Tempo de aprendizagem flexível : as novas tendências de aprendizagem mediadas pelo uso das tecnologias da informação e comunicação para a classe trabalhadora

A pesquisa tem por objeto de estudo o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos de formação profissional. Seu objetivo geral foi analisar o desenvolvimento e uso das TICs na sociabilidade capitalista a partir da consolidação do regime de acumulação flexível e suas consequências n...

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Main Author: NEGREIROS, Taíse Cristina Gomes Clementino de
Other Authors: AMARAL, Ângela Santana do
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35733
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spelling ir-123456789-357332019-12-13T05:15:06Z Tempo de aprendizagem flexível : as novas tendências de aprendizagem mediadas pelo uso das tecnologias da informação e comunicação para a classe trabalhadora NEGREIROS, Taíse Cristina Gomes Clementino de AMARAL, Ângela Santana do http://lattes.cnpq.br/0293319972160376 http://lattes.cnpq.br/6546778737282608 Tecnologia da Informação e Comunicação Educação Aprendizagem flexível A pesquisa tem por objeto de estudo o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos de formação profissional. Seu objetivo geral foi analisar o desenvolvimento e uso das TICs na sociabilidade capitalista a partir da consolidação do regime de acumulação flexível e suas consequências na formação profissional da classe trabalhadora. Para o alcance do objetivo proposto, nossa pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, orientada pela perspectiva teórico-metodológica crítico-dialética; realizamos uma análise bibliográfica na qual estudamos autores da área de educação e comunicação social, tanto do campo pós-moderno e contemporâneo – a exemplo: Pierre Levy e Clayton Christeen – quanto do campo do pensamento crítico marxista, clássicos como Antonio Gramsci, Karl Marx, Friedrich Engels, Fernandes Enguita e autores contemporâneos como Harvey, Florestan Fernandes, Ricardo Antunes, Acácia Kuenzer, Kátia Lima, Roberto Lehr, Gaudêncio Frigotto, Raquel Goulart, Newton Duarte, Dermeval Saviani, Carlos Freitas, Marise Ramos, John Foster, dentre outros. Também perpetramos na análise documental dos relatórios institucionais do BM e Unesco, relatórios de pesquisa, notícias, artigos e entrevistas divulgadas pela ABED, Abstartup, Portal Desafios da Educação. A definição do nosso objetivo de pesquisa decorreu da identificação, nos dias atuais, dos discursos apologéticos de diversos intelectuais que, através da divulgação de estudos e pesquisas, preconizam a utilização das TICs como principal estratégia para a construção de novas formas de aprendizagem condizentes com as novas determinações políticas e socioeconômicas da sociabilidade capitalista a partir dos anos de 1970. Compreendemos que as reformas e novas determinações prescritas às políticas educacionais visam a reconfigurar a formação da classe trabalhadora a um contexto de acirramento das formas de flexibilização das relações trabalhistas, marcadas pela intensificação da substituição da força de trabalho humana pelas novas tecnologias informacionais. Nessa perspectiva, concluímos que os processos de ensino-aprendizagem se efetivam a partir da articulação entre a intensificação do uso das TICs e a teoria construtivista da aprendizagem cujos objetivos se centram no desenvolvimento de habilidade e qualidades genéricas, de caráter psicologizante, como estratégia de conformação do trabalhador a um ― tempo de não trabalho‖. Concluímos, também, que a flexibilização dos processos de aprendizagem da classe trabalhadora se constitui como um meio de garantir novos espaços de controle e investimento do capital, garantindo, assim, que o campo didático-pedagógico se constitua como um novo nicho de acumulação capitalista. CAPES The research aims at the use of Information and Communication Technologies in the processes of professional training. Its general objective was to analyze the development and use of ICT in capitalist sociability through the consolidation of the regime of flexible accumulation and its impacts on the professional formation of the working class. In order to reach the proposed objective, our research started from a qualitative approach, oriented by the critical-dialectical theoretical-methodological perspective, and we carried out a bibliographical analysis in which he studied authors in the area of education and social communication, both in the postmodern and contemporary field - such as Pierre Levy and Clayton Christeen - as well as in the field of critical Marxist thinking, classical and contemporary: Antonio Gramsci, Karl Marx and Friedrich Engels, Fernandes Enguita e; contemporary authors such as Harvey, Florestan Fernandes, Ricardo Antunes, Acácia Kuenzer, Kátia Lima, Roberto Lehr, Gaudêncio Frigotto, Raquel Goulart, Newton Duarte, Dermeval Saviani, Carlos Freitas, Marise Ramos, John Foster, among others. We also carried out documentary analysis of the institutional reports of BM and UNESCO, research reports, news, articles and interviews divulged by ABED, Abstartup, Portal Challenges of Education. The definition of our research objective was based on the identification, at the present time, of the apologetic discourses of several intellectuals who, through the dissemination of studies and research, advocate the use of ICTs as the main strategy for the construction of new forms of learning consistent with new political and socioeconomic determinations of capitalist sociability since the 1970s. We understand that the reforms and new determinations prescribed for educational policies are aimed at reconfiguring the formation of the working class in a context of intensification of the forms of flexibilization of labor relations, marked by the intensification of the replacement of the human labor force by the new information technologies. In this perspective, we conclude that the teaching-learning processes are effective starting from the articulation between the intensification of the use of ICTs and the constructivist theory whose objectives are centered on the development of generic skills and qualities, of a psychologizing character, as a conformation strategy of the worker to a "non-working time". We also conclude that the flexibilization of the learning processes of the working class constitutes a means to guarantee new spaces of control and investment of capital, thus ensuring that the didactic-pedagogical field becomes a new niche of capitalist accumulation. La investigación tiene por objeto el uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación en los procesos de formación profesional. Su objetivo general fue analizar el desarrollo e incorporación de las TIC en la sociabilidad capitalista desde la consolidación del régimen de acumulación flexible y sus impactos en la formación profesional de la clase obrera. Para el logro del objetivo propuesto, nuestra investigación partió de un abordaje cualitativo, orientado por la perspectiva teórico-metodológica crítico-dialéctica, para este realizamos análisis bibliográfico, estudiando autores del área de educación y comunicación social, pertenecientes al campo posmoderno y contemporáneo, a ejemplo: Pierre Levy y Clayton Christeen, en el campo del pensamiento crítico marxista, clásico y contemporáneos: Antonio Gramsci, Karl Marx y Friedrich Engels, Fernandes Enguita; Harvey; Florestan Fernandes, Ricardo Antunes, Acácia Kuenzer, Kátia Lima, Roberto Lehr, Gaudêncio Frigotto, Raquel Goulart, Newton Duarte, Dermeval Saviani, Carlos Freitas, Marise Ramos, John Foster. También perpetramos análisis documental de los informes institucionales del BM y Unesco, informes de investigación, noticias, artículos y entrevistas divulgadas por la ABED, Abstartup y el Portal Desafíos de la Educación. La definición de nuestro objetivo de investigación se deriva de identificar en la atualidad, discursos apologéticos de diversos intelectuales que, a través de la divulgación de estudios e investigaciones, preconizan la utilización de las TIC como principal estrategia para la construcción de nuevas formas de aprendizaje acorde con las nuevas determinaciones políticas y socioeconómicas de la sociabilidad capitalista a partir de los años 1970. Comprendemos que las reformas y nuevas determinaciones prescritas a las políticas educativas apuntan a reconfigurar la formación de la clase trabajadora a un contexto de acentuación de las formas de flexibilización de las relaciones laborales marcadas por la intensificación de la sustitución de la fuerza de trabajo humana por las nuevas tecnologías informacionales. En esta perspectiva, concluimos que los procesos de enseñanza-aprendizaje se efectúan a partir de la articulación entre la intensificación del uso de las TIC y la teoria constructivista cuyos objetivos se centran en el desarrollo de habilidad y calidad genérica, de carácter psicologizante, como estrategia de conformación del trabajador a un "tiempo de no trabajo". Concluimos, también, que la flexibilización de los procesos de aprendizaje de la clase trabajadora se constituye en un medio de garantizar nuevos espacios de control como de inversión del capital, garantizando así que el campo didáctico-pedagógico se constituya en un nuevo nicho de acumulación capitalista. 2019-12-12T20:19:58Z 2019-12-12T20:19:58Z 2019-08-29 masterThesis NEGREIROS, Taíse Cristina Gomes Clementino de. Tempo de aprendizagem flexível: as novas tendências de aprendizagem mediadas pelo uso das tecnologias da informação e comunicação para a classe trabalhadora. 2019. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35733 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Servico Social
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