Perspectivas e processos dos aprendentes do 1º ano do ensino médio ao produzirem narrativas transmidiáticas
Esta pesquisa de tese insere-se no Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), na participação do Grupo de Pesquisa de ‘Mídias Digitais e Mediações Interculturais’, e tem o objetivo de compreender as perspectivas e processos dos aprendentes do 1º ano do Ensino Médio, a...
Main Author: | GOMES, Eber Gustavo da Silva |
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Other Authors: | CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34279 |
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Summary: |
Esta pesquisa de tese insere-se no Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), na participação do Grupo de Pesquisa de ‘Mídias Digitais e Mediações Interculturais’, e tem o objetivo de compreender as perspectivas e processos dos aprendentes do 1º ano do Ensino Médio, ao produzirem narrativas transmídias baseado em conteúdos matemáticos, através de aulas disciplinares, problematizações e temas transversais, especificamente na temática de função. Partimos do pressuposto de que as escolas, em seus sistemas, ainda produzem conhecimentos restritos à conteúdos e não consideram os alunos enquanto aprendentes, tampouco utilizam-se de tecnologias digitais para o processo de mediação no processo de aprendizagem. Como aporte teórico, discutiremos a ‘Sociedade Líquida’, baseado em Bauman (2009), assim como ‘Sociedade em Rede’ de Castells (2009). Discutimos sobre a epistemologia da tecnologia e concretizamos com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo educacional. Discutimos, enquanto contexto educacional, a Teoria da Complexidade de Morin (2003) e acrescentamos a transdisciplinaridade, baseado em Moraes (2015), como alternativa a perspectiva disciplinar e as reflexões da cultura digital inerentes a prática educacional. Como teoria que sustenta o objeto desta pesquisa, adotamos a ‘Cultura da Convergência’ de Jenkins (2009) ao apontar as tecnologias massivas e interativas convergindo e não sobrepondo, e dela surge a Narrativa Transmídia, como forma de narrar histórias com várias plataformas de mídias. Apontamos as pesquisas – nacionais e internacionais através de revisão sistemática dos últimos anos (2009 -2018) até aqui apresentadas que discutem a Cultura de Convergência como contexto da pesquisa e fundamentam-se através dela. Portanto, esta pesquisa é do tipo qualitativa e como método adotaremos o cartográfico, analisando todo o percurso dos aprendentes ao produzirem suas narrativas transmídias, desde a convergência tecnológica, a cultura participativa e a inteligência coletiva para o processo de produção. Para fins de análise das etapas do processo de produção, a pesquisa foi realizada a partir de três etapas de intervenção pelo pesquisador, com entrevistas realizadas no processo, e análise das mídias produzidas. A mesma será analisada pela análise discursiva de linha francesa, e serão categorizadas pela convergência tecnológica dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva, baseado na cultura da convergência de Jenkins (2009). Os resultados surgiram de formas rizomáticas, a construção do processo de narrativas transmidiáticas caracterizou-se através da pluralidade de mídias para além de vídeos apresentados ao contexto da proposta inicial, fazendo a pesquisa revelar várias possibilidades de objetos a serem analisados, além de ter apontado a compreensão dos sujeitos ao integrar conteúdos a outras áreas de conhecimento, assim como organização entre os pares para uma prática de inteligência coletiva e utilizações de mídias e redes sociais, tornando-se mais evidentes a partir das aulas com problematizações e temas transversais. |
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