Estudo exploratório sobre a implantação de um programa de desenvolvimento de habilidades socioemocionais

O estudo das habilidades socioemocionais (HSEs) tem recebido especial atenção das mais diferentes áreas do conhecimento, com destaque para a economia, psicologia e educação. As HSEs compreende um conjunto de características que são desenvolvidas, em uma relação dialética, pelo (auto)conhecimento emo...

Full description

Main Author: RICARTE, Mirela Dantas
Other Authors: BUENO, José Maurício Haas
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34540
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Summary: O estudo das habilidades socioemocionais (HSEs) tem recebido especial atenção das mais diferentes áreas do conhecimento, com destaque para a economia, psicologia e educação. As HSEs compreende um conjunto de características que são desenvolvidas, em uma relação dialética, pelo (auto)conhecimento emocional e relacional. Alguns programas têm sido aplicados para o desenvolvimento das HSEs em população infantil com evidências de que tais habilidades atuam como preditoras de importantes índices relacionados ao desempenho educacional e promoção do bem-estar individual e social na idade adulta. Por isso, este trabalho teve como objetivo implantar e avaliar a eficácia de um programa de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, baseado na teoria da inteligência emocional (IE). A IE é definida como um construto no qual o processamento de informações emocionais é explicado por meio de um sistema de quatro níveis, a saber: percepção de emoções; facilitação do pensamento; compreensão emocional e regulação de emoções. Desse modo, esta pesquisa envolveu três estudos consecutivos e interdependentes. O primeiro estudo, realizado antes da implantação do programa, buscou identificar as dificuldades e estratégias utilizadas por professores para lidar com situações emocionais na escola. Participaram deste estudo 10 professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, com idades entre 26 e 61 anos. Uma análise de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) do corpus textual, resultou em uma estrutura com duas dimensões: percepção emocional e regulação emocional, composta por duas e três classes relativamente compatíveis com o modelo teórico de IE, o que apoia o uso dessa teoria para a implantação de programas de desenvolvimento de HSEs no contexto escolar. O segundo estudo buscou avaliar a eficácia do programa de intervenção para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Participaram 6 professoras do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, com idades entre 30 e 61 anos. Os resultados da CHD apontaram duas dimensões: aspectos negativos e aspectos positivos, com uma e quatro classes, respectivamente, que sugerem que o programa proporcionou uma formação que despertou e desenvolveu as HSEs nas profissionais de educação e forneceu-lhes ferramentas que lhes permitiu, quer seja de maneira intencional ou intuitiva, promover essas habilidades aos seus discentes. Por fim, o terceiro estudo avaliou o impacto do programa em relação a indicadores de IE dos alunos. Participaram deste estudo 115 crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, divididas em dois grupos: experimental e controle, com idades variando entre 08 a 11 anos. Os resultados da análise de covariância (ANCOVA) mostraram que, de modo geral, não foi possível confirmar as evidências de diferença entre os grupos após a intervenção. Concluiu-se que este trabalho contribui com a apresentação dos primeiros dados sobre a implantação de um programa de intervenção para desenvolver HSEs em crianças. O programa pode ser recomendado para uso em pesquisas, contudo, faz-se necessário uma readequação de suas características e aplicabilidade, com vistas a aumentar o seu impacto no desenvolvimento da IE.