O papel do smartphone na autogestão de carreiras musicais: um estudo sobre o perfil do músico empreendedor.
O trabalho apresenta inicialmente uma breve explanação sobre economia criativa, direcionando para a indústria criativa da música, da qual, o mercado fonográfico passa por uma crise proporcionada pelo advento da música digital. Essa crise tem como consequência a mudança de comportamento da classe...
Main Author: | ALVES, Heitor de Lima |
---|---|
Other Authors: | SANTOS JÚNIOR, Luiz Sebastião dos |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35286 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
O trabalho apresenta inicialmente uma breve explanação sobre economia
criativa, direcionando para a indústria criativa da música, da qual, o mercado
fonográfico passa por uma crise proporcionada pelo advento da música digital. Essa
crise tem como consequência a mudança de comportamento da classe artística, que
começa a ser ver obrigada, cada vez mais, a adquirir domínio de técnicas
administrativas para gerenciar as próprias carreiras. Além disso, com a crise do mercado
fonográfico tradicional, a música independente surge como uma alternativa para que a
classe artística possa empreender suas carreiras. Ao longo do trabalho, é definido e
expressado o papel dos gadgets, outra nomenclatura para os smartphones, em diversos
campos de trabalho, bem como são mostrados o papel e as diferenças dos produtores e
gestores cultural, além de uma contextualização acerca do universo da música
independente, para se realizar uma análise e posterior mescla entre esses três temas.
Sobre o processo de captação de recursos, foi realizada uma pesquisa exploratória e
qualitativa, onde foram entrevistados 10 profissionais de referência no mercado musical,
através de um roteiro de entrevista semiestruturada e em posterior momento, foram
analisados os dados captados onde foi possível alcançar todos os objetivos específicos e
o objetivo geral, tendo assim respondido o problema de pesquisa. Esta pesquisa busca
compreender melhor os novos rumos do mercado musical e como os próprios artistas
utilizam os smartphones como uma ferramenta de gestão por esses novos caminhos. |
---|