Avaliação da aprendizagem na educação online : construindo elementos para um avaliar interativo-mediador

A presente pesquisa tem como eixo de discussão a avaliação da aprendizagem no cenário educativo online e objetiva analisar como cursos com propostas de Educação Online concretizam a avaliação da aprendizagem. Estamos imersos na Sociedade em Rede, a qual traz novas configurações em todas as instância...

Full description

Main Author: ARAÚJO, Renata Kelly de Souza
Other Authors: ABRANCHES, Sérgio Paulino
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34528
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-34528
recordtype dspace
spelling ir-123456789-345282020-08-07T20:19:25Z Avaliação da aprendizagem na educação online : construindo elementos para um avaliar interativo-mediador ARAÚJO, Renata Kelly de Souza ABRANCHES, Sérgio Paulino http://lattes.cnpq.br/8950857109467218 http://lattes.cnpq.br/9070763811045760 Ensino à distância Aprendizagem - Avaliação Mediação pedagógica UFPE - Pós-graduação A presente pesquisa tem como eixo de discussão a avaliação da aprendizagem no cenário educativo online e objetiva analisar como cursos com propostas de Educação Online concretizam a avaliação da aprendizagem. Estamos imersos na Sociedade em Rede, a qual traz novas configurações em todas as instâncias da sociedade e também a emergência de uma modalidade educativa, a Educação Online. Apesar das possibilidades de interatividade e interfaces disponíveis no ciberespaço que favorecem um processo educativo significativo com criação e cocriação, a avaliação da aprendizagem online se constitui como um desafio, pois as práticas existentes são engessadas e embasadas no paradigma educativo instrucional. A avaliação da aprendizagem online, sendo um campo que permanece em construção do ponto de vista teórico e prático, desafia o próprio significar da Educação Online, uma vez que o aluno pode se desmotivar à autoria e coautoria em rede, dependendo da forma como ela é concebida e concretizada. A presente tese tem como desafio buscar indicadores que direcionem o processo avaliativo de cursos que têm proposta de Educação Online, e neste sentido consideram o processo avaliativo imbricado com o processo educativo, sendo a interatividade e mediação pedagógica elementos presentes e indissociáveis. Como base teórica fundamentaremos o processo avaliativo a partir do conceito de Interatividade, proposto por Silva (2014b) e Primo (2008); de Mediação Pedagógica Online em Vigotski (2008, 2015), Gutierrez e Pietro (1994), Masetto (2017), Sá e Silva (2013), Sá (2011), D´avila (2013) e de Avaliação da Aprendizagem Online em Hoffmann (2014a), Pereira, Oliveira e Amante (2015). Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de casos múltiplos, sendo um no curso de Mestrado de Pedagogia do Elearning, da Universidade Aberta de Portugal e outro no curso de Licenciatura em Pedagogia online, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Consórcio CEDERJ/UERJ, campos estes escolhidos por sua singularidade no que tange ao fazer avaliativo no online. Buscamos analisar como a avaliação é conceituada e concretizada no intuito de construir elementos que possam orientar a docência online para um avaliar com base na interatividade e na mediação pedagógica. A pesquisa se caracteriza com foco na abordagem qualitativa, sendo quanto aos objetivos de tipologia descritiva e explicativa. No que tange aos procedimentos técnicos se caracteriza como bibliográfica, documental e de campo e tem como instrumentos de coleta de dados a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os docentes das disciplinas acompanhadas, e no caso da CEDERJ/UERJ do coordenador da disciplina, e grupo focal com os docentes também deste campo, e aplicação de questionário no formato Google Docs para os discentes, de ambos os campos. Os resultados apontam que nos cursos com propostas ancoradas no olhar da Educação Online a avaliação da aprendizagem tem como bases a interatividade e a mediação pedagógica online, favorecendo um processo com ênfase na aprendizagem efetiva, na construção significativa do conhecimento pelos discentes. CAPES The present research aims to mainly discuss about the learning evaluation within online learning scenario, and it aims to analyse how online educational courses put in practice learning assessment. We are immersed in a Network Society, which brings new settings to all instances of Society and it also arises a new educational category, the online education. In spite of the means of interactivity and interfaces available in the cyberspace that favor a significant educative process with creation and co-creation, the evaluation of the online apprenticeship is like a challenger, since the existent practices are put in plaster and based in the educative paradigm instructional. The evaluation of the online learning, being it a field which is still in construction from the theoretical and practical points of view, defies its own meaning, once the student can lose interest in the network author and coauthorships, depending on the way they are conceived and materialised. The current study proposes itself with the challenge of searching for indicators to guide the process of assessment of courses which offer online education, and that, in this direction, take into consideration the assessment process walking together with the process of education. We also recognize interactivity and pedagogical mediation as inseparable elements from these processes. Like theoretical base we will substantiate the evaluation process from the concept of Interactivity, proposed by Silva (2014b) and Primo (2008); Online Pedagogical Mediation from Vigotski (2008, 2015), Gutierrez and Pietro (1994), Masetto (2017), Sá and Silva (2013), Sá (2011), D´avila (2013) and from Online Learning Evaluation from Hoffmann (2014a), Pereira, Oliveira and Amante (2015). From a methodological standpoint, we carry out a study of multiple cases, being one in the course of Pedagogy Master's degree of the Elearning, from the Open Portugal University and other in the Degree course in online Pedagogy, from Rio de Janeiro University- Partnership CEDERJ/UERJ, these fields chosen by his peculiarity as regards evaluate doing in the online one. We seek to analyse how assessment is conceptualized in order to construct elements that can orientate the online teaching to evaluate on basis of interactivity and pedagogical mediation. The research is chacterized with focus in the qualitative approach, being as for the objectives of descriptive and explicative typology. As regards the technical proceedings it is characterized as bibliographical, documentary and of field and it takes as instruments of collection of data the application of interviews semistructured with the teachers of the accompanied disciplines, and of the CEDERJ/UERJ case the coordinator of the discipline, and focal group with the teachers also of this field, and questionnaire application in the Google Docs format for the pupils, of both fields. The results point that in the courses with proposals anchored in the glance of the Online Education the evaluation of the apprenticeship takes as bases the interactivity and the online pedagogic mediation, favoring a process with emphasis in the effective apprenticeship, in the significant construction of the knowledge for the pupils. 2019-10-11T20:50:43Z 2019-10-11T20:50:43Z 2019-05-27 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34528 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Ensino à distância
Aprendizagem - Avaliação
Mediação pedagógica
UFPE - Pós-graduação
spellingShingle Ensino à distância
Aprendizagem - Avaliação
Mediação pedagógica
UFPE - Pós-graduação
ARAÚJO, Renata Kelly de Souza
Avaliação da aprendizagem na educação online : construindo elementos para um avaliar interativo-mediador
description A presente pesquisa tem como eixo de discussão a avaliação da aprendizagem no cenário educativo online e objetiva analisar como cursos com propostas de Educação Online concretizam a avaliação da aprendizagem. Estamos imersos na Sociedade em Rede, a qual traz novas configurações em todas as instâncias da sociedade e também a emergência de uma modalidade educativa, a Educação Online. Apesar das possibilidades de interatividade e interfaces disponíveis no ciberespaço que favorecem um processo educativo significativo com criação e cocriação, a avaliação da aprendizagem online se constitui como um desafio, pois as práticas existentes são engessadas e embasadas no paradigma educativo instrucional. A avaliação da aprendizagem online, sendo um campo que permanece em construção do ponto de vista teórico e prático, desafia o próprio significar da Educação Online, uma vez que o aluno pode se desmotivar à autoria e coautoria em rede, dependendo da forma como ela é concebida e concretizada. A presente tese tem como desafio buscar indicadores que direcionem o processo avaliativo de cursos que têm proposta de Educação Online, e neste sentido consideram o processo avaliativo imbricado com o processo educativo, sendo a interatividade e mediação pedagógica elementos presentes e indissociáveis. Como base teórica fundamentaremos o processo avaliativo a partir do conceito de Interatividade, proposto por Silva (2014b) e Primo (2008); de Mediação Pedagógica Online em Vigotski (2008, 2015), Gutierrez e Pietro (1994), Masetto (2017), Sá e Silva (2013), Sá (2011), D´avila (2013) e de Avaliação da Aprendizagem Online em Hoffmann (2014a), Pereira, Oliveira e Amante (2015). Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de casos múltiplos, sendo um no curso de Mestrado de Pedagogia do Elearning, da Universidade Aberta de Portugal e outro no curso de Licenciatura em Pedagogia online, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Consórcio CEDERJ/UERJ, campos estes escolhidos por sua singularidade no que tange ao fazer avaliativo no online. Buscamos analisar como a avaliação é conceituada e concretizada no intuito de construir elementos que possam orientar a docência online para um avaliar com base na interatividade e na mediação pedagógica. A pesquisa se caracteriza com foco na abordagem qualitativa, sendo quanto aos objetivos de tipologia descritiva e explicativa. No que tange aos procedimentos técnicos se caracteriza como bibliográfica, documental e de campo e tem como instrumentos de coleta de dados a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os docentes das disciplinas acompanhadas, e no caso da CEDERJ/UERJ do coordenador da disciplina, e grupo focal com os docentes também deste campo, e aplicação de questionário no formato Google Docs para os discentes, de ambos os campos. Os resultados apontam que nos cursos com propostas ancoradas no olhar da Educação Online a avaliação da aprendizagem tem como bases a interatividade e a mediação pedagógica online, favorecendo um processo com ênfase na aprendizagem efetiva, na construção significativa do conhecimento pelos discentes.
author2 ABRANCHES, Sérgio Paulino
format doctoralThesis
author ARAÚJO, Renata Kelly de Souza
author_sort ARAÚJO, Renata Kelly de Souza
title Avaliação da aprendizagem na educação online : construindo elementos para um avaliar interativo-mediador
title_short Avaliação da aprendizagem na educação online : construindo elementos para um avaliar interativo-mediador
title_full Avaliação da aprendizagem na educação online : construindo elementos para um avaliar interativo-mediador
title_fullStr Avaliação da aprendizagem na educação online : construindo elementos para um avaliar interativo-mediador
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem na educação online : construindo elementos para um avaliar interativo-mediador
title_sort avaliação da aprendizagem na educação online : construindo elementos para um avaliar interativo-mediador
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2019
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34528
_version_ 1680625190643433472
score 13.657419