Um [des] serviço à gestão: como as IFES estão trabalhando com os conteúdos de contabilidade na formação do administrador e de administração na formação do contador.
A sociedade tem seu funcionamento baseado na existência de organizações, que são compostas por pessoas que se reúnem para atingir objetivos pré-estabelecidos. O papel do administrador é realizar o processo de tomada de decisão de forma eficaz a atingir os objetivos organizacionais, reunindo infor...
Main Author: | FLORÊNCIO, Adjaelton Severino da Silva |
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Other Authors: | XAVIER FILHO, José Lindenberg Julião |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36293 |
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Summary: |
A sociedade tem seu funcionamento baseado na existência de organizações, que são
compostas por pessoas que se reúnem para atingir objetivos pré-estabelecidos. O papel do
administrador é realizar o processo de tomada de decisão de forma eficaz a atingir os
objetivos organizacionais, reunindo informações pertinentes a tomada de decisão. O contador
tem como principal função gerar informações úteis aos seus usuários, entre eles está o
administrador. Devido à importância do relacionamento entre estes dois profissionais para as
organizações, bem como o distanciamento entre tais profissionais no contexto da prática
profissional, esta pesquisa busca analisar o tratamento dado pelas Instituições Federais de
Ensino Superior (IFES) do nordeste, 18 instituições, aos conteúdos de administração e
contabilidade que são conteúdos básicos na formação profissional tanto do administrador
quanto do contador. Para a fundamentação das análises fez-se uso da abordagem de formação
por competências, que é a qualificação profissional acrescida do saber-fazer, podendo o nível
das competências ser o diferencial entre profissionais de mesma função. Foram realizadas
análises dos conteúdos ementários dos cursos de bacharelado em Administração e Ciências
Contábeis com a intenção de verificar o desenvolvimento das competências profissionais nas
graduações. O desenvolvimento das competências realizado pelas IFES caracterizou-se como
falho ao distanciar os dois profissionais, ao invés de desenvolver competências que façam a
relação entre ambos ser harmoniosa. Deste modo, este estudo confirma o prejuízo a gestão
acarretado pela falha na formação das competências profissionais do administrador e do
contador. |
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