Heidegger versus Gadamer : o conceito de história efeitual e a historicidade do Dasein
A presente dissertação tem por compromisso investigar, a partir do conceito de história efeitual (Wirkungsgeschichte) – desenvolvido pela hermenêutica de Hans-Georg Gadamer – e do conceito de historicidade do Dasein (Geschichtliches) – constante na análise fenomenológica elaborada por Martin Heidegg...
Main Author: | BARBOSA, Magaly do Carmo |
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Other Authors: | SENA, Sandro Márcio de Moura |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35277 |
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ir-123456789-352772019-11-15T05:11:38Z Heidegger versus Gadamer : o conceito de história efeitual e a historicidade do Dasein BARBOSA, Magaly do Carmo SENA, Sandro Márcio de Moura SANTOS, Cecília Mendonça de Souza Leão http://lattes.cnpq.br/9019589547513859 http://lattes.cnpq.br/4020907438721922 http://lattes.cnpq.br/2376765812716221 Filosofia Heidegger, Martin, 1889-1976 Gadamer, Hans Georg,1900-2002 Hermenêutica A presente dissertação tem por compromisso investigar, a partir do conceito de história efeitual (Wirkungsgeschichte) – desenvolvido pela hermenêutica de Hans-Georg Gadamer – e do conceito de historicidade do Dasein (Geschichtliches) – constante na análise fenomenológica elaborada por Martin Heidegger –, a possibilidade da emersão de dois caminhos hermenêuticos que, embora se tangenciem em determinados aspectos, possuem desfechos um tanto quanto reversos. Para tanto, o texto encontra-se estruturado em quatro segmentos. Apresenta-se, a título de introdução, os possíveis caminhos hermenêuticos que desembocam na problemática a ser tratada no texto, a saber: como a historicidade do Dasein, fincada na temporalidade ekstática, difere, em alguns instantes, da história continuamente influente, tal qual proposta pela hermenêutica gadameriana. Em seu desenvolvimento, ele se divide em dois capítulos. No capítulo inaugural, busca-se estabelecer as principais nuances da hermenêutica gadameriana e o seu compromisso com o passado, desembocando numa consciência histórica e na constância de uma história efeitual. O capítulo sequencial, por sua vez, centraliza seus fundamentos na demonstração de como a temporalidade ekstática funda o caráter histórico do Dasein e, em que medida, torna-se possível a formação da história. Por derradeiro, demonstra, efetivamente, a possibilidade de se obter diversas compreensões hermenêuticas a partir dos conceitos de história destrinchados nas linhas precedentes. Por fim, percorrido todo este caminho, conclusivamente tecer-se-ão breves considerações acerca das possíveis implicações que tal interpretação pode oferecer para a hermenêutica fenomenológica e, consequentemente, algumas contribuições que este trabalho pode ensejar no aprofundamento da compreensão sobre a hermenêutica filosófica traçada tanto por Hans-Georg Gadamer quanto por Martin Heidegger. The present dissertation aims to investigate, from the concept of effective history (Wirkungsgeschichte) - developed by the hermeneutics of Hans-Georg Gadamer - and the concept of historicity of Dasein (Geschichtliches) - constant in the phenomenological analysis elaborated by Martin Heidegger -, the possibility of the emergence of two hermeneutic paths that, although tangential in certain aspects, have rather reversal outcomes. For this, the text is structured in four segments. It presents as an introduction the possible hermeneutic paths that lead to the problem to be dealt with in the text, namely: how the historicity of Dasein, embedded in estatic temporality, differs in a few moments from the history that is continually influential, as it is proposed by Gadamer's hermeneutics. In its development, it is divided into two chapters. In the inaugural chapter, it seeks to establish the main nuances of Gadamer's hermeneutics and its commitment to the past, leading to a historical awareness and the constancy of an actual history. The sequential chapter, on the other hand, centers its foundations on the demonstration of how ekstatic temporality founds the historical character of Dasein and, to what extent, the formation of history becomes possible. Ultimately, it effectively demonstrates the possibility of obtaining various hermeneutical understandings from the concepts of history unchained in the preceding lines. Finally, we will briefly examine the possible implications of such an interpretation for phenomenological hermeneutics and, consequently, some contributions that this work may bring about in the deepening of the understanding of the philosophical hermeneutics traced both by Hans-Georg Gadamer and by Martin Heidegger. 2019-11-14T19:19:09Z 2019-11-14T19:19:09Z 2018-09-24 masterThesis BARBOSA, Magaly do Carmo. Gadamer versus Heidegger: o conceito de história efeitual e a historicidade do Dasein. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35277 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Filosofia |
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REPOSITORIO UFPE |
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Filosofia Heidegger, Martin, 1889-1976 Gadamer, Hans Georg,1900-2002 Hermenêutica |
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A presente dissertação tem por compromisso investigar, a partir do conceito de história efeitual (Wirkungsgeschichte) – desenvolvido pela hermenêutica de Hans-Georg Gadamer – e do conceito de historicidade do Dasein (Geschichtliches) – constante na análise fenomenológica elaborada por Martin Heidegger –, a possibilidade da emersão de dois caminhos hermenêuticos que, embora se tangenciem em determinados aspectos, possuem desfechos um tanto quanto reversos. Para tanto, o texto encontra-se estruturado em quatro segmentos. Apresenta-se, a título de introdução, os possíveis caminhos hermenêuticos que desembocam na problemática a ser tratada no texto, a saber: como a historicidade do Dasein, fincada na temporalidade ekstática, difere, em alguns instantes, da história continuamente influente, tal qual proposta pela hermenêutica gadameriana. Em seu desenvolvimento, ele se divide em dois capítulos. No capítulo inaugural, busca-se estabelecer as principais nuances da hermenêutica gadameriana e o seu compromisso com o passado, desembocando numa consciência histórica e na constância de uma história efeitual. O capítulo sequencial, por sua vez, centraliza seus fundamentos na demonstração de como a temporalidade ekstática funda o caráter histórico do Dasein e, em que medida, torna-se possível a formação da história. Por derradeiro, demonstra, efetivamente, a possibilidade de se obter diversas compreensões hermenêuticas a partir dos conceitos de história destrinchados nas linhas precedentes. Por fim, percorrido todo este caminho, conclusivamente tecer-se-ão breves considerações acerca das possíveis implicações que tal interpretação pode oferecer para a hermenêutica fenomenológica e, consequentemente, algumas contribuições que este trabalho pode ensejar no aprofundamento da compreensão sobre a hermenêutica filosófica traçada tanto por Hans-Georg Gadamer quanto por Martin Heidegger. |
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