Imprensa da Universidade do Recife (1955-1972) : uma história contada através de seus livros, práticas e agentes
A presente dissertação tem por objetivo investigar a Imprensa da Universidade do Recife (IUR), sua oficina gráfica e suas publicações. Através de uma abordagem histórica, o órgão é discutido desde o seu início, em 1955, até o final de seu período, quando torna-se editora, em 1972. Dessas quase duas...
Main Author: | FERNANDES, Diogo Cesar de Carvalho |
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Other Authors: | ARAGÃO, Isabella Ribeiro |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35985 |
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ir-123456789-359852020-01-16T05:12:32Z Imprensa da Universidade do Recife (1955-1972) : uma história contada através de seus livros, práticas e agentes FERNANDES, Diogo Cesar de Carvalho ARAGÃO, Isabella Ribeiro http://lattes.cnpq.br/7448489586453748 http://lattes.cnpq.br/4412311797702220 Editora Universitária Tipografia Composição Impressão Artista gráfico A presente dissertação tem por objetivo investigar a Imprensa da Universidade do Recife (IUR), sua oficina gráfica e suas publicações. Através de uma abordagem histórica, o órgão é discutido desde o seu início, em 1955, até o final de seu período, quando torna-se editora, em 1972. Dessas quase duas décadas, são levantados e discutidos, o seu contexto de criação e a sua estruturação enquanto órgão da então Universidade do Recife. A oficina gráfica, setor mais amplamente discutido, é conceituada e tem expostas suas práticas de composição e impressão, bem como de seus agentes, consistindo num trabalho investigativo através das diversas fontes consultadas, chegando-se, assim, às publicações oriundas desta oficina. Mais de setenta livros foram catalogados e observados, gerando um quantitativo de dados que ajudaram a traçar a trajetória da Imprensa no período. Tratando esses livros enquanto objetos de informação, eles protagonizam a parte final da dissertação, demonstrando, através de uma produção diversa e heterogênea, as fases produtivas pelas quais o órgão passou. Com esse aprofundamento nos livros, mais precisa e detidamente nas capas, uma relação direta com artistas gráficos do período que, com o passar dos anos, passam a integrar como agentes (internos e externos) a Imprensa. Dessa forma, foi possível perceber o grau de importância deste órgão dentro do cenário editorial e gráfico pernambucano, principalmente na década de 1960. The present dissertation aims to investigate the University Press of the University of Recife, its print shop and its publications. Through a historic approach, the university print is discussed since its beginning, in 1955, until the end when became publishing company, in 1972. Of these almost two decades, are raised and discussed its creation context and structuration as institutional body of the university. The graphic workshop, the most widely discussed sector, is conceptualized and has exposed its composition and printing practices, as well as its agents, consisting of an investigative work through the various sources consulted, thus reaching publications from this office. More than seventy books were cataloged and observed, generating a sufficient amount of data that helped to trace the trajectory of theuniversity press in the period. Treating these books as objects of information, they star in the final part of the dissertation, demonstrating through a diverse and heterogeneous production, the productive phases through which the organ went through. With this deepening in the books, more accurately and carefully on the covers, a direct relationship with graphic artists of the period is established that, over the years, become part of the Press (internal and external) as agents. Thus, it was possible to perceive the degree of importance of this sector, within the editorial and graphic scenario of Pernambuco, especially in the 1960s. 2020-01-15T16:08:59Z 2020-01-15T16:08:59Z 2019-08-09 masterThesis FERNANDES, Diogo Cesar de Carvalho. Imprensa da Universidade do Recife (1955-1972): uma história contada através de seus livros, práticas e agentes. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35985 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design |
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Editora Universitária Tipografia Composição Impressão Artista gráfico |
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A presente dissertação tem por objetivo investigar a Imprensa da Universidade do Recife (IUR), sua oficina gráfica e suas publicações. Através de uma abordagem histórica, o órgão é discutido desde o seu início, em 1955, até o final de seu período, quando torna-se editora, em 1972. Dessas quase duas décadas, são levantados e discutidos, o seu contexto de criação e a sua estruturação enquanto órgão da então Universidade do Recife. A oficina gráfica, setor mais amplamente discutido, é conceituada e tem expostas suas práticas de composição e impressão, bem como de seus agentes, consistindo num trabalho investigativo através das diversas fontes consultadas, chegando-se, assim, às publicações oriundas desta oficina. Mais de setenta livros foram catalogados e observados, gerando um quantitativo de dados que ajudaram a traçar a trajetória da Imprensa no período. Tratando esses livros enquanto objetos de informação, eles protagonizam a parte final da dissertação, demonstrando, através de uma produção diversa e heterogênea, as fases produtivas pelas quais o órgão passou. Com esse aprofundamento nos livros, mais precisa e detidamente nas capas, uma relação direta com artistas gráficos do período que, com o passar dos anos, passam a integrar como agentes (internos e externos) a Imprensa. Dessa forma, foi possível perceber o grau de importância deste órgão dentro do cenário editorial e gráfico pernambucano, principalmente na década de 1960. |
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