Resolução de problemas no ensino de ciências baseada em uma abordagem investigativa
O ensino de ciências deve fazer sentido para o aluno, ajudando-o não apenas compreender o mundo físico como também reconhecer seu papel como participante de decisões individuais e coletivas. Assim, surge à necessidade de desenvolver propostas de ensino de Ciências que relacionem os conhecimentos cie...
Main Author: | SILVA, Elizete Terezinha da |
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Other Authors: | SÁ, Roberto Araújo |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34210 |
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ir-123456789-342102019-10-26T02:48:18Z Resolução de problemas no ensino de ciências baseada em uma abordagem investigativa SILVA, Elizete Terezinha da SÁ, Roberto Araújo BATINGA, Verônica Tavares Santos http://lattes.cnpq.br/0528445435745316 http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 Ciências (Ensino fundamental) Aprendizagem baseada em problemas (Pernambuco) Aprendizagem ativa (Pernambuco) Água (Pernambuco) Ensino fundamental (Pernambuco) O ensino de ciências deve fazer sentido para o aluno, ajudando-o não apenas compreender o mundo físico como também reconhecer seu papel como participante de decisões individuais e coletivas. Assim, surge à necessidade de desenvolver propostas de ensino de Ciências que relacionem os conhecimentos científicos com a sua realidade e suas necessidades. Tais propostas podem gerar condições para que os estudantes ajam como cidadãos a fim de interferirem no mundo com ações e decisões responsáveis. Essa pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades da abordagem de Resolução de Problemas para o ensino-aprendizado do conteúdo “A Matéria e suas Transformações” no 9º ano do Ensino Fundamental a partir de atividades investigativas. Para coleta de dados utilizou-se a observação participante, as produções dos alunos durante a resolução dos problemas e nas atividades realizadas durante o desenvolvimento da sequência. Os dados foram analisados com base na trajetória dos alunos no processo de aprendizagem e de elementos presentes do ensino por investigação. Os resultados mostram que as atividades estruturadas para a sequência envolveu os alunos no processo de busca do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades como: elaboração de hipóteses, planejamento de experimento, discussão e comunicação de ideias, trabalho em grupo, autonomia, resolução de problemas. Destaca-se também a identificação das dimensões epistêmica e pedagógicas durante as ações desenvolvidas pelos alunos nas atividades da sequência. Os conteúdos de Ciências assimilados pelos alunos no contexto da temática Água proporcionou a construção de sentido e significado para conceitos como: substâncias, misturas, métodos de separação de mistura, fenômenos físicos e químicos, abordados durante as aulas e atividades da sequência. Science education should make sense for the student by helping him not only understand the physical world but also recognize his role as a participant in individual and collective decisions. Thus, it is necessary to develop proposals for teaching science that relate scientific knowledge to its reality and its needs. Such proposals can create conditions for students to act as citizens in order to interfere in the world with responsible actions and decisions. This research aims to investigate the potentialities of the Problem-solving approach to the teaching and learning of the content "Matter and its transformations" in the 9th year of Elementary Education from research activities. Data were collected using participant observation, student productions during problem solving, and activities performed during sequence development. The data were analyzed based on the trajectory of the students in the learning process and the present elements of the teaching by investigation. The results show that the structured activities for the sequence involved the students in the process of knowledge search and the development of skills such as: hypothesis elaboration, experiment planning, discussion and communication of ideals, group work, autonomy, problem solving. It is also important to identify the epistemic and pedagogical dimensions during the actions developed by the students in the sequence activities. The contents of science assimilated by the students in the context of the theme Water provided the construction of meaning and meaning for concepts such as substances, mixtures, methods of separation of mixtures, physical and chemical phenomena, addressed during classes and sequencing activities. 2019-10-04T19:38:44Z 2019-10-04T19:38:44Z 2019-02-27 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34210 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica |
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REPOSITORIO UFPE |
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Ciências (Ensino fundamental) Aprendizagem baseada em problemas (Pernambuco) Aprendizagem ativa (Pernambuco) Água (Pernambuco) Ensino fundamental (Pernambuco) |
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O ensino de ciências deve fazer sentido para o aluno, ajudando-o não apenas compreender o mundo físico como também reconhecer seu papel como participante de decisões individuais e coletivas. Assim, surge à necessidade de desenvolver propostas de ensino de Ciências que relacionem os conhecimentos científicos com a sua realidade e suas necessidades. Tais propostas podem gerar condições para que os estudantes ajam como cidadãos a fim de interferirem no mundo com ações e decisões responsáveis. Essa pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades da abordagem de Resolução de Problemas para o ensino-aprendizado do conteúdo “A Matéria e suas Transformações” no 9º ano do Ensino Fundamental a partir de atividades investigativas. Para coleta de dados utilizou-se a observação participante, as produções dos alunos durante a resolução dos problemas e nas atividades realizadas durante o desenvolvimento da sequência. Os dados foram analisados com base na trajetória dos alunos no processo de aprendizagem e de elementos presentes do ensino por investigação. Os resultados mostram que as atividades estruturadas para a sequência envolveu os alunos no processo de busca do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades como: elaboração de hipóteses, planejamento de experimento, discussão e comunicação de ideias, trabalho em grupo, autonomia, resolução de problemas. Destaca-se também a identificação das dimensões epistêmica e pedagógicas durante as ações desenvolvidas pelos alunos nas atividades da sequência. Os conteúdos de Ciências assimilados pelos alunos no contexto da temática Água proporcionou a construção de sentido e significado para conceitos como: substâncias, misturas, métodos de separação de mistura, fenômenos físicos e químicos, abordados durante as aulas e atividades da sequência. |
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