O consumo de móveis seriados a partir do estudo sobre a qualidade do design estratégico.

O presente estudo tem como objetivo compreender em que medida os principais fatores do design estratégico direcionam os consumidores de móveis a optarem por móveis seriados. Para tal finalidade, exploram-se fundamentações teóricas sobre a história do mobiliário e a relação do homem com a sua evoluçã...

Full description

Main Author: Gomes, Mônica Elizabete Silva
Other Authors: Martins, Edgard Thomas
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36333
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O presente estudo tem como objetivo compreender em que medida os principais fatores do design estratégico direcionam os consumidores de móveis a optarem por móveis seriados. Para tal finalidade, exploram-se fundamentações teóricas sobre a história do mobiliário e a relação do homem com a sua evolução, até chegar nos modelos de móveis seriados; a qualidade do design como fator competitivo nas estratégias organizacionais e o comportamento dos consumidores. Afim de atingir os resultados desta pesquisa, foram adotados os métodos de natureza qualitativa e prospectivo analítico, de forma exploratória e descritiva, em um estudo de caso realizado através de entrevistas focalizadas e de caráter voluntário. Na primeira etapa, entrevistas direcionadas a analisar a percepção estratégica dos profissionais da Filial 856 da empresa Magazine Luiza, em Bezerros – PE; na segunda parte, entrevistas com consumidores de móveis seriados e clientes da empresa, definindo os critérios de satisfação do consumidor em estímulos, percepções de conformidade, concorrência estimada e sugestões estratégicas para a empresa estudada. Por fim, na terceira e última etapa para se alcançar os resultados, entrevistou-se clientes em potencial e suas relações com o consumo mobiliário e suas perspectivas da empresa. Os resultados demonstram que os consumidores de móveis produzidos em série e clientes da empresa Magazine Luiza optam por este segmento por acreditarem na qualidade dos produtos e confiarem na empresa observada, além de valorizarem a facilidade de encontrar e comprar móveis, o custo-benefício das peças comparando-as a outros segmentos do mobiliário e o cumprimento de prazos de entrega oferecidos. Nos clientes em potencial observou-se que o seu comportamento de consumidor de móveis se enquadra no perfil dos clientes da Magazine Luiza, mas que seus critérios de satisfação possuem carências que precisam ser estimulados pelas estratégias da organização. Os resultados das análises de comportamento da empresa relatam que esta dedica-se a alcançar a qualidade estratégica colocando o cliente sempre em primeiro lugar.