Análise Cientométrica dos Grupos de Pesquisa em Gestão da Informação da Região Nordeste
No contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), a Gestão da Informação Científica e Tecnológica (ICT) pode ser subsidiada por um conjunto de indicadores em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), pois eles auxiliam na elaboração de estratégias e no mapeamento de situações e tendências des...
Main Author: | Santana, Guilherme Alves de |
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Other Authors: | Silva, Fábio Mascarenhas e |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34828 |
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ir-123456789-348282019-10-24T05:05:42Z Análise Cientométrica dos Grupos de Pesquisa em Gestão da Informação da Região Nordeste Santana, Guilherme Alves de Silva, Fábio Mascarenhas e http://lattes.cnpq.br/9023999545198140 Indicadores Científicos Grupos de Pesquisa Diretório de Grupos de Pesquisa Gestão da Informação ::Ciências Sociais Aplicadas No contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), a Gestão da Informação Científica e Tecnológica (ICT) pode ser subsidiada por um conjunto de indicadores em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), pois eles auxiliam na elaboração de estratégias e no mapeamento de situações e tendências desses ambientes. Os indicadores possibilitam que instâncias educacionais como Universidades, Centros de Pesquisa, Departamentos e Grupos de Pesquisa a observação de aspectos positivos e negativos, visando um melhor desempenho. Sobre os Grupos de Pesquisa, notou-se que a utilização de indicadores científicos podem auxiliar sua gestão e avaliação da produtividade. Nesse sentido, este trabalho visou analisar os indicadores científicos dos Grupos de Pesquisa da área de Gestão da Informação vinculados a IES da Região Nordeste. A análise baseou-se em dados disponíveis no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) e nos currículos dos pesquisadores cadastrados na Plataforma Lattes (PL), ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para tanto, utilizou-se as seguintes ferramentas e softwares: “ScriptLattes” para a extração e a compilação das listas de produções científicas dos programas; “dataview” e “Microsoft Excel” para construção de matrizes de dados; “UCInet” e “Netdraw” para a criação das redes de colaboração entre os grupos. Os resultados apontaram a quantificação da produção científica, a localização e o surgimento cronológico dos grupos, os periódicos com maior número de publicações e seus estratos Qualis, os grupos e pesquisadores mais produtivos, e as coautorias e as redes de colaboração entre pesquisadores de diferentes grupos. In the context of Higher Education Institutions (HEIs), Management of Scientific and Technological Information (ICT) can be subsidized by a set of indicators in Science, Technology and Innovation (ST&I) because they assist in strategizing and mapping situations and trends in these environments. The indicators enable educational bodies such as Universities, Research Centers, Departments and Research Groups a view point of the positive and negative aspects, aiming at a better performance. About the Research Groups, we note that the use of scientific indicators can assist management and productivity assessment. Thus, this research analyzed the scientific indicators of Research Groups in the area of Information Management from HEIs linked to the Northeast of Brazil. The analysis was based on data available in the Directory of Research Groups and the curriculums of researchers registered in the Lattes Platform, both the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). Therefore, were used the following tools and software: "ScriptLattes" for the extraction and compilation of lists of scientific production of programs; "dataview" and "Microsoft Excel" to build data arrays; "Ucinet" and "Netdraw" for the creation of collaborative networks between groups. The results showed the quantification of scientific production, location and chronological emergence of groups, journals with the largest number of publications and their Qualis classification, groups and more productive researchers, and co-authorship and collaborative networks of researchers from different groups. 2019-10-23T18:19:31Z 2019-10-23T18:19:31Z 2014-02-26 2019-10-16 bachelorThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34828 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 50p. application/pdf |
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No contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), a Gestão da Informação
Científica e Tecnológica (ICT) pode ser subsidiada por um conjunto de indicadores em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), pois eles auxiliam na elaboração de estratégias e no mapeamento de situações e tendências desses ambientes. Os indicadores possibilitam que instâncias educacionais como Universidades, Centros de Pesquisa, Departamentos e Grupos de Pesquisa a observação de aspectos positivos e negativos, visando um melhor desempenho. Sobre os Grupos de Pesquisa, notou-se que a utilização de indicadores científicos podem auxiliar sua gestão e avaliação da produtividade. Nesse sentido, este trabalho visou analisar os indicadores científicos dos Grupos de Pesquisa da área de Gestão da Informação vinculados a IES da Região Nordeste. A análise baseou-se em dados disponíveis no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) e nos currículos dos pesquisadores cadastrados na Plataforma Lattes (PL), ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para tanto, utilizou-se as seguintes ferramentas e softwares: “ScriptLattes” para a extração e a compilação das listas de produções científicas dos programas; “dataview” e “Microsoft Excel” para construção de matrizes de dados; “UCInet” e “Netdraw” para a criação das redes de colaboração entre os grupos. Os resultados apontaram a quantificação da produção científica, a localização e o surgimento cronológico dos grupos, os periódicos com maior número de publicações e seus estratos Qualis, os grupos e pesquisadores mais produtivos, e as coautorias e as redes de colaboração entre pesquisadores de diferentes grupos. |
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