O campo de integração curricular mundo do trabalho no Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) em Pernambuco
A presente dissertação tem como objeto de estudo o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, do Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas do ensino m...
Main Author: | OLIVEIRA, Dayzi Silva |
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Other Authors: | AGUIAR, Márcia Angela da Silva |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36347 |
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ir-123456789-363472020-02-06T05:12:49Z O campo de integração curricular mundo do trabalho no Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) em Pernambuco OLIVEIRA, Dayzi Silva AGUIAR, Márcia Angela da Silva http://lattes.cnpq.br/1583743041548197 http://lattes.cnpq.br/9445186556699560 Educação (Ensino médio) Currículos Educação - Pernambuco UFPE - Pós-graduação A presente dissertação tem como objeto de estudo o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, do Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas do ensino médio. O problema levantado advém do seguinte questionamento: como as escolas do ensino médio integram o Campo de Integração Curricular (CIC) Mundo do Trabalho, previsto no ProEMI, aos seus currículos? Posto a problemática, o objetivo geral do trabalho passou a ser: apreender como o Campo de Integração Curricular Mundo do Trabalho é integrado ao currículo das escolas do ensino médio, do sistema estadual de educação do estado de Pernambuco. Com o objetivo geral definido, os específicos são: analisar como o Mundo do Trabalho aparece nos documentos orientadores do ProEMI entre (2009-2017); apreender as ações e compreensões dos coordenadores do programa nas escolas sobre as ações inovadoras a serem realizadas a partir do CIC Mundo do Trabalho; identificar as atividades sobre o CIC Mundo do Trabalho nas Propostas de Redesenho Curricular (PRC) e nos Projetos Político-Pedagógico (PPP) das escolas pesquisadas. A exploração em campo fora realizada em duas escolas da cidade de Recife-PE sendo uma regular e outra semi-integral. Os métodos de exploração foram: análise documental dos documentos orientadores, e os demais relacionados ao programa, além dos produzidos pelas escolas pesquisadas; entrevistas semiestruturadas, estas, realizadas com os coordenadores do programa, e como metodologia de tratamento das informações, a análise de conteúdo. O referencial teórico metodológico foram categorias do materialismo histórico-dialético: totalidade, contradição e hegemonia, sendo a última, base da Abordagem Relacional de Michael Apple (2000; 2008), autor com aporte em Gramsci (2004) e Raymond Williams (1979). Após pesquisas nas escolas, foi possível perceber que os coordenadores responsáveis pela implementação e acompanhamento do programa, desenvolviam as ações do ProEMI baseadas em três eixos principais, orientação vocacional, feira de profissões e empreendedorismo, sendo este último, relacionado ao processo hegemônico do contexto estrutural atual, baseado na defesa do trabalho informal e desregulamentado, além da presença da disciplina empreendedorismo resultado das ações de politicas púbicas locais em conjunto com instituições privadas, que saturam a temática, e acabam por se tornar referencias sobre o Mundo do Trabalho nas escolas. CAPES The subject of this dissertation is the Programa Ensino Medio Inovador (ProEMI). The problem raised comes from the following question: How do schools integrate the CIC (Campo de Integração Curricular) World of Work (Mundo do Trabalho) into their curriculum? Given this problem the general objective of the study is to learn how the CIC World of Work curriculum is integrated into the schools under study. With the general objective defined, the specific objectives are: analyze how the CIC World of Work appears in the orientation documents of the ProEMI between 2009 and 2017; learn the actions and understandings of the coordinators of the program in the schools about innovated activities to be carried out from the CIC World of Work; identify the activities about the CIC World of Work on the PRC (Propostas de Redesnho Curricular) and on the PPP (Projetos Politico-Pedagógico) in the schools under study. The fieldwork was carried out in two schools, one regular and the other semi-integrated, in the city of Recife, Pernambuco. The research methods were: analysis of the documents of supervisors and others related to the program including those produced by the schools under study; semi-structured interviews with program coordinators, and content analysis as the methodology. The referential theoretical methodology is dialectical historical materialism: totality, contradiction and hegemony, the latter being the basis of the relational approach of Michael Apple (2000; 2008), author with influences from Gramsci (2004) and Raymond Williams (1979). After researching schools, it was possible to perceive that the coordinators responsible for the implementation and accompaniment of the program developed the actions of ProEMI based on three main axes, vocational orientation, career fair and entrepreneurship, with the latter related to the hegemonic process of the current structural context based on the defense of the informal and deregulated work, including the presence of entrepreneurial discipline resulting from the actions of local public policy and conjunction with private institutions, that saturate the subject and turn out to be a reference for Mundo do Trabalho in the schools. 2020-02-05T18:13:38Z 2020-02-05T18:13:38Z 2019-08-21 masterThesis OLIVEIRA, Dayzi Silva. O campo de integração curricular mundo do trabalho no Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) em Pernambuco. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36347 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao |
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Educação (Ensino médio) Currículos Educação - Pernambuco UFPE - Pós-graduação |
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Educação (Ensino médio) Currículos Educação - Pernambuco UFPE - Pós-graduação OLIVEIRA, Dayzi Silva O campo de integração curricular mundo do trabalho no Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) em Pernambuco |
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A presente dissertação tem como objeto de estudo o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, do Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas do ensino médio. O problema levantado advém do seguinte questionamento: como as escolas do ensino médio integram o Campo de Integração Curricular (CIC) Mundo do Trabalho, previsto no ProEMI, aos seus currículos? Posto a problemática, o objetivo geral do trabalho passou a ser: apreender como o Campo de Integração Curricular Mundo do Trabalho é integrado ao currículo das escolas do ensino médio, do sistema estadual de educação do estado de Pernambuco. Com o objetivo geral definido, os específicos são: analisar como o Mundo do Trabalho aparece nos documentos orientadores do ProEMI entre (2009-2017); apreender as ações e compreensões dos coordenadores do programa nas escolas sobre as ações inovadoras a serem realizadas a partir do CIC Mundo do Trabalho; identificar as atividades sobre o CIC Mundo do Trabalho nas Propostas de Redesenho Curricular (PRC) e nos Projetos Político-Pedagógico (PPP) das escolas pesquisadas. A exploração em campo fora realizada em duas escolas da cidade de Recife-PE sendo uma regular e outra semi-integral. Os métodos de exploração foram: análise documental dos documentos orientadores, e os demais relacionados ao programa, além dos produzidos pelas escolas pesquisadas; entrevistas semiestruturadas, estas, realizadas com os coordenadores do programa, e como metodologia de tratamento das informações, a análise de conteúdo. O referencial teórico metodológico foram categorias do materialismo histórico-dialético: totalidade, contradição e hegemonia, sendo a última, base da Abordagem Relacional de Michael Apple (2000; 2008), autor com aporte em Gramsci (2004) e Raymond Williams (1979). Após pesquisas nas escolas, foi possível perceber que os coordenadores responsáveis pela implementação e acompanhamento do programa, desenvolviam as ações do ProEMI baseadas em três eixos principais, orientação vocacional, feira de profissões e empreendedorismo, sendo este último, relacionado ao processo hegemônico do contexto estrutural atual, baseado na defesa do trabalho informal e desregulamentado, além da presença da disciplina empreendedorismo resultado das ações de politicas púbicas locais em conjunto com instituições privadas, que saturam a temática, e acabam por se tornar referencias sobre o Mundo do Trabalho nas escolas. |
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