Um sistema de detecção de anomalias em sensor veicular baseado em classificadores one-class
Com o aumento das diversas aplicações de veículos conectados, como sistemas de navegação automotiva e sistemas de transporte inteligentes, o setor de telemetria veicular torna-se estratégico para as montadoras e consumidor. Novas soluções, baseadas na manutenção preditiva e no diagnóstico de veículo...
Main Author: | SILVA NETO, Eronides Felisberto da |
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Other Authors: | SILVA FILHO, Abel Gulilhermino da |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34496 |
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ir-123456789-344962019-10-26T07:41:52Z Um sistema de detecção de anomalias em sensor veicular baseado em classificadores one-class SILVA NETO, Eronides Felisberto da SILVA FILHO, Abel Gulilhermino da http://lattes.cnpq.br/4364517952689670 http://lattes.cnpq.br/8983932189780223 Ciência da computação Sistemas embarcados Telemetria veicular Com o aumento das diversas aplicações de veículos conectados, como sistemas de navegação automotiva e sistemas de transporte inteligentes, o setor de telemetria veicular torna-se estratégico para as montadoras e consumidor. Novas soluções, baseadas na manutenção preditiva e no diagnóstico de veículos, são habilitadas de maneira mais fácil. Além da redução dos preços dos dispositivos eletrônicos, outro fator que também impulsionou o aumento no número de veículos conectados é a ampla cobertura de redes celulares e tecnologias habilitadoras da comunicação móvel. A partir de um mapeamento sistemático, este trabalho apresenta as diversas arquiteturas e aplicações da telemetria veicular. Graças à combinação das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), os veículos são equipados com unidade telemática que adiciona inteligência às tradicionais funções veiculares. A partir da proposta de um sistema de telemetria veicular, este trabalho avaliou a presença de anomalias na operação do sensor de Temperatura do Líquido Arrefecimento do Motor (ECT) por meio da coleta de dados de um único carro, em dois modos operacionais diferentes. A abordagem proposta avaliou dez classificadores de one-class (one-class classifiers) diferentes, em cinco níveis de anomalia, definidos a partir da faixa dinâmica de potência do sinal do sensor. Com base nos resultados dos dados experimentais, a avaliação baseada na métrica F2-score mostrou: a técnica OC-SVM com função de núcleo polinomial de terceiro grau como a melhor técnica de detecção de anomalias para a operação do veículo no modo em movimento e a técnica k-NN com o melhor resultado para o modo idle, onde o carro permanece com o motor ligado, porém parado. CNPq With the increase in the number of the variety of connected vehicle applications, such as automotive navigation systems and intelligent transportation systems, the vehicle telemetry sector becomes strategic both for automakers and consumer. New solutions based on predictive maintenance and vehicle diagnostics are enabled in an easier way. In addition to the electronic devices cost reduction, another factor that has promoted the increase in the number of connected vehicles is the wide coverage of cellular networks and technologies that enables mobile communication. From a systematic mapping study, this work presents the various architectures and applications of vehicular telemetry. Thanks to the combination of new information and communication technologies (ICTs), vehicles are equipped with a telematics unit that adds intelligence to the basic vehicle functions. Based on a proposal of a vehicle telemetry system, this work has evaluated the presence of anomalies in the operation of the Engine Coolant Temperature (ECT) sensor by collecting data from a single car in two different operational modes. The proposed approach has evaluated ten different one-class classifiers of in five anomaly levels, defined based on the dynamic range of the sensor signal power. Based on the results of experimental data, OC-SVM technique with a third-degree polynomial core function performs the best result based on the F2-score metric. Considering the vehicle on idle mode, the k-NN technique presents the best F2-score results for the case when the car remains with the engine on, but stationary. 2019-10-11T18:47:57Z 2019-10-11T18:47:57Z 2019-05-30 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34496 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao |
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Ciência da computação Sistemas embarcados Telemetria veicular |
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Com o aumento das diversas aplicações de veículos conectados, como sistemas de navegação automotiva e sistemas de transporte inteligentes, o setor de telemetria veicular torna-se estratégico para as montadoras e consumidor. Novas soluções, baseadas na manutenção preditiva e no diagnóstico de veículos, são habilitadas de maneira mais fácil. Além da redução dos preços dos dispositivos eletrônicos, outro fator que também impulsionou o aumento no número de veículos conectados é a ampla cobertura de redes celulares e tecnologias habilitadoras da comunicação móvel. A partir de um mapeamento sistemático, este trabalho apresenta as diversas arquiteturas e aplicações da telemetria veicular. Graças à combinação das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), os veículos são equipados com unidade telemática que adiciona inteligência às tradicionais funções veiculares. A partir da proposta de um sistema de telemetria veicular, este trabalho avaliou a presença de anomalias na operação do sensor de Temperatura do Líquido Arrefecimento do Motor (ECT) por meio da coleta de dados de um único carro, em dois modos operacionais diferentes. A abordagem proposta avaliou dez classificadores de one-class (one-class classifiers) diferentes, em cinco níveis de anomalia, definidos a partir da faixa dinâmica de potência do sinal do sensor. Com base nos resultados dos dados experimentais, a avaliação baseada na métrica F2-score mostrou: a técnica OC-SVM com função de núcleo polinomial de terceiro grau como a melhor técnica de detecção de anomalias para a operação do veículo no modo em movimento e a técnica k-NN com o melhor resultado para o modo idle, onde o carro permanece com o motor ligado, porém parado. |
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