Análise Swot: um planejamento estratégico para criar estratégias eficazes para a empresa.
O trabalho teve como objetivo principal fazer uma análise comparativa sobre o método de análise competitiva SWOT, entre a visão dos níveis organizacional (estratégico, tático e operacional) da Comercial Allane LTDA como um todo, relacionada com os fatores do modelo SERVQUAL e criar estratégias para...
Main Author: | LIMA, Allan Barboza de |
---|---|
Other Authors: | MÉLO, Maria Auxiliadora do Nascimento |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36029 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-36029 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-360292020-01-16T05:13:17Z Análise Swot: um planejamento estratégico para criar estratégias eficazes para a empresa. LIMA, Allan Barboza de MÉLO, Maria Auxiliadora do Nascimento http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705060Y8 Planejamento estratégico Controle de qualidade Inteligência competitiva (Administração) ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração O trabalho teve como objetivo principal fazer uma análise comparativa sobre o método de análise competitiva SWOT, entre a visão dos níveis organizacional (estratégico, tático e operacional) da Comercial Allane LTDA como um todo, relacionada com os fatores do modelo SERVQUAL e criar estratégias para que a empresa possa alcançar a vantagem competitiva. De início, buscou-se fazer uma revisão da literatura dos temas pertinentes ao desenvolvimento do presente trabalho. Em seguida, foi desenvolvida a metodologia aplicada ao presente estudo para então ser realizada a caracterização da organização. Foi realizado um estudo de caso que apresentou a visão das pessoas que estão em nível estratégico, tático e operacional da empresa, utilizando a matriz de análise SWOT para fazer a identificação dos pontos fracos, fortes, das ameaças e das oportunidades. Através da análise dos dados coletados, também ficou comprovado que a empresa precisa melhorar em alguns pontos que são chamados de pontos fracos, que podem ser trabalhados e melhorados, podendo se tornar um ponto forte, como por exemplo, as formas de pagamento para seus clientes. Também existem pontos que os níveis concordam que são seus pontos fortes e que precisam continuar desta maneira ou ainda melhorados de acordo com o tempo para que não venha a ser no futuro um ponto fraco da empresa, como por exemplo, a localização da empresa. Uma das estratégias que a empresa pode adotar para que ela tenha um melhor desempenho é Oferecer um treinamento mais avançado para os funcionários, a fim de suprir as necessidades de fim do ano da empresa. The work aimed to make a comparative analysis on the method of SWOT competitive analysis, between the vision of organizational levels (strategic, tactical and operational) of the Commercial Allane LTDA as a whole, related to the dimensions of SERVQUAL and strategize for the company can achieve competitive advantage, the importance of this study is due to the need for organizations always be to innovate, seeking continuous improvements and establishing competitive strategies to ensure their market differentiation and in winning new customers increasingly demanding and maintenance of prepared and motivated employees. With the process of globalization increasingly present, the market is getting increasingly competitive and companies are looking for solutions to be able to continue in this market, with this hyper competitive companies with less bargaining power (micro and small) are seeking strategies to not being "swallowed up" by major companies in the market, so they need enough information to make a scenario analysis which it operates At first , we tried to do a literature review of issues relevant to the development of this work. Then , the method applied in the present study to characterize the organization then be performed has been developed. A case study was conducted that showed the vision of the people who are in strategic, tactical and operational levels of the company, using SWOT analysis matrix to identify the weaknesses , strengths , threats and opportunities. By analyzing the collected data it was proved that the organization needs to improve on some points which are seen as weaknesses. 2020-01-15T19:43:28Z 2020-01-15T19:43:28Z 2015-12-08 2020-01-15 bachelorThesis LIMA, Allan Barboza de. Análise Swot: um planejamento estratégico para criar estratégias eficazes para a empresa. Caruaru: O Autor, 2015. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36029 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 60p. application/pdf |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Planejamento estratégico Controle de qualidade Inteligência competitiva (Administração) ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
spellingShingle |
Planejamento estratégico Controle de qualidade Inteligência competitiva (Administração) ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração LIMA, Allan Barboza de Análise Swot: um planejamento estratégico para criar estratégias eficazes para a empresa. |
description |
O trabalho teve como objetivo principal fazer uma análise comparativa sobre o método de análise competitiva SWOT, entre a visão dos níveis organizacional (estratégico, tático e operacional) da Comercial Allane LTDA como um todo, relacionada com os fatores do modelo SERVQUAL e criar estratégias para que a empresa possa alcançar a vantagem competitiva. De início, buscou-se fazer uma revisão da literatura dos temas pertinentes ao desenvolvimento do presente trabalho. Em seguida, foi desenvolvida a metodologia aplicada ao presente estudo para então ser realizada a caracterização da organização. Foi realizado um estudo de caso que apresentou a visão das pessoas que estão em nível estratégico, tático e operacional da empresa, utilizando a matriz de análise SWOT para fazer a identificação dos pontos fracos, fortes, das ameaças e das oportunidades. Através da análise dos dados coletados, também ficou comprovado que a empresa precisa melhorar em alguns pontos que são chamados de pontos fracos, que podem ser trabalhados e melhorados, podendo se tornar um ponto forte, como por exemplo, as formas de pagamento para seus clientes. Também existem pontos que os níveis concordam que são seus pontos fortes e que precisam continuar desta maneira ou ainda melhorados de acordo com o tempo para que não venha a ser no futuro um ponto fraco da empresa, como por exemplo, a localização da empresa. Uma das estratégias que a empresa pode adotar para que ela tenha um melhor desempenho é Oferecer um treinamento mais avançado para os funcionários, a fim de suprir as necessidades de fim do ano da empresa. |
author2 |
MÉLO, Maria Auxiliadora do Nascimento |
format |
bachelorThesis |
author |
LIMA, Allan Barboza de |
author_sort |
LIMA, Allan Barboza de |
title |
Análise Swot: um planejamento estratégico para criar estratégias eficazes para a empresa. |
title_short |
Análise Swot: um planejamento estratégico para criar estratégias eficazes para a empresa. |
title_full |
Análise Swot: um planejamento estratégico para criar estratégias eficazes para a empresa. |
title_fullStr |
Análise Swot: um planejamento estratégico para criar estratégias eficazes para a empresa. |
title_full_unstemmed |
Análise Swot: um planejamento estratégico para criar estratégias eficazes para a empresa. |
title_sort |
análise swot: um planejamento estratégico para criar estratégias eficazes para a empresa. |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36029 |
_version_ |
1661517362845712384 |
score |
13.657419 |