Intenções preventivas em hanseníase e o protagonismo de adolescentes mediados por círculos de cultura
MENEZES, Maria Lúcia Neto de, também é conhecida em citações bibliográficas por: FROTA, Maria Lúcia Neto de Menezes.
Main Author: | MENEZES, Maria Lúcia Neto de |
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Other Authors: | MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35624 |
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ir-123456789-356242019-12-11T05:11:24Z Intenções preventivas em hanseníase e o protagonismo de adolescentes mediados por círculos de cultura MENEZES, Maria Lúcia Neto de MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles http://lattes.cnpq.br/2426171653087101 http://lattes.cnpq.br/8814068290329233 Educação em saúde Comportamentos saudáveis Hanseníase Adolescente Doenças negligenciadas MENEZES, Maria Lúcia Neto de, também é conhecida em citações bibliográficas por: FROTA, Maria Lúcia Neto de Menezes. A hanseníase é uma doença infecciosa, considerada endêmica em população que apresenta precárias condições de vida. O Brasil é um país de alta carga para a doença e o segundo com o maior número de casos novos registrados no mundo. Crianças e adolescentes pertencem a grupos considerados vulneráveis e a ocorrência de hanseníase em menores de 15 anos é relevante indicador da magnitude da doença. Estudo realizado com o objetivo de avaliar os efeitos de Círculos de Cultura como estratégia educativa para desenvolver a intenção preventiva em hanseníase, entre adolescentes escolares. Pesquisa do tipo ensaio clínico não-randomizado, desenvolvida em três etapas, na qual foram articulados métodos mistos. A primeira etapa constou da construção e validação de uma escala para mensuração do construto intenção e crenças subjacentes aos comportamentos preventivos de interesse em hanseníase, utilizando-se do modelo sócio-psicológico da Teoria do Comportamento Planejado. Na segunda etapa foi aplicada a escala de intenção a uma amostra de 257 adolescentes de sete escolas públicas do Recife, os quais residiam em regiões endêmicas para hanseníase. O levantamento da intenção preventiva e crenças predominantes nos adolescentes serviram como alvo para o planejamento de intervenção educativa baseada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire. Na pesquisa-ação, terceira etapa do estudo, foram implementados cinco Círculos de Cultura com participação de 25 adolescentes, com análise dos efeitos a partir da medida da intenção e variáveis relacionadas, antes e após a realização da intervenção educativa. Para avaliação dos resultados utilizou-se de uma estratégia de triangulação exploratória sequencial de dados quantitativos e qualitativos. Os resultados demonstraram que a escala de intenção preventiva apresentou validade e confiabilidade em suas propriedades psicométricas e a sua aplicação com os adolescentes escolares revelou predominância de intenção negativa (escores abaixo da mediana 31,3 / I- = 51%), correlacionada às crenças normativas (r=0,787) e norma subjetiva (r=0,875). O comportamento: ―saber onde buscar ajuda diante de suspeita de hanseníase‖, predominou no domínio das crenças normativas, com 73% de respostas. A ―experiência relacionada a vivências pessoais e familiares de problemas de saúde‖ foi a variável externa de maior influência sobre a intenção (RP= 6%). Antes da intervenção, a maioria dos adolescentes apresentou escore de intenção inferior à mediana (61%=I-), influenciado principalmente pelas crenças normativas e norma subjetiva, semelhante ao grupo geral de adolescentes escolares entrevistados no Recife. Após a intervenção foi possível verificar um aumento no escore de intenção (antes 31,3 / depois 37,7), o mesmo ocorrendo com todos os domínios da escala. O destaque foi para as crenças de controle e o controle comportamental percebido que elevaram os escores em 11,6 e 8,6 respectivamente. As evidências sugerem que o processo educativo, dialógico, crítico-reflexivo é promotor de intenção comportamental, capaz de incitar a confiança do adolescente em si mesmo e sua capacidade de engajar-se e protagonizar comportamentos preventivos em hanseníase. Leprosy is an infectious disease, considered endemic in a population with precarious living conditions. Brazil is a high burden country for the disease and the second with the highest number of new cases recorded in the world. Children and adolescents belong to groups considered vulnerable and the occurrence of leprosy in children under 15 years old is a relevant indicator of the magnitude of the disease. To eliminate or reduce the burden of this disease, it is necessary to implement intersectoral policies that involve health and education aimed at the perception and adoption of preventive behaviors. This study aimed to evaluate the effects of Culture Circles as an educational strategy to develop the preventive intention in leprosy among school adolescents. This is a non-randomized clinical trial study, developed in three stages, in which mixed methods were articulated. The first stage consisted of constructing and validating a scale to measure the construct intention and beliefs underlying preventive behaviors of interest in leprosy, using the socio-psychological model of the Theory of Planned Behavior. In the second stage, the intention scale was applied to a sample of 257 adolescents from seven public schools in Recife, who lived in leprosy endemic regions. The survey of preventive intention and prevailing beliefs in adolescents served as a target for the planning of educational intervention based on Paulo Freire's pedagogical principles. In the action research, the third stage of the study, five Culture Circles were implemented with the participation of 25 adolescents, with analysis of the effects from the measure of intention and related variables, before and after the educational intervention. To evaluate the results we used a strategy of sequential exploratory triangulation of quantitative and qualitative data. The results showed that the preventive intention scale showed validity and reliability in its psychometric properties and its application with the adolescent students revealed a predominance of negative intention (scores below the median 31.3 / I- = 51%), correlated with normative beliefs. (r = 0.787) and subjective norm (r = 0.875). The behavior: ―knowing where to seek help when leprosy is suspected‖ predominated in the domain of normative beliefs, with 73% of responses. The ―experience related to personal and family experiences of health problems‖ was the external variable with the greatest influence on intention (PR = 6%). Before the intervention, most adolescents had a lower intention score than the median (61% = I-), mainly influenced by normative beliefs and subjective norm, similar to the general group of school adolescents interviewed in Recife. After the intervention it was possible to verify an increase in the intention score (before 31.3 / after 37.7), as was the case with all domains of the scale. The highlight was control beliefs and perceived behavioral control that increased scores by 11.6 and 8.6 respectively. Evidence suggests that the educative, dialogical, critical-reflexive process is a promoter of behavioral intent, capable of inciting the adolescent's confidence in himself and his ability to engage and lead preventive behaviors in leprosy. 2019-12-10T19:58:02Z 2019-12-10T19:58:02Z 2019-08-23 doctoralThesis MENEZES, Maria Lúcia Neto de. Intenções preventivas em hanseníase e o protagonismo de adolescentes mediados por círculos de cultura. 2019. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35624 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescente |
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Educação em saúde Comportamentos saudáveis Hanseníase Adolescente Doenças negligenciadas |
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