Um [des] serviço à gestão: como as IFES estão trabalhando com os conteúdos de contabilidade na formação do administrador e de administração na formação do contador.

A sociedade tem seu funcionamento baseado na existência de organizações, que são compostas por pessoas que se reúnem para atingir objetivos pré-estabelecidos. O papel do administrador é realizar o processo de tomada de decisão de forma eficaz a atingir os objetivos organizacionais, reunindo infor...

Full description

Main Author: FLORÊNCIO, Adjaelton Severino da Silva
Other Authors: XAVIER FILHO, José Lindenberg Julião
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36293
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Summary: A sociedade tem seu funcionamento baseado na existência de organizações, que são compostas por pessoas que se reúnem para atingir objetivos pré-estabelecidos. O papel do administrador é realizar o processo de tomada de decisão de forma eficaz a atingir os objetivos organizacionais, reunindo informações pertinentes a tomada de decisão. O contador tem como principal função gerar informações úteis aos seus usuários, entre eles está o administrador. Devido à importância do relacionamento entre estes dois profissionais para as organizações, bem como o distanciamento entre tais profissionais no contexto da prática profissional, esta pesquisa busca analisar o tratamento dado pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do nordeste, 18 instituições, aos conteúdos de administração e contabilidade que são conteúdos básicos na formação profissional tanto do administrador quanto do contador. Para a fundamentação das análises fez-se uso da abordagem de formação por competências, que é a qualificação profissional acrescida do saber-fazer, podendo o nível das competências ser o diferencial entre profissionais de mesma função. Foram realizadas análises dos conteúdos ementários dos cursos de bacharelado em Administração e Ciências Contábeis com a intenção de verificar o desenvolvimento das competências profissionais nas graduações. O desenvolvimento das competências realizado pelas IFES caracterizou-se como falho ao distanciar os dois profissionais, ao invés de desenvolver competências que façam a relação entre ambos ser harmoniosa. Deste modo, este estudo confirma o prejuízo a gestão acarretado pela falha na formação das competências profissionais do administrador e do contador.