O papel do smartphone na autogestão de carreiras musicais: um estudo sobre o perfil do músico empreendedor.

O trabalho apresenta inicialmente uma breve explanação sobre economia criativa, direcionando para a indústria criativa da música, da qual, o mercado fonográfico passa por uma crise proporcionada pelo advento da música digital. Essa crise tem como consequência a mudança de comportamento da classe...

Full description

Main Author: ALVES, Heitor de Lima
Other Authors: SANTOS JÚNIOR, Luiz Sebastião dos
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35286
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O trabalho apresenta inicialmente uma breve explanação sobre economia criativa, direcionando para a indústria criativa da música, da qual, o mercado fonográfico passa por uma crise proporcionada pelo advento da música digital. Essa crise tem como consequência a mudança de comportamento da classe artística, que começa a ser ver obrigada, cada vez mais, a adquirir domínio de técnicas administrativas para gerenciar as próprias carreiras. Além disso, com a crise do mercado fonográfico tradicional, a música independente surge como uma alternativa para que a classe artística possa empreender suas carreiras. Ao longo do trabalho, é definido e expressado o papel dos gadgets, outra nomenclatura para os smartphones, em diversos campos de trabalho, bem como são mostrados o papel e as diferenças dos produtores e gestores cultural, além de uma contextualização acerca do universo da música independente, para se realizar uma análise e posterior mescla entre esses três temas. Sobre o processo de captação de recursos, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, onde foram entrevistados 10 profissionais de referência no mercado musical, através de um roteiro de entrevista semiestruturada e em posterior momento, foram analisados os dados captados onde foi possível alcançar todos os objetivos específicos e o objetivo geral, tendo assim respondido o problema de pesquisa. Esta pesquisa busca compreender melhor os novos rumos do mercado musical e como os próprios artistas utilizam os smartphones como uma ferramenta de gestão por esses novos caminhos.