A textura e a dissonância nos “Comentarios Reales”

ABREU, Érica Thereza Farias, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ABRÊU, Érica Thereza Farias

Main Author: ABRÊU, Érica Thereza Farias
Other Authors: CORDIVIOLA, Alfredo Adolfo
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35547
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spelling ir-123456789-355472019-12-07T05:14:12Z A textura e a dissonância nos “Comentarios Reales” ABRÊU, Érica Thereza Farias CORDIVIOLA, Alfredo Adolfo http://lattes.cnpq.br/9983629562209804 http://lattes.cnpq.br/1511356924660287 Polifônia Contrafactum Comentarios Reales Inca Garcilaso ABREU, Érica Thereza Farias, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ABRÊU, Érica Thereza Farias Inca Garcilaso é considerado um dos mais emblemáticos autores da literatura hispano-americana colonial, pois, sua obra revela a mestiçagem como processo cultural, que estimula a sua criação histórico-literária, funcionando como uma saída “possível” ao conflituoso contexto da conquista e colonização da América. Este trabalho procura refletir sobre o exercício de composição dos “Comentarios Reales” por meio das citações, trabalho com o discurso do outro, sejam aquelas que pertencem ao discurso oficial, sejam as do contra-discurso; e do contraponto entre as duas tradições discursivas que permearam a paisagem cultural peruana no período colonial. Numa primeira etapa, estudamos como se deu a formação do discurso historiográfico na Europa, em especial na Espanha, e de como este discurso histórico no século XVI passa a relacionar-se com o poder politico. Fizemos ainda um breve levantamento das duas correntes historiográficas da época e de como elas representaram a “territorialização do tempo”, além disso, esboçamos o modo como o Inca Garcilaso teve acesso à matriz historiográfica e pôde interagir com as formas discursivas. Procuramos, posteriormente, situar o entrelugar do autor entre os dois inventários culturais, o espanhol e o inca, buscando deslindar e situar a sua produção discursiva entre três tradições historiográficas. Além disso, vimos como a voz do Inca Garcilaso esta imersa dentro dessa guerra silenciosa empreendida pela lei da letra. Por fim, retomamos a textura discursiva polifônica dos “Comentarios Reales” analisando as formas discursivas de base historiográfica, filológica e musical das quais o Inca Garcilaso vale-se para construir o contrafactum discursivo que vai matizar com novos tons a história do império inca. Entendemos que em sua obra maestra há um complexo movimento de criação, no qual ele usa os comentários e as citações como estratégias discursivas para manusear a “verdade” trazida pelos textos oficiais sobre a conquista para reorganizar a história do império inca, sendo assim ele toma a “forma estrutural” do discurso dominante e transfigura- os, incorporando a voz do contra-discurso na história do Novo Mundo. CAPES Inca Garcilaso is considered one of the most emblematic authors of colonial Latin American literature, since his work reveals miscegenation as a cultural process that promotes his historical and literary creation, working as a “possible” exit to the conflicted context of conquest and colonization of America. The present study aims to reflect upon the “Reales Comentarios” composition exercise through citations and the work with the other discourse, being those the ones which represent the official discourse, or the counter-discourse; and the counterpoint among the two discursive traditions that permeated the cultural Peruvian environment at the colonial times. In the first step, the study focused on how the historiographical discourse in Europe was shaped, especially in Spain, and how this historical discourse from the 16th century starts to associate itself with the political power. A brief data gathering was conducted with the two historiographic lines of thought of the time and how they represented the “time territoriasation”, in addition it was pointed out how Inca Garcilaso had access to the historiographical matrix and could interact with the discourse forms. Afterwards, situating the inbetween place of the author regarding the two cultural inventories was focused, the Spanish and the Inca, trying to uncover and situate his discourse production in three historiographical traditions. Moreover, how the voice of Inca Garcilaso was immersed inside this silent war undertaken by the letter law was observed. Lastly, the discourse and polyphonic texture of “Comentarios Reales” were resumed by analyzing the discourse forms of historiographical, philosophical and musical basis from which Inca Garcilaso uses to construct the discourse confractum that will give new tone to the history of Inca empire. It is understood that his obra maestra has a complex movement of creation, in which he uses the commentaries and citation from discourse strategies to deal with the “truth” brought by official texts about the conquest to reorganize the history of Inca empire, being so he takes the “structural form” of the dominant discourse and transfigures them, incorporating the counter-discourse voice into the New World history. El Inca Garcilaso es considerado uno de los más emblemáticos autores de la literatura hispanoamericana colonial, pues su obra revela el mestizaje como proceso cultural y que estimula su creación histórico-literaria, funcionando como una salida “posible” al conflitivo contexto de la conquista y de la colonización de América. Este trabajo procura reflexionar sobre el ejercicio de composición de los “Comentarios Reales” por medio de las citaciones, el trabajo con el discurso del otro, sean aquellos que pertenecen al discurso oficial, sean a los del contra-discurso; y del contrapunto entre las dos tradiciones discursivas que permearan el paisaje cultural peruano en el período colonial. En una primera etapa, estudiamos como se dio la formación del discurso historiográfico en Europa, en especial España, y de como este discurso histórico en el siglo XVI pasa relacionarse con el poder político. Hicimos un breve recorrido de las dos corrientes historiográficas de la época y de como ellas representaran la “territorialización del tiempo”, además esbozamos el modo como Inca Garcilaso tuvo acceso a la matriz historiográfica y pudo interaccionar con las formas discursivas de ella. Procuramos, posteriormente, situar el entrelugar del autor entre los dos inventarios culturales, el español y el inca, buscando deslindar y situar a su producción discursiva entre tres tradiciones historiográficas. Más adelante vimos como la voz del Inca Garcilaso está inmersa dentro de esa guerra silenciosa emprendida por la ley de la letra. Por fin, retomamos la textura discursiva polifónica dos “Comentarios Reales” analizando las formas discursivas de bases historiográfica, filológica y musical de las cuales el Inca Garcilaso se vale para construir el contrafactum discursivo que va matizar con nuevos tones la historia del imperio inca. Entendemos que en su obra maestra hay un complexo movimiento de creación, en el cual él usa los comentarios y las citaciones como estrategias discursivas para manosear la “verdad” expuesta por los textos oficiales sobre la conquista para reorganizar la historia del imperio inca, de esta manera él toma la “forma estructural” del discurso dominante y transfiguralo, incorporando la voz del contra-discurso en la historia del Nuevo Mundo. 2019-12-06T19:27:25Z 2019-12-06T19:27:25Z 2019-08-29 doctoralThesis ABREU, Érica Thereza Farias. textura e a dissonância nos “Comentarios Reales”. 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35547 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Letras
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