Tecnologia e Educação: O Uso de Recursos Informacionais em Escolas Municipais do Recife

Nos últimos anos, a educação tem sido influenciada por dois grandes fatores de transformação na sociedade: a informação e a tecnologia, incorporando em seus métodos pedagógicos instrumentos que tentam acompanhar a evolução acelerada desses elementos. O presente trabalho explora o contexto da educ...

Full description

Main Author: Silva, Taciana Soares da
Other Authors: Silva, Fabio Mascarenhas e
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34867
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Summary: Nos últimos anos, a educação tem sido influenciada por dois grandes fatores de transformação na sociedade: a informação e a tecnologia, incorporando em seus métodos pedagógicos instrumentos que tentam acompanhar a evolução acelerada desses elementos. O presente trabalho explora o contexto da educação sob a influência da tecnologia quanto ao uso de recursos tecnológicos na prática docente através de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática. O intuito é reunir percepções de vários autores a respeito desses elementos, propiciando uma reflexão sobre a didática dos profissionais e sua conduta informacional. A análise conclusiva se utiliza das respostas obtidas por um questionário aplicado aos Professores da rede pública de ensino do Recife objetivando visualizar o impacto da tecnologia na prática pedagógica. A importância dessa reflexão está na abordagem de aspectos em constante mudança, e que se influenciam mutua e continuamente. A literatura mostra que a tecnologia pode potencializar a prática pedagógica quando bem orientada pelo profissional e que, para tanto, precisa ser bem formado quanto às possibilidades de aplicação. As respostas dos pesquisados comprovam essa necessidade ao reconhecerem sua inabilidade mediante os projetos de inclusão digital executadas pela Secretaria de Educação nos quais, às vezes, os alunos se adaptam com mais facilidade que os Professores. Por outro lado, alguns se mostram interessados e assíduos nas capacitações e nos cursos que envolvem tecnologia e sua área de conhecimento, mas sentem-se limitados ao desenvolver os projetos da rede de ensino nos espaços escolares por falta de infraestrutura e pessoal técnico-profissional para apoiá-los nas atividades. Conclui-se que o investimento em projetos e ações de incentivo ao uso da tecnologia nas escolas tem sido gradativo nos últimos anos, e que os estudantes respondem de forma positiva às atividades em sala e no Laboratório de Informática quando têm acesso a esse conhecimento. Contudo, dois pontos precisam ser trabalhados: primeiro, os Professores precisam ter conhecimento e condições técnicas suficientes para utilizar os instrumentos tecnológicos de forma mais efetiva; e segundo, desenvolver uma prática que atraia a atenção do aluno para as vantagens da tecnologia em seu desenvolvimento intelectual e social, sem dispersa-los com o entretenimento.