Avaliação da comunicação nos três primeiros anos de vida : elaboração de um instrumento de rastreio

A avaliação do desenvolvimento da comunicação nos primeiros anos de vida deve ser uma preocupação dos profissionais de saúde e educação que atuam com crianças. No Brasil, existem poucos instrumentos disponíveis para rastreio e avaliação do desenvolvimento da comunicação de crianças na faixa etária d...

Full description

Main Author: QUEIROGA, Camila Arruda Manchester de
Other Authors: CORDEIRO, Ana Augusta de Andrade
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36062
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Summary: A avaliação do desenvolvimento da comunicação nos primeiros anos de vida deve ser uma preocupação dos profissionais de saúde e educação que atuam com crianças. No Brasil, existem poucos instrumentos disponíveis para rastreio e avaliação do desenvolvimento da comunicação de crianças na faixa etária de 0 a 36 meses. Assim, torna-se importante a construção e validação psicométrica de instrumentos que possibilitem o rastreio das alterações do desenvolvimento da comunicação em crianças pequenas, visando sua identificação precoce. O objetivo deste estudo foi elaborar um instrumento de rastreio para o desenvolvimento da comunicação de crianças de 0-36 meses com evidência de validade baseada no conteúdo. A elaboração do instrumento foi dividida em duas etapas. A primeira etapa – teórica, contou com a revisão da literatura, a construção dos itens que compõe o instrumento e a avaliação destes itens por um comitê de juízes, composto por sete fonoaudiólogos atuantes na área de linguagem. A segunda etapa – empírica, consistiu na aplicação do instrumento elaborado com 30 responsáveis de crianças de 0 a 36 meses de idade. A fim de verificar o nível de concordância entre as análises dos juízes, foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo Individual (IVC-I) para cada item do instrumento e o Índice de Validade de Conteúdo Total (IVC-T) para cada categoria. Para a validação de conteúdo se fez necessária, ainda, uma análise dos critérios essenciais, considerando cada item de cada categoria. Para tal, foi realizada uma análise estatística de confiabilidade e concordância, utilizando o coeficiente Alfa de Cronbach. Os resultados dos IVC-I e IVC-T permitiram concluir que houve alto índice de concordância entre os juízes. Os coeficientes de alfa de Cronbach em todas as categorias indicaram que houve alta consistência interna entre as respostas dos juízes. Os resultados da aplicação do instrumento permitiram concluir que o instrumento se mostra sensível à discriminação de crianças em risco para alterações da comunicação, mas segundo os aplicadores do instrumento, algumas alterações podem ser realizadas a fim de ampliar a obtenção de dados qualitativos. Conclui-se que foi possível desenvolver um instrumento de rastreio para identificação dos marcos do desenvolvimento da comunicação de crianças de 0-36 meses com evidência de validade baseada no conteúdo.