Acesso e Visualização de Informações na Delegacia Virtual do Estado de Pernambuco
Diversos órgãos públicos aproveitam os avanços tecnológicos da internet/Web para ofertar serviços ao cidadão, como forma de aliviar seus setores de atendimento ao público, que, em geral, são alvos de diversas reclamações. Neste cenário, pensando nos usuários que precisam registrar uma ocorrência pol...
Main Author: | Holanda, Shirnaide Chiarell Gonçalves de |
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Other Authors: | Siebra, Sandra de Albuquerque |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34845 |
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Summary: |
Diversos órgãos públicos aproveitam os avanços tecnológicos da internet/Web para ofertar serviços ao cidadão, como forma de aliviar seus setores de atendimento ao público, que, em geral, são alvos de diversas reclamações. Neste cenário, pensando nos usuários que precisam registrar uma ocorrência policial foi lançada, no ano de 2003, a Delegacia Interativa, também chamada de Delegacia pela Internet ou Delegacia Virtual, cujo foco consiste em trazer maior comodidade ao cidadão, evitando o seu deslocamento até uma unidade policial. Porém, percebe-se que, no desenvolvimento de serviços públicos online, há um verdadeiro descuido relacionado a usabilidade. Isso ocorre, muitas vezes, devido ao demasiado entusiasmo no uso de tecnologias, que são priorizadas em detrimento da percepção das reais necessidades dos usuários e das barreiras que podem impedir esses usuários de utilizarem adequadamente os serviços disponibilizados. Neste contexto, esse trabalho objetivou analisar e discutir questões relacionadas a forma como a informação é visualizada, a interação e a usabilidade na delegacia virtual do Estado de Pernambuco. O presente estudo é exploratório e está inserido no campo da pesquisa quantitativa e qualitativa, além de ter utilizado como estratégia o estudo de caso, com utilização de questionários e entrevistas para a coleta de dados. A avaliação de usabilidade, realizada com a aplicação das heurísticas de Nielsen e testes com usuários, mostrou-se bastante relevante tendo em vista o clamor social por serviços cada vez mais qualificados. Como resultados foram encontrados problemas como os de uso de vocabulário inadequado, falta de clareza para preenchimento dos campos, caminhos de navegação confusos e a falta de recursos para prevenção de erros. A relevância deste trabalho está no fato que sites mais usáveis facilitam o acesso a informação, que é um direito do cidadão. Assim, todos os cidadãos, como integrantes da Sociedade da Informação, têm o dever de exigir que esse direito seja cumprido, para que todos, independente de suas limitações, tenham acesso às informações e serviços governamentais. |
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