemporaneidade e emprego das mesmas fontes de matéria prima e o tratamento estatístico dos dados (teste de similaridade e análise de cluster através do coeficiente de Jaacard) para identificação dos índices de similaridade entre as coleções cerâmicas. De modo geral, observamos que mesmo com a introdução de novas técnicas de produção e de novos tipos de objetos advindos da cultura europeia, as oleiras mantiveram um modo próprio de produção dos vasilhames cerâmicos, demonstrando a manutenção dos mecanismos de transmissão de conhecimentos e valores compartilhados pelos grupos indígenas da região que resistiram ás pressões coloniais. Deste modo, a resistência ao projeto colonizador foi materializada através do modo de produção da cerâmica. |
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