Subjetividade e engajamento como pressupostos para a formulação do conceito de interessamento numa educação da situação segundo o pensamento de Sartre
Esta tese tem por tema: Subjetividade e engajamento como pressupostos para a formulação do conceito de Interessamento numa educação de situação segundo o pensamento de Sartre. Considerando que a tarefa fundamental da filosofia é a produção de novos conceitos surgidos da necessidade da realidade, for...
Main Author: | PEREIRA, José Alan da Silva |
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Other Authors: | SILVA, André Gustavo Ferreira da |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33754 |
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ir-123456789-337542019-09-27T05:10:51Z Subjetividade e engajamento como pressupostos para a formulação do conceito de interessamento numa educação da situação segundo o pensamento de Sartre PEREIRA, José Alan da Silva SILVA, André Gustavo Ferreira da SAYÃO, Sandro Cozza http://lattes.cnpq.br/2980749998199099 http://lattes.cnpq.br/3966877544841288 Educação - Filosofia Subjetividade Sartre, Jean Paul, 1905- 1980 UFPE - Pós-graduação Esta tese tem por tema: Subjetividade e engajamento como pressupostos para a formulação do conceito de Interessamento numa educação de situação segundo o pensamento de Sartre. Considerando que a tarefa fundamental da filosofia é a produção de novos conceitos surgidos da necessidade da realidade, formulamos o conceito de Interessamento que significará uma intencionalidade específica para atuar no campo de uma educação de situação, isto é, aquela que considera os acontecimentos históricos, as circunstâncias restritas ao mundo da vida e da facticidade, em sua contingência, enquanto campo de ação, mas também de criação e prática de posturas políticas, visões de mundo em que o engajamento serve de base e referência para posições subjetivas construídas através da educação. Esta pesquisa analisará, como termos estruturantes do conceito inédito de Interessamento, a subjetividade e o engajamento. Iniciando na subjetividade entendida como ação e projeto que se lança na construção de si, por sua liberdade e pelo tipo de consciência que lhe compõe, nos modos pré-reflexivo e reflexivo, prolongamos no estudo do engajamento, considerado enquanto ação e compromisso estruturado por uma intencionalidade específica, o conceito nomeado de Interessamento que possui caráter educativo e pedagógico, capaz de formar e educar sujeitos para condutas livres de engajamento, portanto, não determinadas, porém, circunscritas aos acontecimentos históricos entendidos como fazer humano e que tem a subjetividade como protagonista. O desenvolvimento deste tipo de consciência conta com a contribuição de uma educação de situação cuja intencionalidade estruturante é a de Interessamento. This thesis deals with: Subjectivity and engagement as presuppositions for the formulation of the concept of Interest in a situation education according to Sartre's thinking. Considering that the fundamental task of philosophy is the production of new concepts arising from the necessity of reality, we formulate the concept of Interest that will mean a specific intentionality to act in the field of a situation education, that is, one that considers historical events, circumstances restricted to the world of life and facticity, in their contingency as a field of action, but also of creation and practice of political positions, worldviews in which engagement is the basis and reference to subjective positions constructed through education. This research will analyze, as structuring terms of the unprecedented concept of Interest, subjectivity and engagement. Beginning in the subjectivity understood as action and project that launches in the construction of itself, by its freedom and by the type of conscience that composes to it, in the pre-reflexive and reflexive modes, we prolong in the study of the engagement, considered like action and commitment structured by a specific intentionality, the concept of Interest that has an educational and pedagogical character, capable of forming and educating subjects for free conduct of engagement, therefore, not determined, however, circumscribed to historical events understood as human doing and having subjectivity as protagonist. The development of this type of consciousness counts on the contribution of a situation education whose structuring intentionality is the one of Interest. Cette thèse porte sur: La subjectivité et l'engagement en tant que présupposés pour la formulation du concept d'intérêt dans une situation d'éducation selon la pensée de Sartre. Considérant que la tâche fondamentale de la philosophie est la production de nouveaux concepts découlant de la nécessité de la réalité, nous formulons le concept d'intérêt qui signifie une intentionnalité spécifique pour agir dans le domaine de l'éducation à la situation, c'est-à-dire qui prend en compte des événements historiques, circonstances limitées au monde de la vie et de la facticité, à leur contingence en tant que champ d'action, mais aussi à la création et à la pratique de positions politiques, visions du monde dans lesquelles l'engagement est la base et la référence aux positions subjectives construites par l'éducation. Cette recherche analysera, en tant que termes structurants, le concept sans précédent d’intérêt, de subjectivité et d’engagement. Partant de la subjectivité comprise comme action et projet qui se lance dans la construction de soi, par sa liberté et par le type de conscience qui la compose, dans les modes pré-réflexif et réflexif, on prolonge l'étude de l'engagement, considéré comme action et engagement structuré par L'intentionnalité spécifique, le concept d'intérêt qui a un caractère éducatif et pédagogique, capable de former et d'éduquer des sujets pour une libre conduite de l'engagement, n'est donc pas déterminé, cependant, circonscrit à des événements historiques compris comme des actes humains et ayant la subjectivité comme protagoniste. Le développement de ce type de conscience compte sur l'apport d'une education de la situation dont l'intentionnalité structurante est celle de l'intérêt. 2019-09-26T18:58:57Z 2019-09-26T18:58:57Z 2019-02-28 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33754 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao |
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Educação - Filosofia Subjetividade Sartre, Jean Paul, 1905- 1980 UFPE - Pós-graduação |
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Educação - Filosofia Subjetividade Sartre, Jean Paul, 1905- 1980 UFPE - Pós-graduação PEREIRA, José Alan da Silva Subjetividade e engajamento como pressupostos para a formulação do conceito de interessamento numa educação da situação segundo o pensamento de Sartre |
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Esta tese tem por tema: Subjetividade e engajamento como pressupostos para a formulação do conceito de Interessamento numa educação de situação segundo o pensamento de Sartre. Considerando que a tarefa fundamental da filosofia é a produção de novos conceitos surgidos da necessidade da realidade, formulamos o conceito de Interessamento que significará uma intencionalidade específica para atuar no campo de uma educação de situação, isto é, aquela que considera os acontecimentos históricos, as circunstâncias restritas ao mundo da vida e da facticidade, em sua contingência, enquanto campo de ação, mas também de criação e prática de posturas políticas, visões de mundo em que o engajamento serve de base e referência para posições subjetivas construídas através da educação. Esta pesquisa analisará, como termos estruturantes do conceito inédito de Interessamento, a subjetividade e o engajamento. Iniciando na subjetividade entendida como ação e projeto que se lança na construção de si, por sua liberdade e pelo tipo de consciência que lhe compõe, nos modos pré-reflexivo e reflexivo, prolongamos no estudo do engajamento, considerado enquanto ação e compromisso estruturado por uma intencionalidade específica, o conceito nomeado de Interessamento que possui caráter educativo e pedagógico, capaz de formar e educar sujeitos para condutas livres de engajamento, portanto, não determinadas, porém, circunscritas aos acontecimentos históricos entendidos como fazer humano e que tem a subjetividade como protagonista. O desenvolvimento deste tipo de consciência conta com a contribuição de uma educação de situação cuja intencionalidade estruturante é a de Interessamento. |
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