Bateria em Pernambuco: o processo formativo de uma geração inovadora
O presente trabalho tem o intuito de analisar o processo formativo de uma geração específica de bateristas pernambucanos, músicos que são reconhecidos por suas habilidades técnicas e a capacidade de criar e recriar padrões rítmicos. Suas carreiras foram construídas acompanhando artistas da MPB, da m...
Main Author: | SILVA, Marcos Antonio Monte |
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Other Authors: | CABRAL, Giordano Ribeiro Eulálio |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34626 |
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Summary: |
O presente trabalho tem o intuito de analisar o processo formativo de uma geração específica de bateristas pernambucanos, músicos que são reconhecidos por suas habilidades técnicas e a capacidade de criar e recriar padrões rítmicos. Suas carreiras foram construídas acompanhando artistas da MPB, da música instrumental e seus próprios trabalhos. A pesquisa trata do processo formativo dos bateristas pernambucanos que se tornaram referência para seus pares no âmbito nacional. São eles: Augusto Silva, Cássio Cunha, Ebel Perrelli, Tostão Queiroga. Para as análises serão expostos os conceitos de modalidades de ensino, segundo Libâneo (2000), a formação o músico popular na perspectiva de Green (2002). Somando-se a essas análises espera-se identificar os processos de socialização trazidos por Bourdieu (1997) na expectativa de observar o quanto de capital cultural influenciou na formação dos músicos em questão. Os processos metodológicos serão feitos a partir de Gil (2000) sendo a pesquisa qualitativa, com a coleta de dados, entrevista, no modelo sugerido por Lakatos (2003) do tipo semiestruturada também conhecida como despadronizada ou não-estruturada, onde a intervenção do pesquisador ajuda a desvendar os processos quando as perguntas diretas não conseguem. Esses músicos são especialistas em transpor elementos da cultura popular percussiva pernambucana, para universo da bateria, caracterizados pela precisão rítmica, criatividade, domínio no uso do metrônomo, especialidade no mercado de gravação musical. Elementos como: socialização, formação têm destaque nesse trabalho acreditando que esses pontos foram de extrema importância na formação da identidade musical dos interlocutores. |
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