“As Fontes da Juventude” A Encontrabilidade da Informação para Construção do Aprendizado em Ambiente Escolar e Universitário
Este trabalho analisa a encontrabilidade no processo de busca e uso de fontes de informação para a construção do aprendizado em contexto escolar e universitário. Tendo em vista o rápido e constante crescimento das tecnologias da informação e comunicação dentro e fora do ambiente escolar, tem se e...
Main Author: | Silva, Cláudio Vinícius Ribeiro da |
---|---|
Other Authors: | Miranda, Májory Karoline Fernandes de Oliveira |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34944 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Este trabalho analisa a encontrabilidade no processo de busca e uso de fontes de
informação para a construção do aprendizado em contexto escolar e universitário.
Tendo em vista o rápido e constante crescimento das tecnologias da informação e
comunicação dentro e fora do ambiente escolar, tem se exigido dos alunos do ensino
fundamental ao universitário novas competências informacionais. Surge a necessidade
de investigar o comportamento informacional desses alunos, para então, promover a
competência informacional para encontrar fontes de informação adequadas ao seu
contexto. Então é preciso compreender como o sujeito informacional efetua a busca e
uso da informação nos seus ambientes de aprendizado com práticas que permite atingir
o pleno domínio na identificação e caracterização das fontes de informação necessárias
ao sucesso do exercício de sua discência. O método qualitativo utiliza a revisão de
literatura sobre a temática de comportamento informacional, com a técnica de
questionário e observação de contexto educacional específico. Dentre os resultados
ficaram identificados algumas deficiências relacionadas ao processo de busca e uso da
informação devido à problemas de literacia informacional na formação do aluno no
ambiente escolar. |
---|