Tecnologia e Educação: O Uso de Recursos Informacionais em Escolas Municipais do Recife
Nos últimos anos, a educação tem sido influenciada por dois grandes fatores de transformação na sociedade: a informação e a tecnologia, incorporando em seus métodos pedagógicos instrumentos que tentam acompanhar a evolução acelerada desses elementos. O presente trabalho explora o contexto da educ...
Main Author: | Silva, Taciana Soares da |
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Other Authors: | Silva, Fabio Mascarenhas e |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34867 |
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Summary: |
Nos últimos anos, a educação tem sido influenciada por dois grandes fatores de transformação
na sociedade: a informação e a tecnologia, incorporando em seus métodos pedagógicos
instrumentos que tentam acompanhar a evolução acelerada desses elementos. O presente
trabalho explora o contexto da educação sob a influência da tecnologia quanto ao uso de
recursos tecnológicos na prática docente através de uma pesquisa bibliográfica sobre a
temática. O intuito é reunir percepções de vários autores a respeito desses elementos,
propiciando uma reflexão sobre a didática dos profissionais e sua conduta informacional. A
análise conclusiva se utiliza das respostas obtidas por um questionário aplicado aos
Professores da rede pública de ensino do Recife objetivando visualizar o impacto da
tecnologia na prática pedagógica. A importância dessa reflexão está na abordagem de
aspectos em constante mudança, e que se influenciam mutua e continuamente. A literatura
mostra que a tecnologia pode potencializar a prática pedagógica quando bem orientada pelo
profissional e que, para tanto, precisa ser bem formado quanto às possibilidades de aplicação.
As respostas dos pesquisados comprovam essa necessidade ao reconhecerem sua inabilidade
mediante os projetos de inclusão digital executadas pela Secretaria de Educação nos quais, às
vezes, os alunos se adaptam com mais facilidade que os Professores. Por outro lado, alguns se
mostram interessados e assíduos nas capacitações e nos cursos que envolvem tecnologia e sua
área de conhecimento, mas sentem-se limitados ao desenvolver os projetos da rede de ensino
nos espaços escolares por falta de infraestrutura e pessoal técnico-profissional para apoiá-los
nas atividades. Conclui-se que o investimento em projetos e ações de incentivo ao uso da
tecnologia nas escolas tem sido gradativo nos últimos anos, e que os estudantes respondem de
forma positiva às atividades em sala e no Laboratório de Informática quando têm acesso a
esse conhecimento. Contudo, dois pontos precisam ser trabalhados: primeiro, os Professores
precisam ter conhecimento e condições técnicas suficientes para utilizar os instrumentos
tecnológicos de forma mais efetiva; e segundo, desenvolver uma prática que atraia a atenção
do aluno para as vantagens da tecnologia em seu desenvolvimento intelectual e social, sem
dispersa-los com o entretenimento. |
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