A importância do motor na simulação de carros e motos em situação de tráfego
O sistema de transporte é parte essencial para o funcionamento de uma cidade. No Brasil o tráfego é composto em sua maior parte por carros, motos e ônibus. A grande quantidade de veículos juntamente com uma infraestrutura inadequada intensifica problemas de natureza social e ambiental associados ao...
Main Author: | SANTOS, Maurício Pereira Magalhães de Novaes |
---|---|
Other Authors: | MAGNANI, Fábio Santana |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33516 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
O sistema de transporte é parte essencial para o funcionamento de uma cidade. No Brasil o tráfego é composto em sua maior parte por carros, motos e ônibus. A grande quantidade de veículos juntamente com uma infraestrutura inadequada intensifica problemas de natureza social e ambiental associados ao congestionamento. Pode-se listar como problemas ligados ao congestionamento: perda tempo, estresse, desperdício de combustível, maior emissão de poluentes e gases efeito estufa. Nesta pesquisa é proposto um modelo principal, microscópico contínuo no espaço, aplicado à simulação do tráfego de carros e motos. Esse modelo consiste na integração de três submodelos: tráfego, veículo e consumo. No submodelo do veículo o motor é considerado explicitamente e poderá influenciar na aceleração do veículo. Essa é uma característica não explorada em outros modelos de tráfego, nos quais usualmente o motor é considerado indiretamente pela limitação da aceleração máxima. O objetivo principal é investigar a importância do motor para análise energética e fluxo de veículos. Carros e motos são colocados aleatoriamente em faixas diferentes e apenas as motos podem mudar de faixa. Os parâmetros de entrada são baseados nos manuais dos veículos e estudos anteriores. Outros três modelos, mais simples e usados no estudo do tráfego, são utilizados para comparar o fluxo (veículos/h) e economia de combustível (km/l). Dois desses modelos são discretos no espaço e o terceiro utiliza o mesmo submodelo de tráfego do modelo principal, porém esses três modelos não consideram o motor para o deslocamento. Os resultados indicaram que os modelos que não consideram o motor para acelerar possuem acelerações irreais que não podem ser ignoradas devido à magnitude e número de ocorrências. O modelo contínuo utilizado para comparação resultou em fluxo semelhante ao obtido no modelo principal e em menor distância percorrida por litro de gasolina consumida. No entanto, essas diferenças podem ser reduzidas com mudanças nos parâmetros de entrada. Os modelos discretos resultaram em maiores diferenças relativas, principalmente em economia de combustível. |
---|