Gestão Estratégica da Informação Como Vantagem Competitiva Para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos: Um Estudo de Caso em Pernambuco

O presente trabalho abordou a temática da gestão estratégica da informação, no escopo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). No passado, a postagem, o tratamento, o envio e a entrega de correspondências no Brasil se mostravam bastante atrasados, em grande medida devido a uma malha viá...

Full description

Main Author: Ferreira, Hálisson Tenório
Other Authors: Riascos, Sonia Aguiar Cruz
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34854
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Summary: O presente trabalho abordou a temática da gestão estratégica da informação, no escopo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). No passado, a postagem, o tratamento, o envio e a entrega de correspondências no Brasil se mostravam bastante atrasados, em grande medida devido a uma malha viária precária e por existir poucos avanços tecnológicos disponíveis na época. Muitos anos se passaram e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), na atual conjuntura, não aceita que o ciclo entre a postagem e a entrega seja feito de forma precária, problema este abordado no estudo apresentando a Gestão Estratégica da Informação (GEI) como um importante recurso para orientar novas possibilidades no uso adequado da informação útil a partir do setor estratégico da ECT-Regional Pernambuco (ECT-PE). Objetivou-se verificar como a ECT-PE realiza os processos pertinentes à GEI. A fundamentação teórica fornecida pelas grandes áreas da Ciência da Informação e da Administração permitiu contemplar conceitos informacionais pertinentes ao estudo, bem como o aporte estratégico do autor Michael Porter. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, que a partir de uma abordagem quantitativa, pôde-se aplicar um questionário estruturado aos gestores do nível estratégico da ECT-PE. A amostra contemplou cinco (05) gestores de áreas estratégicas. Posteriormente, procedeu-se com a análise dos dados. Foi identificado que o grande desafio das empresas em meio ao avanço tecnológico, em um mercado cada vez mais competitivo, sejam elas públicas ou privadas, é realizar, estrategicamente, um impecável uso da informação disponível, gerindo e transformando essa informação em conhecimento.