Efeito do brinquedo terapêutico na ansiedade e no comportamento de crianças submetidas a cateterismo cardíaco
O cateterismo cardíaco é um valioso método para diagnóstico e tratamento das cardiopatias congênitas. A realização deste procedimento pode ser uma experiência muito estressante para as crianças podendo causar um efeito sobre elas e seus pais, como, por exemplo, a ansiedade. Crianças que estão mais a...
Main Author: | SILVA, Rosalia Daniela Medeiros da |
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Other Authors: | LIMA, Luciane Soares de |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33981 |
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Summary: |
O cateterismo cardíaco é um valioso método para diagnóstico e tratamento das cardiopatias congênitas. A realização deste procedimento pode ser uma experiência muito estressante para as crianças podendo causar um efeito sobre elas e seus pais, como, por exemplo, a ansiedade. Crianças que estão mais ansiosas no pré-operatório são menos cooperativas. O Brinquedo Terapêutico (BT) é uma importante técnica para preparar crianças que serão submetidas a cateterismo cardíaco pois está alicerçada no potencial que a brincadeira tem para expor-lhe um problema e favorece o desenvolvimento de estratégias de coping diante da realização de um procedimento invasivo. O estudo objetivou avaliar o efeito da utilização do BT sobre o nível de ansiedade pré-operatória e comportamento durante a indução anestésica de crianças submetidas a cateterismo cardíaco. Trata-se de um estudo de intervenção, quase experimental do tipo antes e depois. A coleta de dados foi realizada no Serviço de Hemodinâmica de dois hospitais públicos e um particular na cidade de Recife. A intervenção consistiu de uma sessão de BT utilizando materiais representativos da sala de hemodinâmica, equipe e materiais utilizados na assistência à criança juntamente com a contação de uma história durante a brincadeira que explicava e demonstrava à criança o procedimento ao qual ela seria submetida. A ansiedade pré-operatória foi avaliada antes e depois da sessão através Escala de Ansiedade Pré-operatória de Yale modificada - EAPY-m. Para analisar o comportamento da criança, durante a indução anestésica, foi utilizada a Escala de Observação do Distresse Comportamental – OSDB. A ansiedade dos pais foi avaliada por meio do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-E). A amostra foi composta por 31 crianças de três a 13 anos, sendo 17 do sexo masculino. Todas as crianças participaram ativamente da sessão de BT junto com seus responsáveis. Entre os participantes deste estudo, 70,9 % estavam ansiosos antes da sessão de BT, após a sessão apenas 9,6% das crianças estavam ansiosas. A mediana do escore de ansiedade antes da sessão de BT foi aumentando conforme aumentou a idade. Ocorreu uma redução na mediana do escore de ansiedade pré-operatória das crianças de 41,67, antes da sessão, para 23,40 (p<0,001), após a sessão. Houve uma menor frequência durante a indução anestésica de comportamentos concorrentes pelas crianças como, por exemplo, chorar, fugir, gritar e movimentar-se até ser necessário os profissionais realizarem sua imobilização; e uma maior frequência de comportamentos não concorrentes como auxiliar na execução do procedimento, falar e responder verbalmente. Os pais/responsáveis também apresentaram redução da mediana de ansiedade de 47 para 37 (p<0,001). Concluímos que o uso do BT promoveu redução da ansiedade pré-operatória das crianças submetidas a cateterismo cardíaco e um comportamento adaptativo durante a indução anestésica. O BT demonstrou ser uma tecnologia de baixo custo que favorece a elaboração de estratégias para enfrentamento de procedimentos invasivos como o cateterismo cardíaco. |
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