O ensino de biologia e as histórias em quadrinhos : uma experiência para o estudo de citologia

DIAS, Alzira Carla de Oliveira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Carla de.

Main Author: DIAS, Alzira Carla de Oliveira
Other Authors: FREITAS, Erika Maria Silva
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35497
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-35497
recordtype dspace
spelling ir-123456789-354972019-12-06T05:12:40Z O ensino de biologia e as histórias em quadrinhos : uma experiência para o estudo de citologia DIAS, Alzira Carla de Oliveira FREITAS, Erika Maria Silva http://lattes.cnpq.br/2357764615775249 http://lattes.cnpq.br/6558845922911768 Biologia Celular Aprendizagem História em Quadrinhos DIAS, Alzira Carla de Oliveira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Carla de. As Histórias em Quadrinhos (HQs) têm se mostrado uma forma de comunicação muito eficaz para a aprendizagem, pois se aproxima da realidade dos alunos, seja pelo caráter lúdico ou pela facilidade de acesso. Podem também ser usadas como recurso metodológico para o ensino de Biologia, explorando seus conteúdos de diversas formas, estimulando os estudantes aprenderem conceitos até então “difíceis” e levando-os a criarem as próprias HQs. Assim, trabalhando a associação entre várias linguagens (textos imagéticos, verbal, uso de cores, onomatopeias, sinais gráficos), o aluno se apropriou do conhecimento científico de forma dialógica e se sentiu motivado, considerando o aspecto lúdico envolvido na atividade. Elas oferecem possibilidades de diversas aplicações dentro da perspectiva escolar, em todos os níveis de ensino. O objetivo principal desse trabalho foi analisar as contribuições da construção e utilização de HQs como estratégia didático-metodológica e suas implicações favoráveis para a aprendizagem de citologia, especificamente para o estudo sobre divisão celular, pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio da rede pública. A pesquisa se apresentou por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e aplicada, tendo como suporte teórico os estudos de Waldomiro Vergueiro, Miriam Krasilchik e David Ausubel. O desafio foi apresentar possibilidades de uso e construção das HQs, como uma maneira de reforçar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma reflexão sobre o uso de novas metodologias, pois sabemos que a inserção de diferentes possibilidades de ensinar, nos dá uma contribuição positiva nesse processo. Os resultados obtidos demonstraram a importância do uso e da construção de HQs na consolidação do processo de aprendizagem. As produções realizadas pelos alunos foram inéditas e apresentaram riqueza de detalhes que foram um indicador de que a criação e uso de HQs estimulou e despertou a vontade de aprender do educando, reforçando a aprendizagem. Como produtos dessa pesquisa destacam-se as seis histórias em quadrinhos inéditas produzidas pelos participantes. Ao longo do desenvolvimento desse trabalho, surgiu entre os estudantes participantes a necessidade de ter um espaço dedicado para a armazenamento e leitura de suas HQs produzidas. Assim, paralelamente a construção das HQs houve a criação da Gibiteca dentro de um espaço da biblioteca cedido pela gestão da escola. Com isso, esse trabalho apresenta também dois protocolos com sugestões para professores criarem Histórias em Quadrinhos e uma Gibiteca como propostas pedagógicas no ensino de Biologia. CAPES Comic books have proven to be a very effective form of communication for learning, since it is close to the students‟ reality, either by their playfulness or their easy access. They can also be used as a methodological resource for teaching biology, exploring its contents in various ways, by encouraging students to learn yet “difficult” concepts and leading them to create their own comic books. Thus, working on the association between several languages (imagetic, verbal and colorful texts, onomatopoeia and graphic signs), the student then grasps the scientific knowledge in a dialogic way and feels motivated, considering the playful aspect involved in the activity. Comics offer possibilities for various applications within the school perspective at all levels of education. The main objective of this work was to analyze the contributions of the construction and use of comic books as a didactic-methodological strategy and its favorable implications for cytology learning, specifically for the study on cell division, by High School students of the Public Sector. The research was presented through a qualitative approach, interpretative and applied nature, having as theoretical support the studies of Waldomiro Vergueiro, Miriam Krasilchik and David Ausubel. The challenge was to present possibilities of use and construction of comic books, as a way to reinforce the teaching-learning process, by promoting a reflection on the use of new methodologies, because we know that the insertion of different possibilities of teaching gives us a positive contribution through this process. The results showed the importance of the use and construction of comic books in the consolidation of the learning process. The productions made by the students were unprecedented and presented full details that were an indicator that the creation and use of comic books stimulated and aroused the student's desire to learn, by reinforcing their learning. Six unpublished comics produced by the participants stand out as products of this research. Throughout the development of this work, the participating students felt the need of having a place for storing and reading the comics they produced. Thus, at the same time of the creation of the comics there was also the creation of Gibiteca1 in a spot inside the school library, a spot which was given by the school principal. Thus, this work also presents two protocols with suggestions for teachers to create Comics and a Gibiteca as pedagogical proposals in the teaching of Biology. 2019-12-05T20:23:57Z 2019-12-05T20:23:57Z 2019-07-12 masterThesis DIAS, Alzira Carla de Oliveira. O ensino de biologia e as histórias em quadrinhos: uma experiência para o estudo de citologia. 2019. Dissertação (Mestrado m Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35497 por embargoedAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Biologia Celular
Aprendizagem
História em Quadrinhos
spellingShingle Biologia Celular
Aprendizagem
História em Quadrinhos
DIAS, Alzira Carla de Oliveira
O ensino de biologia e as histórias em quadrinhos : uma experiência para o estudo de citologia
description DIAS, Alzira Carla de Oliveira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Carla de.
author2 FREITAS, Erika Maria Silva
format masterThesis
author DIAS, Alzira Carla de Oliveira
author_sort DIAS, Alzira Carla de Oliveira
title O ensino de biologia e as histórias em quadrinhos : uma experiência para o estudo de citologia
title_short O ensino de biologia e as histórias em quadrinhos : uma experiência para o estudo de citologia
title_full O ensino de biologia e as histórias em quadrinhos : uma experiência para o estudo de citologia
title_fullStr O ensino de biologia e as histórias em quadrinhos : uma experiência para o estudo de citologia
title_full_unstemmed O ensino de biologia e as histórias em quadrinhos : uma experiência para o estudo de citologia
title_sort o ensino de biologia e as histórias em quadrinhos : uma experiência para o estudo de citologia
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2019
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35497
_version_ 1661517373424795648
score 13.657419